DESTAQUE

Documento da NSA revela interesse de agências de Inteligência nos UFOs

Por
15 de Outubro de 2014
Fachada da sede da NSA; interesse da agência nos UFOs é revelado em diversos documentos finalmente liberados ao público
Créditos: Arquivo

Revisitando documentos liberados ao público nos anos 70, em consequência de processos movidos graças ao Ato de Liberdade de Informação (FOIA), pesquisadores comprovaram o interesse inegável do governo pelos UFOs, embora continue negando a questão. A iniciativa na época foi tomada pelo grupo Cidadãos Contra o Sigilo aos UFOs (CAUS), e obteve várias vitórias na Justiça. O documento mais interessante foi divulgado por Eugene F. Yates, do CAUS, obtido graças a um processo em 1980.

O documento foi classificado como Top Secret Umbra, o mais alto grau de sigilo, aplicado a papéis com informações muito sensíveis relacionadas a comunicações da Inteligência. Traz diversos trechos censurados e a explicação para isso é proteger nomes de funcionários e tecnologias, capacidades e conexões da Agência Nacional de Segurança (NSA) em outras nações. É apresentada a informação da existência de 239 documentos nos arquivos da NSA, 79 dos quais originários de agências de outros governos. A maior parte dos casos descritos foram relatados entre 1958 e 1979.

Um dos documentos tem o título Hipóteses UFO e Questões de Sobrevivência, e faz considerações sobre "implicações para a sobrevivência humana sugeridas pelas principais hipóteses a respeito do fenômeno categorizado como UFO". A seguir afirma que todos os UFOs são fraudes e a contradição prossegue na seguinte afirmação: "O Fenômeno UFO tem sido testemunhado por todo o mundo desde tempos antigos, e por um número considerável de cientistas reconhecidos em tempos recentes, indicando fortemente que nem todos os UFOs são fraudes". Em outra nota um funcionário cujo nome não aparece afirma que o modo como a NSA tem lidado com esses fatos comprova as deficiências de seus métodos, além de "incapacidade de responder corretamente a informação surpreendente ou dados deliberadamente enganosa".

ATITUDES CONTRADITÓRIAS DO GOVERNO QUANTO À QUESTÃO UFOLÓGICA

Muitas das informações no arquivo liberado foram produto de interceptação, por parte da NSA, de comunicações de governos estrangeiros, algumas dentro de suas próprias fronteiras. Outro trecho aponta que liberar essas informações prejudicaria seriamente a capacidade dos Estados Unidos de colher essas informações de Inteligência. O que intriga a comunidade ufológica é o fato de a posição oficial do governo norte-americano afirmar que não pesquisa os UFOs por não considerá-los uma ameaça à segurança nacional, contudo trata a questão no mais alto grau de sigilo. Além disso, se o documento não comprova de fato o conhecimento das agências de Inteligência ou do governo quanto às visitas extraterrestres, sem dúvida mostra o alcance das operações de interceptação de informações acontecidas durante a Guerra Fria, processo que se mantém até hoje.

Leia o documento da NSA

Site da NSA com documentos liberados sobre UFOs

Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo

Militares se negam a abrir arquivos ainda classificados

Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora

Documento da NSA descreve três avistamentos de UFOs

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

crédito: Revista UFO
UFOs: Arquivo Confidencial
UFOs: Arquivo Confidencial

Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. Esta obra expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. UFOs: Arquivo Confidencial - Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira também mostra os bastidores do Caso Varginha e apresenta as linhas de ação militar para a captura e transporte dos seres extraterrestres, além da intervenção de autoridades norte-americanas no processo. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, coeditor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.

DVD: UFOs nos Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 203 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2013

O todo é maior do que a soma das partes