DESTAQUE

Arquivo da CIA com importante avistamento de UFO é encontrado

Por
15 de Dezembro de 2015
Documento encontrado comprova a existência de muitos arquivos da CIA ainda desconhecidos pelos ufólogos
Créditos: Arquivo

Já nos anos 70 estava claro para muitos pesquisadores que a Agência Central de Inteligência (CIA) possuía um longo envolvimento com a questão dos UFOs. Em 1978 o grupo Guarda Terrestre de Discos (GSW), após um longo processo baseado na Lei de Liberdade de Informações, conseguiu que a agência liberasse cerca de 900 páginas de arquivos ufológicos antes classificados. O pesquisador Brad Sparks apontou na época que outros 200 documentos eram mencionados nesses arquivos, porém de maneira suspeita não foram acrescentados à liberação.

A CIA tem liberado regularmente documentos sobre UFos, de maior ou menor relevância, e vários ufólogos têm encontrado arquivos não divulgados no sitema de buscas do site da agência. Essa ferramenta, CIA Records Search Tool (Ferramenta de Buscas de Arquivos da CIA, Crest) foi utilizada pelo pesquisador Paul Dean, que descobriu um documento descrevendo a observação de um UFO por tripulantes de um navio. Dean comenta que seu achado comprova que a agência pode já ter liberado diversos arquivos ufológicos, que os pesquisadores ainda não encontraram. Por outro lado, também é verdade que o caso aponta para a existência de muitos outros arquivos ainda não divulgados.

O caso descrito no arquivo envolve o avistamento de um UFO por tripulantes de uma embarcação, também analisado pelo pesquisador Lore E Gross em uma série produzida por ele, UFOs: A History (UFOs: Uma História), disponibilizada no link abaixo em pdf. No arquivo liberado pela CIA, cujas imagens estão publicadas em meio a este texto, algumas seções estão censuradas, porém é possível ler local, o horário e as coordenadas do avistamento, Atlântico Norte, 10h00 pelo horário da Costa Leste, e coordenadas 39º 35' Norte e 72º 25,5' Oeste. O capitão, o imediato e um tripulante da embarcação avistaram o UFO, que tinha formato cilíndrico ovalado, brilho metálico e voava silenciosamente.

crédito: The UFO Chronicles
Página 1 do documento da CIA
Página 1 do documento da CIA

GRANDE VELOCIDADE

Pela descrição do documento o tripulante que estava no convés da embarcação chamou o imediato, e ambos puderam observar o UFO. O capitão do navio foi igualmente chamado, e de acordo com o documento suas descrições do objeto têm algumas diferenças. O UFO foi observado a uma distância estimada de 16 km, e quando se evadiu o fez em grande velocidade, cerca de 800 quilômetros por hora de acordo com as testemunhas. O caso ocorreu em 04 de agosto de 1950, e o imediato e o tripulante foram entrevistados por dois oficiais de Inteligência no dia 08. O capitão teve sua entrevista, por um único oficial de Inteligência, em 09 de agosto, e o documento ressalta que os três estavam evidentemente nervosos devido ao avistamento e eram testemunhas qualificadas. De acordo com o pesquisador Paul Dean, esse exemplo demonstra que a CIA possui muitos outros arquivos, em vários graus de disponibilidade e que é trabalho dos ufólogos procurá-los.

crédito: The UFO Chronicles
Página 2 do documento da CIA
Página 2 do documento da CIA

Visite o site da CIA e utilize o mecanismo de busca Crest

Leia a transcrição do documento da CIA em inglês

Leia UFOs: Uma História em arquivo pdf

Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora

Ministério da Defesa Britânico acusado de acobertamento

A verdade sobre a liberação de documentos da USAF

Documento da NSA revela interesse de agências de Inteligência nos UFOs

UFOs foram detectados no Canal do Panamá em 1958

Senador norte-americano observou UFOs na Rússia em 1955

Saiba mais:

Livro: Quedas de UFOs II

crédito: Revista UFO
Quedas de UFOs II
Quedas de UFOs II

Já sabemos que os polêmicos discos voadores são espaçonaves procedentes de planetas mais desenvolvidos do universo, construídos por civilizações extraterrestres com o emprego de uma tecnologia ainda desconhecida e muito mais avançada do que a nossa. Mas, apesar de tamanho avanço tecnológico, estas máquinas parecem não ser infalíveis e em diversas situações já foram vistas apresentando defeitos durante seu voo e até mesmo acidentando-se em solo terrestre, levando à morte seus ocupantes alienígenas. Este livro é a segunda edição do trabalho do coeditor da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti sobre tais impressionantes ocorrências.

DVD: Hangar 18: Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 229 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2015

Sim, eles também falham e caem