DESTAQUE

Site da NASA que promete revelação é falso

Por
08 de Outubro de 2013
Decolagem da missão STS-125 do ônibus espacial Atlantis
Créditos: NASA

A Internet, lamentavelmente, tem sido usada por todo tipo de oportunista, falsário e desequilibrado para propagar os mais variados delírios e informações de qualidade mais que duvidosa. E, pior, as pessoas estão perdendo o hábito de questionar e pesquisar a respeito, o que os mentirosos aproveitam. O exemplo mais recente é o site Rememberthe13th.com, apresentado como sendo da NASA, a agência espacial norte-americana, prometendo revelações bombásticas para o dia 13 de novembro.

De acordo com o site, lançado em 03 de outubro, que tornou-se viral nas redes sociais, o dia 13 de novembro seria lembrado e entraria para os livros de história: "A Nasa fez uma descoberta histórica que vai sacudir todo o planeta. O anúncio vai ser divulgado para a imprensa em 13 de novembro". Era exibida ainda uma contagem regressiva e um espaço para os visitantes cadastrarem seus e-mails, além de links para redes sociais e o Twitter do rover Curiosity da NASA.

A primeira evidência da fraude é o fato de que o site não fazia parte do domínio nasa.gov e logo se descobriu também que o registro foi feito pelo Panamá. Além do mais, a paralização do governo norte-americano, devido à disputa política entre os partidos Democrata e Republicano, tornou os sites da agência espacial inacessíveis. E evidentemente a NASA não realiza brincadeiras como essa. Sempre que é programado um anúncio, um release é liberado para a imprensa com antecedência.

A imagem que aparece no referido site também se revelou um template para o sistema Wordpress que pode ser adquirido no site Oxygenna. E, finalmente, a farsa foi encerrada no dia 06 de outubro, quando no Rememberthe13th.com surgiu uma mensagem a respeito de uma mudança de planos, informando que o site na verdade destinava-se a divulgar um clipe musical de título Beeki Vendi - Purple Ninja. A ausência de qualquer repercussão comprova a qualidade mais que duvidosa do tal clipe e todo o episódio comprova novamente que jamais se deve dar crédito a qualquer informação não comprovada, um mal de que a Ufologia vem sofrendo muito nos últimos tempos.

A respeito dos problemas nos Estados Unidos, causado pela intransigência em negociar uma saída para a dívida do governo norte-americano de todas as partes envolvidas, lamentavelmente um dos órgãos mais prejudicados é a NASA. Cerca de 97% dos funcionários foram dispensados e apenas uma pessoa essencial está trabalhando, a fim de manter em funcionamento tanto o programa da Estação Espacial Internacional quanto as sondas que estão investigando outros planetas. Contudo, estudos envolvendo as informações coletadas por estas permanecem paralisados.

Há grande preocupação a respeito da próxima missão orbital para Marte, a sonda Maven, programada para lançamento em 18 de novembro próximo. Perder a chamada janela de lançamento causaria imensos prejuízos, além dos que já se acumulam nas missões em andamento. Enquanto isso, os políticos dos partidos Democrata e Republicano seguem intransigentes, ainda sem perspectiva de resolverem a questão.

Artigo do site e-Farsas sobre a fraude

Parafuso de 300 milhões de anos é fóssil

A farsa de Marte tão grande quanto a Lua se repete

Dúvidas cercam aproximação do Cometa ISON

Saiba mais:

Livro: Contatados


DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 74 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2013

Tema polêmico e fascinante