DESTAQUE

Segundo ufólogo, objeto voador seria um balão

Por
24 de Julho de 2011
Entre as três hipóteses levantadas por Claudeir Covo, nenhuma incluiria um UFO
Créditos: dnniscanonico

O vídeo postado na internet que traz um suposto objeto voador não identificado entre a noite de sábado (23) e a madrugada deste domingo (24) em Embu, na Grande São Paulo, mostra, provavelmente, a cangalha de um balão de festa junina. A afirmação é do presidente do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), o engenheiro e ufólogo Claudeir Covo, que analisou as imagens gravadas por moradores e disponibilizadas no site Youtube.

As cenas também foram vistas por outros ufólogos, que manifestaram suas opiniões ao presidente do INFA. Em entrevista por telefone ao G1, Covo, que já dedica 45 dos seus 61 anos de idade à pesquisas do Fenômeno UFO, afirmou que o objeto que aparece nas cenas não é um disco voador. Segundo ele, três hipóteses podem explicar o suposto fenômeno. A primeira delas é que as luzes que aparecem se movimentando em círculo em volta de um núcleo de luz azul são luzes do tipo LED [Diodo Emissor de Luz] que compõem a cangalha de um balão.

"Disco voador eu tenho certeza que não é. A primeira possibilidade é que seja mesmo a cangalha de LEDs de um balão. Basta uma bateria para que as luzes fiquem acessas por diversas horas", afirmou Covo, que também é co-editor da Revista UFO.

Ainda de acordo com Covo, as outras duas hipóteses levantadas por ele e seus colegas que viram as imagens é que o suposto UFO em Embu seja a luz refletida de um holofote ou ainda, numa situação mais improvável, algo que foi lançado da terra para o céu. "Se você me pergunta se existe disco voador ou se já vi algum, vou dizer que o que existe são objetos voadores não identificados. Sobre extraterrestres, nada foi comprovado pela ciência ainda", disse Covo. Leia a matéria principal, clicando aqui.

Veja também:

UFO de Embu e Taboão - análise preliminar

Co-editor da Revista UFO detalha parte inédita sobre vídeo de objeto voador em São Paulo

Morador de Embu assume possível autoria do "disco voador"

Confirmada definitivamente a \'hipótese da pipa\' no objeto voador de Embu

Já está no ar a Edição 179 da Revista UFO. Aproveite!

Julho de 2011

As respostas podem estar bem diante de nós