DESTAQUE

NASA comemora dez anos dos primeiros rovers em Marte

Por
10 de Janeiro de 2014
Concepção artística do Opportunity, que com seu gêmeo Spirit chegou a Marte em 2004
Créditos: NASA

Em 03 de janeiro de 2004 o rover Spirit chegou a Marte, pousando na Cratera Gusev e tornando-se o primeiro veículo terrestre a rodar em outro planeta. Ele foi seguido em 25 do mesmo mês pelo seu gêmeo Opportunity, cujo primeiro alvo foi o local conhecido como Meridiani Planum.

Os dois robôs tinham uma missão primária projetada de 90 dias, mas superaram em muito qualquer expectativa que os cientistas tivessem nele. Seu objetivo principal era comprovar a presença de água no passado marciano, o que fizeram encontrando inúmeras formações geológicas que mostraram marcas inequívocas da presença de água.

O Spirit teve um problema sério em março de 2006, quando uma das rodas dianteiras travou obrigando-o a andar de marcha a ré. Contudo, foi graças a esse imprevisto que uma das descobertas mais importantes da missão ocorreu. Analisando as imagens de suas câmeras os cientistas encontraram um material branco na trilha aberta na areia marciana pela roda travada.

AMBIENTE FAVORÁVEL À VIDA

Uma análise comprovou ser o material sílica, formada por terreno vulcânico e na presença de água, um sistema hidreotermal que na Terra é literalmente um viveiro de espécies vivas como bactérias. O Spirit percorreu um total de 7,7 quilômetros em Marte antes de atolar em maio de 2009 e infelizmente todas as comunicações com ele cessaram em março de 2010.


crédito: NASA
Neste terreno rico em sílica, descoberto pelo Spirit, a vida pode ter prosperado em Marte
Neste terreno rico em sílica, descoberto pelo Spirit, a vida pode ter prosperado em Marte

O Opportunity, entretanto, continua funcionando dez anos depois, tendo quebrado em 19 de maio de 2010 o recorde de missão mais longa na superfície de Marte, que era da Viking 1. O rover fez sua primeira grande viagem até a cratera Victoria, conseguindo entrar nela e pesquisá-la por mais de um ano. Mas outra viagem épica estava para ocorrer.

Após deixar Victoria, o Opportunity percorreu nada menos que 12 km ao longo de quase três anos até atingir a cratera Endeavour em agosto de 2011, cujas bordas ele segue explorando até hoje. Seus achados nessa região não somente confirmaram a descoberta do irmão maior e mais novo, o Curiosity, de que elementos essenciais à vida existem em Marte, tais como enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, como descobriu vários minerais de argila que apontaram esse local, Cape York, como favorável à vida há milhões de anos.

Os rovers Spirit e Opportunity revolucionaram o conhecimento que temos de Marte, comprovando que o planeta foi muito mais favorável à vida no passado do que antes se imaginava. Atravessaram vários invernos marcianos, necessitando ficarem imóveis e com seus painéis solares expostos em posição favorável ao Sol, o que só confirma a qualidade de sua construção e a perícia dos cientistas e engenheiros da NASA.

O Opportunity segue explorando e um dos objetivos da NASA é quebrar o recorde de quilometragem em outro mundo, estabelecido nos anos 70 pelo rover soviético Lunokhod 2 na Lua, de 37 km. Entretanto, a agência fala abertamente que a meta é cumprir a primeira maratona extraterrestre, completando 42 km em Marte.

Site oficial da missão de Opportunity e Spirit

A primeira maratona extraterrestre

Rover Opportunity investiga local habitável em Marte

Opportunity quebra recorde de quilometragem em Marte

Opportunity encontra novas evidências de que Marte pode ter abrigado vida

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO
Dossiê Cometa
Dossiê Cometa

O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O livro apresenta casos ufológicos marcantes ocorridos na França e em todo o mundo, incluindo pousos de UFOs com marcas físicas, perseguições a aviões civis e militares com depoimentos dos pilotos, interferências em redes elétricas e casos em que ETs abordaram seres humanos.

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Já está no ar a Edição 203 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2013

O todo é maior do que a soma das partes