DESTAQUE

UFO nos céus de Miami era foguete lançando satélite da Marinha

Por
08 de Setembro de 2015
Foto do rastro tomada cerca de 3 minutos após o lançamento do foguete Atlas V de Cabo Canaveral
Créditos: United Launch Alliance

Diversos vídeos foram publicados na última semana, dando conta de um fenômeno observado nos céus de Miami e algumas cidades vizinhas. A imagem mostra um incomum rastro luminoso cruzando os céus e vários sites de duvidosa reputação se apressaram em chamar o que é visto de UFO. Porém, trata-se na verdade do lançamento do foguete Atlas V em sua configuração mais potente, a 551. Esse modelo com cinco foguetes auxiliares de combustível sólido e maior capacidade de carga teve somente seis lançamentos do total de 56 Atlas V já lançados desde 2002.

A decolagem ocorreu às 06h18, hora local, de 02 de setembro último, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. A bordo do Atlas V estava o satélite MUOS-4, sigla de Sistema de Objetivo de Usuário Móvel, quarto exemplar de uma rede que terá um total de cinco satélites, colocados em órbita geoestacionária. Essa rede proporciona comunicação de alta velocidade para forças militares móveis dos Estados Unidos em qualquer ponto do mundo, similar a uma rede de smartphones. O sisterma MUOS permite que tropas em locais remotos possam transmitir e receber comunicações de alta qualidade, podendo servir a todos os serviços militares dos Estados Unidos.

No lançamento, a combinação da trajetória do foguete, o rastro produzido e o nascer do Sol proporcionou um espetáculo de imagens exóticas, dando inclusive a impressão de que o veículo viajava rumo ao horizonte, quando na verdade rumava para a órbita terrestre. Pessoas em Titusville, uma cidade próxima, descreveram que as janelas de suas casas tremeram e até crianças acordaram devido ao potente ruído produzido pelo Atlas V. O lançamento estava previsto para o dia 31 de agosto, mas foi adiado por problemas técnicos. Pequenas falhas impediram em seguida o lançamento às 05h59, ocorrendo finalmente às 06h18. Lamentavelmente, os mesmos irresponsáveis e mistificadores de sempre, combinado à falta de conhecimento de alguns dos que gravaram as imagens, fez circular a falsa informação de que poderia ser um UFO, quando ficou comprovado que era na verdade um lançamento espacial. Coisa corriqueira, aliás, no Cabo Canaveral.

crédito: Lockheed Martin
Funcionamento do sistema MUOS
Funcionamento do sistema MUOS

Confira fotos do lançamento clicando aqui, aqui e aqui.

Um dos vídeos alegadamente de um UFO

Outro vídeo erroneamente tomado por um objeto não identificado

Vídeo do lançamento do foguete Atlas V

Lançamento do foguete filmado em Orlando

Reportagem comprovando de forma definitiva que o alegado UFO era o foguete Atlas V

Completam-se 45 anos do pouso lunar da Apollo 11

Misterioso objeto em mar da lua Titã

Lançado primeiro foguete brasileiro de combustível líquido

Avião espacial secreto da USAF parte para sua quarta missão

Nave Orion tem primeiro teste bem-sucedido

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

DVD: Revelando os Segredos da Área 51

crédito: Revista UFO
Revelando os Segredos da Área 51
Revelando os Segredos da Área 51

A instalação militar mais secreta e protegida do mundo é, reconhecidamente, a Área 51, que fica no Deserto do Nevada, Estados Unidos. É nela que o governo norte-americano esconde naves extraterrestres acidentadas que consegue resgatar, assim como seus tripulantes, vivos ou mortos. A Área 51 guarda segredos inconfessáveis em prédios subterrâneos com centenas de metros, como a desmontagem e reconstrução das naves resgatadas após acidentes. Este documentário é uma mega produção com filmagens e depoimentos impressionantes sobre o local.

Já está no ar a Edição 219 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2015

Claro, eles voltaram!

UPDATED CACHE