DESTAQUE

UFO de Embu e Taboão - análise preliminar

Por
25 de Julho de 2011
Populares observando o objeto em Taboão da Serra
Créditos: Maikc Reis

Um fenômeno não convencional circulou durante horas neste último final de semana pelos céus da região metropolitana de São Paulo, mais precisamente nas cidades de Embu das Artes e Taboão da Serra. Segundo uma das reportagens, também teria sido relatado em Itapecerica da Serra e Campo Limpo, limítrofes às anteriores.

Eram luzes claras, girando em torno de uma central, de tom mais azulado, presenciadas por dezenas de testemunhas que forneceram seus depoimentos para algumas matérias jornalísticas, com impressionantes declarações, afirmando se tratar de um disco voador.

O suposto UFO pairou sobre a região durante grande parte da noite de sábado e adentrou a madrugada de domingo. Grandes aglomerações de curiosos e entusiastas acabaram se formando durante tal período, deixando muitos perplexos. Conforme as notícias divulgadas, vários moradores teriam filmado o objeto voador não identificado, no entanto, são poucas as gravações veiculadas até o momento - tanto pelos telejornais quanto através da Internet.

Segundo os relatos de quem arriscou dar seu palpite sobre o hipotético tamanho do objeto, tivemos desde um Boeing (aproximadamente 76 m de comprimento e 68 m de envergadura) até 100 m de diâmetro, como também satélite artificial (alguns metros), balão junino e de gás (metragens variadas). Igualmente, as narrações dão conta de que estaria em altitude considerável. Abaixo trecho detalhado do formato e iluminação:

Hipótese da pipa

Desta vez, entre as vertentes tomadas pelos pesquisadores envolvidos, em nenhum momento se cogitou seriamente a possibilidade de uma nave extraterrestre, devido a nítida impressão de luzes convencionais no aparato, do tipo LED [Diodo Emissor de Luz], permanecendo classificado como um objeto voador ainda não identificado. Assista a opinião de alguns, entre eles o decano Claudeir Covo, co-editor da Revista UFO e presidente do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA):

A hipótese mais investigada e que pode finalmente trazer solução definitiva ao mistério - inclusive esclarecendo a posição de inclinação do UFO -, se confirmada nos próximos dias, é de que se trate de uma pipa do tipo gigante equipada com este sistema de luminária. Encontramos diversos exemplos interessantes para apreciação e comparação.

Um caso semelhante, ocorrido na cidade de Limeira (SP), supostamente em março deste ano:

Agora, as pipas, conhecidas internacionalmente como kites e, especialmente as munidas com LEDs, chamadas de LED kites. Algumas chegam a mais de oito metros:

Parece inevitável e perceptível, sem qualquer esforço, a similaridade que ultrapassa a mera suposição. Este é o principal motivo para que ufólogos experientes estejam apontando a "hipótese da pipa" como a mais provável resolução deste caso.

Em breve teremos o relatório completo do consultor da Revista UFO Paulo Anibal, que esteve pessoalmente em Embu e presenciou o espetáculo aéreo junto à população, apelidando-o como "Roda de Parque de Diversões". Claudeir Covo também confirmou possuir mais informações técnicas. Leia também:

Possível UFO avistado em pelo menos três cidades da grande São Paulo

Segundo ufólogo, objeto voador seria um balão


Co-editor da Revista UFO detalha parte inédita sobre vídeo de objeto voador em São Paulo


Morador de Embu assume possível autoria do "disco voador"

Confirmada definitivamente a \'hipótese da pipa\' no objeto voador de Embu

Já está no ar a Edição 179 da Revista UFO. Aproveite!

Julho de 2011

As respostas podem estar bem diante de nós

UPDATED CACHE