A série Fargo, exibida pelo canal por assinatura FX, tem se destacado como uma das melhores produções para a televisão de acordo com a crítica. Baseada no filme de mesmo título de 1996, escrito e dirigido pelos irmãos Cohen, o seriado segue um formato de antologia, cada temporada exibindo uma história fechada com tempo e elenco próprios. sua segunda temporada, passada em 1979, mostra a esteticista Peggy Blumquist (Kirsten Dunst) e seu marido Ed (Jesse Plemons), cometendo crimes e ocultando o assassinato de Rye Gerhardt (Kieran Culkin), filho de uma matriarca do crime na cidade de Fargo, em Dakota do Norte.
Ao mesmo tempo o policial Lou Solverson (Patrick Wilson), ao lado do sogro, o xerife Hank Larsson (Ted Danson), investiga uma série de homicídios ligados ao personagem Rye, além de proteger o então candidato presidencial Ronald Reagan, vivido por Bruce Campbell. No episódio 09 da temporada, intitulado The Castle, Peggy e Ed são presos e têm a opção de incriminar a família Gerhardt. A emboscada se dará no Motor Motel, contudo o plano dá errado, traições são cometidas e o resultado é um brutal tiroteio, no qual muitos personagens são mortos. Subitamente, um UFO surge sobre o lugar, chegando a distrair um dos personagens permitindo que seja morto pelo policial Lou. O caso fica conhecido como O Massacre de Sioux Falls, e o episódio é narrado por um escritor cuja voz é a do ator Martin Freeman, de Sherlock e da trilogia O Hobbit.
Noah Hawley, que foi o criador da série e roteirista da maioria dos episódios, além de principal produtor do programa. Em entrevista recente ele falou a respeito da inclusão do tema do UFO. Mencionou outra produção dos irmãos Cohen, O Homem Que Não Estava Lá (The Man Who Wasn’t There, Good Machine, 2001), que tem referências ufológicas, e lembrou que 1979, ano que a história da segunda temporada se passa, é o mesmo ano no qual ocorreu, no mesmo estado de Minnesota, o caso do xerife Val Johnson . Teorias da conspiração começavam a circular na era que se seguiu ao escândalo de Watergate, e no cinema haviam feito muito sucesso os filmes Star Wars e Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Hawley comenta: “Ninguém esperava esse tipo de coisa em Fargo. O que acho interessante é que, como no filme de Zapruder sobre o assassinato de John Kennedy, ainda não sabemos o que aconteceu. Não somente a verdade é mais estranha que a ficção, mas o que chamamos verdade é uma pequena parte do retrato histórico”.
PRODUTOR CONFIRMA QUE É MESMO UM UFO
Noah Hawley continua: “O pessoal do canal FX ficava perguntando ‘Será mesmo um UFO, ou um balão meteorológico?’. Algumas pessoas de fato queria que o UFO fosse filmado de forma que seria na verdade um balão. Mas de fato é um UFO, e pusemos muitas referências no episódio”. Além disso o produtor comentou as falas da personagem de Kirsten Dunst, e o que pretendia que fosse a reação do público: “No final do dia, após o massacre, Peggy comenta ‘É apenas um disco voador, Ed, precisamos ir’. Gosto que o público fique pensando a respeito. Muitas vezes nos programas da TV o espectador recebe todas as informações. Em Fargo precisaremos assistir toda a temporada para que as pessoas pensem a respeito, se o avistamento do UFO foi algo deus ex machina que salvou a vida do policial Lou sovierson, ou esse fato tem implicações mais profundas. Penso que introduzir um detalhe de outro gênero de história em uma série dramática é interessante, e espero que os espectadores apreciem”.
Assista a cena da aparição do UFO no episódio 9 da segunda temporada de Fargo
UFO atingiu carro de polícia há 36 anos
A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia
Seriados enfocando alienígenas vão estrear no SyFy
Polícia inglesa investigou culto de UFOs nos anos 50
Nova polêmica envolvendo os documentos Majestic 12
Saiba mais:
Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.
DVD: Fastwalker