DESTAQUE

Naves dos Estados Unidos e Índia se aproximam de Marte

Por
11 de Agosto de 2014
Concepção artística da chegada da sonda Maven da NASA a Marte
Créditos: NASA

Dois veículos espaciais não tripulados prosseguem para sua chegada a Marte no próximo mês de setembro. A nave indiana Missão Orbital a Marte (MOM) tem sua chegada programada para 14 de setembro, enquanto a norte-americana Evolução Volátil da Atmosfera de Marte (Maven) deve chegar ao Planeta Vermelho uma semana depois. Ambas foram lançadas em novembro de 2013 e a MOM é a primeira missão interplanetária da Agência Espacial Indiana. Lembrando que esse país iniciou seu programa espacial ao mesmo tempo que o Brasil, nos anos 60.

A NASA passou os últimos meses realizando diversas checagens nos oito instrumentos científicos da Maven, que estão no momento sendo desligados, a fim de preparar a crítica queima de combustível para a inserção em órbita. O objetivo da missão é estudar a história e evolução da atmosfera marciana, e a fim de não correr riscos a avançada programação da nave permite que ela seja manobrada mesmo faltando somente seis horas para a entrada em órbita, caso não esteja no rumo correto. Um ponto de preocupação tem sido a aproximação do cometa Siding Spring de Marte em 19 de outubro, quando a Maven estará no outro lado do planeta.

Nesse momento a sonda indiana MOM já estará em órbita e o plano de seus controladores é realizar observações do cometa dois dias antes e dois dias após a máxima aproximação, por meio de imageamento espectroscópico, a fim de analisar sua composição. Medidas de segurança igualmente estão sendo tomadas para proteger a nave das partículas cometárias. Os indianos informam que os instrumentos estão operando bem e se preparando para a inserção orbital em 14 de setembro. A norte-americana Maven tem uma missão planejada de um ano, mas se a NASA conseguir financiamento a missão pode ser estendida por até dez anos, sendo que a sonda leva combustível suficiente para isso.

Confira um vídeo sobre a missão Maven:



Visite o site da missão Maven

Site da missão indiana MOM

Novo cometa não deve colidir com Marte

Rover europeu irá procurar por matéria orgânica em Marte

NASA comemora dez anos dos primeiros rovers em Marte

Curiosity prossegue sua exploração de Marte

NASA testa veículo no formato de disco voador para pouso em Marte

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 77 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2014

O primeiro de muitos passos