DESTAQUE

Novas imagens apontam para autenticidade do agroglifo de Prudentópolis

Por
08 de Outubro de 2015
Pela primeira vez um agroglifo surge no Paraná, em Prudentópolis, e exibindo tamanho e formato impressionantes
Créditos: Novelo Filmes

A Ufologia Brasileira tem acompanhado com interesse crescente o fenômeno dos agroglifos nos últimos anos, desde seu surpreendente surgimento em Ipuaçu, Santa Cartarina, a partir de 2008. Agora, pela primeira vez, esses enigmáticos desenhos surgem no Paraná. O agroglifo surgiu da noite de segunda-feira (05) para terça-feira (06) na Chácara Santini, bem à beira da estrada que liga a BR-277 a Prudentópolis, e a não mais do que 1 km da cidade, de onde pode ser visto com clareza. Pode-se então chegar à primeira conclusão, seria impossível alguém ou um grupo de pessoas fazer a figura sem ser visto. Mas esta não é a única razão para a imagem ser dada como autêntica, como se verá. O agroglifo estava em uma plantação de trigo ainda verde e muito viçosa, nesta fase impropria para colheita.

A figura foi descoberta na tarde de terça-feira (06) e filmada naquela mesma noite, mas sem clareza. Na manhã seguinte, quarta-feira (07), foi filmada novamente por Tito Santini, um dos proprietários da localidade, que enviou fotos e vídeos à Rede RPC, levando ao conhecimento do fato à Revista UFO. Ele próprio ficou impressionado em ter visto aquilo na chácara, que está com sua há décadas. Disse que ali nunca ocorreu nada de anormal. A Revista UFO recebeu as imagens às 13h00 de quarta-feira (07) e às 14h00 seu editor, A. J. Gevaerd, já se dirigia para o local, onde chegou às 16h00. Lá foi constado que a figura tem exatamente os mesmos padrões de várias outras anteriormente analisadas, tanto no Brasil, em Santa Catarina, de 2008 a 2014, quanto na Inglaterra. Chamava a atenção o fato de seu formato não poder ser visto a partir do solo, por ser muito grande.

Para as imagens aéreas contou-se com a ajuda do drone pilotado por Cauê Quadros, contratado pela Novelo Filmes para um documentário sobre agroglifos para o History Channel para o qual a Revista UFO é parceira, e que sobrevoou detidamente a imensa figura. A partir de 150 metros de altura ficaram nítidos o impressionante formato e suas enormes medidas, que foram uma grande surpresa. O drone esteve ativo por mais de uma hora e registrou as imagens de vários ângulos. Enquanto o trabalho de filmagens e fotos do alto era realizado, deixando cada vez mais clara a autenticidade da figura, Gevaerd e o grupo de estudiosos Rama, de Guarapuava, faziam as medidas dos elementos da gigantesca figura. João Gabriel de Oliveira, um dos membros da equipe, providenciou um croqui inicial, que será usado como base para a elaboração do croqui oficial pelo perito criminal e conselheiro especial da Revista UFO, Inajar Antonio Kurowski.

FORMATO IMPRESSIONOU OS PESQUISADORES

A figura contém dois anéis de diferentes tamanhos, mas com cerca de 50 metros cada, que se interseccionam em cerca de 35% de sua área, dentro de qual há um círculo central de 20 metros de diâmetro. Tanto os anéis quanto o círculo têm as plantas dobradas, mas não quebradas, em sentido anti-horário, o que se verifica também em 4 círculos menores, mas de tamanhos diferentes, encontrados a leste, na extremidade do além à direita. Seus tamanhos aumentam gradativamente. É importante destacar que havia chovido um pouco em dias anteriores, o que fez com que parte do trigo dobrado, pelo solo molhado, tendesse a voltar à posição normal, mas isso se verificou com a minoria das plantas. Não foi notado danos extensivos à lavoura e ao agroglifo por pisoteio de curiosos até o final da tarde de quarta-feira (07). Entretanto é provável que isso ocorra, pois os interessados e curiosos já formavam uma pequena multidão no final da tarde de quarta-feira.

crédito: Revista UFO
O formato do agroglifo surpreendeu os pesquisadores
O formato do agroglifo surpreendeu os pesquisadores

Não foram encontrados sinais de passos ou pegadas de eventuais perpetradores de uma suposta farsa, nem quaisquer vestígios de ação humana ou mesmo ferramentas esquecidas, já verificadas em tentativas de fraudes, e cuja ausência, assim verificada, igualmente contribui para a autenticidade da figura. Também deve ser notado que a plantação é entrecortada por rastros de pneus de trator usado para fumigação da lavoura. Isso é absolutamente comum em cenários de agroglifos. É muito importante o detalhe de que várias testemunhas relataram ter visto luzes sobre a propriedade tanto da noite de segunda-feira (05) para terça-feira (06), quanto por volta de 22h30 de terça-feira. Seus depoimentos estão nos arquivos da Revista UFO. Pessoas também relataram que faltou energia elétrica em toda a cidade no meio da madrugada que precedeu terça-feira. Não se sabe se estes fatos estão interligados ao agroglifo. A Revista UFO seguirá acompanhando o caso, e em breve, em sua edição impressa, apresentará a completa cobertura de mais uma ocorrência de agroglifos no sul do país, como vem se repetindo incessantemente desde 2008.

Confira o vídeo gravado no local

Os círculos chegaram

Eles chegaram ao Brasil: Misteriosos agroglífos surgem em Ipuaçu, Santa Catarina

As inusitadas caracteristicas do agroglifo

Agroglifo surge em East Sussex próximo a sítio arqueológico

Agroglífo em forma de flecha surge em Ipuaçu, Santa Catarina

Agroglifos de Ipuaçu impressionam a Ufologia Brasileira

Sai o laudo dos agroglifos de Santa Catarina

Agroglifos em Santa Catarina foram registrados antes de sua destruição

Saem as imagens aéreas do agroglifo de Santa Catarina

Sinais surgem em plantação de trigo no Paraná

Saiba mais:

Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses

crédito: Revista UFO
O Mistério dos Círculos Ingleses
O Mistério dos Círculos Ingleses

Há mais de 20 anos, plantações da Inglaterra e de outros países têm sido alvos de um estranho fenômeno. Desenhos inexplicáveis e cada vez mais complexos surgem misteriosamente em campos de trigo, cevada, canola, arroz e de outros cereais. Seu autor, Wallacy Albino, é o maior especialista nacional sobre o tema e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS). O livro, rico em ilustrações, traz informações atualizadas sobre esse que é considerado o maior enigma da atualidade.

DVD: Mensagens Cósmicas

Já está no ar a Edição 195 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2012

Os enigmáticos agroglifos retornam à Santa Catarina

UPDATED CACHE