DESTAQUE

Misterioso objeto em mar da lua Titã

Por
03 de Outubro de 2014
Titã, em foto da nave Cassini; lua de Saturno é forte candidata a abrigar vida extraterrestre
Créditos: NASA

A nave Cassini foi lançada em 1997 rumo a Saturno e passou a orbitar o gigantesco planeta em 2004. Atualmente encontra-se em uma extensão de sua missão, que deverá terminar em setembro de 2017. Já com pouco combustível para manobrar, a sonda será enviada rumo à atmosfera do planeta, onde irá se desintegrar sem risco de contaminar alguma lua do sistema. Enquanto isso, tem se dedicado a uma detalhada análise dos satélites e dos anéis de Saturno, especialmente a grande lua Titã.

Titã tem 5.150 km de diâmetro e é a única lua do Sistema Solar com uma atmosfera densa. Além disso, é o único outro mundo da família solar, além da Terra, a possuir grandes áreas de sua superfície cobertas por líquido. Contudo, na lua de Saturno esses rios, lagos e mares são compostos por hidrocarbonetos, principalmente etano e metano, a temperaturas de cerca de -180º C. A Cassini têm realizado estudos da superfície de Titã via radar, com o qual consegue ver sob a densa atmosfera titânica. E em julho de 2013, a nave descobriu um estranho local no Ligeia Mare, um dos mares da lua.

O objeto aparenta ser uma ilha, porém ao longo desse tempo até hoje tem aumentado de tamanho, de 78 para 155 quilômetros quadrados. Sabe-se que o fenômeno não é resultado de enganos ou defeitos nos sensores, e tampouco de variações do nível do mar, visto que as demais linhas costeiras da região não foram alteradas. Os cientistas estão certos que um corpo desse tamanho não é algo flutuando e afundando no líquido e as teorias atualmente debatidas são de inundações devido a ondas no mar, algum fenômeno geológico produzindo bolhas, sólidos flutuantes bem menores, ou até algo mais exótico. O local, próximo ao polo norte de Titã, seguirá sendo monitorado nos próximos sobrevoos da Cassini.

Confira um vídeo mostrando a evolução do misterioso objeto:



Lua de Saturno pode abrigar vida em oceano oculto

Lua Prometheus tem formato similar a disco voador

Orçamento da NASA para 2015 contempla missão à lua Europa de Júpiter

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra