DESTAQUE

Coeditor da Revista UFO lança novo livro abordando casos pouco conhecidos do Fenômeno UFO

Por
09 de Dezembro de 2013
Arquivos UFO: Casos Ufológicos é o novo livro do coeditor Thiago Ticchetti
Créditos: Thiago Ticchetti

Thiago Luiz Ticchetti é um dos mais ativos ufólogos do Brasil. Filho de um ex-coronel da Força Aérea Brasileira, após o avistamento de um UFO em 1982, sobre a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro, passou a ler sobre o assunto com incentivo do pai. Após sua mudança para Brasília em 1995, logo ingressou na Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET) onde chegou ao posto de vice-presidente. Ao mesmo tempo tornou-se tradutor da Revista UFO, sendo hoje coeditor da publicação.

Autor de dezenas de artigos e entrevistas, Thiago aborda os mais variados temas em seus textos. Entre seus entrevistados estão pessoas como o coronel John Alexander (clique aqui para ler a entrevista) e o afamado pesquisador David Jacobs (clique aqui e aqui para ler a entrevista). Ticchetti é também colunista da revista britânica The UFO Truth, além de ter participado como palestrante em vários eventos, incluindo o recente V Fórum Mundial de Ufologia. Um de seus maiores sucessos é o livro Quedas de UFOs, da Biblioteca UFO, que se encontra esgotado, mas deve ganhar uma segunda edição futuramente.

Em Arquivos UFO: Casos ufológicos, Thiago elaborou um compêndio de casos de suma importância, mas que por variados motivos não são enquadrados na categoria dos clássicos da Ufologia Mundial. Inclusive, dois destes últimos são analisados no livro em detalhes inéditos, um deles sendo a aterrissagem e posterior decolagem de um UFO testemunhada, em 24 de abril de 1964, pelo policial Lonnie Zamora em um deserto próximo a Socorro, Novo México. Ele perseguia um suspeito em uma rodovia quando observou um objeto estranho voando a baixa altitude. Considerando ser uma aeronave com problemas seguiu sua trilha e por fim observou um aparelho oval assentado sobre quatro traves, e com duas pequenas criaturas ao lado. Subitamente os desconhecidos retornaram ao UFO, que decolou e desapareceu. Entre outras evidências estavam marcas correspondentes ao trem de pouso do aparelho, feitas obviamente devido a um grande peso.

CASOS POUCO CONHECIDOS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA

Outro dos casos mais conhecidos abordados em Arquivos UFO - Casos Ufológicos, são as fotografias obtidas por Paul Trent em 11 de maio de 1950, no evento conhecido como Caso McMinnville. Alertado da presença de um objeto estranho no céu pela esposa, Paul conseguiu bater duas fotos do UFO. Analisadas até mesmo pelo Comitê Condon, acusado por muitos de haver sido montado unicamente para denegrir a Ufologia, não foi encontrada qualquer evidência de fraude nas imagens. O relatório oficial apontava que as fotos estavam em absoluto acordo com o relato das testemunhas, evidenciando a presença de um objeto desconhecido no ar, de aproximadamente trinta metros de diâmetro.

crédito: Arquivo
A primeira foto de Paul Trent
A primeira foto de Paul Trent

Um dos casos menos conhecidos que Ticchetti aborda em Arquivos UFO - Casos Ufológicos, é o Caso Flatwoods, também chamado de Monstro de Flatwoods. Em 12 de setembro de 1952 um grupo de garotos observou um objeto esférico, vermelho e pulsante, desaparecer por trás de uma colina em Flatwoods, West Virginia. Daquele local uma luz intensa era visível e, tendo a impressão de que o UFO havia pousado o grupo caminhou até lá. Havia um cachorro com eles, que se adiantou até sumir de vista, mas depressa retornou após latir, aparentando estar aterrorizado. A seguir as testemunhas sentiram os olhos lacrimejar devido a um estranho nevoeiro.

As testemunhas finalmente puderam observar o local ao chegar ao topo da colina, avistando primeiramente a esfera avermelhada, que alguns descreveram como do tamanho de uma casa. Em seguida viram, próximo a uma árvore, uma estranha criatura de cerca de três metros de altura, que parecia usar em volta da cabeça um ornamento similar ao desenho de um ás de espadas, da carta de baralho. O ser chegou a avançar na direção das testemunhas, porém em seguida dirigiu-se para a esfera luminosa. Cerca de meia hora depois o repórter Lee Stewart Jr., do jornal Democrata Braxton, conversou com as testemunhas, Kathleen Maym, seus dois filhos e seu amigo Tommy Hyer, além de Eugeen Lemon a quem pertencia o cachorro, constatando que todos estavam muito abalados.

UM COMPÊNDIO PARA PESQUISADORES E ENTUSIASTAS DA UFOLOGIA

Visitando depois o local Stewart sentiu um cheiro penetrante e acre, e constatou a presença de marcas no chão, parecendo indicar a presença de algo muito pesado. Ao longo dos dias surgiram outras testemunhas que também avistaram o UFO avermelhado, e os jornais apelidaram o caso de Monstro de Flatwoods. Surgiram depois mais testemunhas, como uma jovem e sua mãe que, uma semana antes do avistamento principal viram uma criatura e um objeto similares. Anos depois um casal alegou que teve as mesmas visões da criatura e da esfera luminosa na noite seguinte ao avistamento dos Maym e seus amigos, a cerca de 20 quilômetros de Flatwoods.

Inúmeros outros casos foram abordados por Thiago em Arquivos UFO - Casos Ufológicos. Um exemplo é o Caso Lins, ocorrido naquela cidade do estado de São Paulo em 1968, quando uma senhora recebeu o pedido de água por parte de uma alienígena em certa madrugada. Ou uma luta corporal de um vigia contra três criaturas estranhas, fato que ocorreu em Bauru em 1968. Ticchetti encontrou ainda em suas pesquisas um caso em Papua Nova Guiné, onde entre 1958 e 1959 ocorreram mais de 60 avistamentos de UFOs. Disponível no formato digital ou em versão impressa, Arquivos UFO - Casos Ufológicos, comprova que a Ufologia não se resume somente aos casos clássicos mais conhecidos, sendo um valioso compêndio que pode ser utilizado como bibliografia para pesquisas, satisfazendo também os entusiastas da Ufologia, e pode ser adquirido nos links abaixo.

Clique aqui para adquirir Arquivos UFO - Casos Ufológicos em versão impressa.

Clique aqui para adquirir Arquivos UFO - Casos Ufológicos em versão digital.

Site sobre o Caso Flatwoods.

Análise de Bruce Maccabee sobre as fotos de Paul Trent.

Já está no ar a Edição 196 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2013

Afinal, o que eles querem da Terra e de seus habitantes?