DESTAQUE

UFO atingiu carro de polícia há 36 anos

Por
28 de Agosto de 2015
O carro preservado de Val Johnson, preservado no museu, e abaixo o parabrisa danificado após o encontro com um UFO
Créditos: Arquivo

Em 27 de agosto de 1979 o xerife Val Johnson realizava uma patrulha noturna, a 01h40, passando em uma seção rural da estrada 220 próxima a Warren, Minnsesota, quando observou uma estranha luz a distância pela janela lateral. Pensando que fosse um pequeno avião, já que era forte demais para ser de um carro, Johnson virou a esquerda pela via tentando identificar o que era. Contudo, a luz subitamente virou e veio em sua direção, tão rápido que o xerife não conseguiu reagir. Johnson foi ofuscado pela luz, ouviu barulho de uma batida e vidro quebrando, e ficou inconsciente.

Quando voltou a si, estava ainda dentro do carro, que havia ido parar em uma vala na lateral da pista. Pelo rádio Johnson pediu auxílio as 02h19, e quando outro policial chegou, imediatamente chamou uma ambulância. O médico que veio disse que o xerife estava em leve choque, e seus olhos estavam irritados. Já o carro tinha a luz interna do lado do motorista danificada, uma marca no lado esquerdo do capô, e uma parte do parabrisa quebrada diante do motorista. Além disso, o relógio elétrico do carro e o que Val Johnson usava no pulso estavam 14 minutos atrasados. Havia ainda danos nas antenas do carro, e todos no lado esquerdo.

Val Johnson descreve o objeto que viu: "Notei uma luz muito brilhante, de 20 a 30 centímetros de diâmetro,, a cerca de 1,20 m do solo. As bordas eram bem definidas". O farol dianteiro esquerdo de seu carro, um Ford LTD 1977, também fora quebrado pelo objeto, e logo Johnson se tornou uma celebridade local. Uma investigação da polícia do Condado de Marshall não chegou a nenhuma conclusão, porém o caso, chamado de Incidente Val Johnson, ganhou notoriedade e foi classificado um dos 10 mais influentes pelo pesquisador Jerome Clark, que o acrescentou a seu livro de 1998, The UFO Encyclopedia. O caso mereceu ainda dramatizações em programas como UFO Files e Mysteries at the Museum.

CASO REPRESENTADO NO MUSEU

Val Johnson serviu em outras forças policiais do estado, até se aposentar, e vive atualmente em Eau Claire, Wisconsin, com a esposa. Em recente entrevista afirmou que nos anos seguintes ao incidente que protagonizou era frequentemente procurado para falar do caso, o que passou a incomodar sua família. O ex-xerife conta que chegou a participar de entrevistas para a Associated Press e o programa Good Morning America. Aos 71 anos de idade fala com desenvoltura do incidente, mas não acha que a luz que o atingiu fosse extraterrestre, apesar de não negar a possibilidade. Johnson comenta: "Eu vi uma bola de luz. Dirigi em sua direção, e de repente estava quase em cima de meu carro. É inexplicável, e estou feliz com minha estabilidade mental". O Ford LTD que dirigia naquela noite está preservado no Museu de Marshall County, indentificado com a placa "UFO Car".

Site do Museu de Marshall County

O site UFOcasebook tem documentos sobre o caso

Assista a uma reportagem sobre o incidente

Encontro de dois policiais com UFO irá completar 50 anos

Polícia de Bremen afirma que suposto UFO era um VANT

Polícia inglesa investigou culto de UFOs nos anos 50

Testemunha seguida por UFO em estrada do Tennessee

Saiba mais:

Livro: Terra Vigiada

crédito: Revista UFO
Terra Vigiada
Terra Vigiada

Terra Vigiada não é um livro comum, mas um verdadeiro dossiê fartamente documentado que comprova que inteligências extraterrestres observam e monitoram nossos arsenais atômicos. O livro contém dezenas de depoimentos prestados por militares norte-americanos que testemunharam a manifestação de discos voadores sobre áreas de testes nucleares, nas décadas de 40 a 70, comprovando que outras espécies cósmicas mantêm nossas atividades bélicas sob severa e contínua vigilância. Hastings vai mais além e mostra em Terra Vigiada que não é incomum discos voadores interferirem nos experimentos de lançamento, muitas vezes inutilizando as ogivas nucleares a serem detonadas, ou sobrevoarem silos de mísseis armados.

DVD: Pacote Produções de James Fox

Já está no ar a Edição 221 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2015

Há conexão entre Ufologia e espiritualidade?