DESTAQUE

Agroglífo em forma de flecha surge em Ipuaçu, Santa Catarina

Por
15 de Novembro de 2009
O ufólogo afirma que este ano o agroglífo não possui apenas a forma básica circular, pelo contrário, abusou nas formas e simetria
Créditos: Vagner Visoli

Quase um ano depois do surgimento dos primeiros agroglífos brasileiros encontrados em Ipuaçu, Santa Catarina, novos sinais em plantações de trigo voltam a aparecer no município. Bernardete Trevisan conta que de uma longa distância observou formas estranhas na plantação e, então, resolveu comunicar a prefeitura da cidade. A primeira pessoa a chegar àlavoura foi Vagner Visoli, o assessor do prefeito, que afirmou nãohaver nenhum vestígio de pessoas que tenham entrado no loca. “Quando eu cheguei, não tinha nada, não tinha amassado nenhum que caracterizasse que alguém tivesse vindo aqui.”,disse Visoli. Como na primeira ocorrência no ano passado, o consultor da Revista UFO Ivo Luis Dohl está à frente do caso e trabalhando em parceria com a Equipe UFO, que investigará o caso a fundo.

A forma do sinal remete a uma lança, possui formas intrigantes com medidas exatas. “O que chama mais atenção é a perfeição dessa marca, as formas exatas... Na parte de trás, tem a formação de um círculo. Metade amassado, que forma um caracol, sempre no sentido horário, e metade desse círculo ficou com a plantação do trigo em pé, e depois aquela formação aberta que vai se fechando”, explica o ufólogo. De ponta a ponta, o sinal possui 44 metros, e as medidas dos lados dos símbolos são exatas. Dohl diz que este agroglífo é comparável com os que encontramos na Inglaterra e pelo mundo inteiro, com formas e variações cada vez mais aperfeiçoadas.

A lança, segundo Dohl, pode ter relação com os índios, pois Ipuaçu possui muitas áreas indígenas, e que de alguma forma os autores deste fenômenopoderiam simplesmente estarem informando que ainda estão por aqui. “Quem sabe a qualquer momento eles podem se manifestar de outra forma”, comenta. A informação é que não houve um contato direto de um eventual objeto com o solo, podendo ter sido realizado por ondas magnéticas ou micro-ondas.

Voldinei José Zanella, engenheiro agrônomo, está surpreso: “No mínimo, um negócio muito interessante. Como já aconteceu no ano passado e tinham aqueles círculos, agora um sinal nesse formato, rico em detalhes, chama mais atenção ainda. Ficamos realmente pensando o que será que é", exprime-se. Nos deixa curiosos e é insólito, porque se você tentar dobrar uma planta de trigo, ela vai voltar e não vai ficar dobradinha do jeito queestá aqui. Por isso é muito estranho”,termina.

O prefeito de Ipuaçu, Denilson Casal, comentou que acredita que possam ser seres de outros planetas. “Mais uma vez fomos premiados por esses quase que colegas nossos depois de um ano. Em novembro de 2008, estiveram aqui, e agora, em 2009, voltaram. Então, fomos agraciados com essa beleza. Eu acredito. Até porque os estudos que a gente tem levantado e tem visto em programas e documentários que recebemos depois das primeiras visitas... Eu acho que seria até uma ignorância nossa pensarmos que estamos sozinhos em um universo tão grande como esse”.