Um das paisagens de Marte supostamente melhor compreendidas, mas que menos interessam, oculta algo que poderia reescrever a história do planeta. De fato, o que é verdadeiro é que décadas de hipóteses sobre a vasta planície Hesperia Planum não se sustentam muito bem depois de uma nova observação com maior resolução, obtida através das naves mais modernas em torno do planeta vermelho.
“A maioria dos cientistas não quer trabalhar nas paisagens planas”, assinalou o geólogo Tracy Gregg da Universidade de Buffalo. Depois que os primeiros especialistas decidiram que Hesperia Planum parecia uma planície cheia de lava, ninguém voltou a examiná-la e o lugar foi utilizado para exemplificar algo importantíssimo: a base de um período relevante de transição na escala de tempo geológica de Marte. O período é chamado acertadamente Hesperiano e se calcula que teve lugar de 3,7 a 3,1 milhões de anos atrás.
Mas quando Gregg e seu aluno Carolyn Roberts começaram a buscar dados recentes nesta planície de lava marciana, encontraram coisas novas. “Há um vulcão em Hesperia Planum que muita gente não presta atenção porque é muito pequeno”, disse Gregg. “Buscando no resto da região, não pude encontrar outros respiradouros vulcânicos, nem fluxos de lava. É um pouco frustrante porque não há nada parecido a isso em Hesperia Planum. Uma causa provável deste problema é a grossa camada de pó”, disse. “Cobre aquela zona como uma nevada”.
Então, voltou sua atenção ao que se poderia discernir sobre Hesperia Planum: uma dúzia de canais estreitos e sinuosos, chamados rimas, de poucas centenas de metros de largura e até centenas de quilômetros de comprimento. Estas rimas não têm fontes óbvias ou destinos, e não está totalmente claro que sejam de origem vulcânica.
“A pergunta que tenho é o que formou estes canais? Foi água, lava ou algo mais? Há algumas lavas que podem ser muito líquidas. E ambos são líquidos que correm costa abaixo”, disse Gregg. É uma possibilidade. Para buscar respostas, Gregg e Roberts agora estão em busca de ajuda na Lua. Seus resultados preliminares foram apresentados na Reunião Anual da Sociedade Geológica da América em Minneapolis.
Comparações e vida
“Na Lua, vemos este mesmo tipo de características e sabemos que a água não poderia tê-los formado ali”, afirmou Gregg. Assim, os pesquisadores estão no processo de comparação dos canais na Lua e Marte, utilizando conjuntos de dados similares de diferentes naves espaciais, para ver se desvelam alguma luz sobre o assunto. Esperam encontrar evidência que descartem a presença remota da água ou lava em Hesperia Planum.
“O mundo tod assumiu que se tratava de fluxos de lava”, disse Gregg. “Mas se resulta ser o depósito de um lago, é uma imagem muito diferente do que Marte era até então”. Também faria desta planície um bom lugar para buscar vida, porque a água, mais o calor dos vulcões e os minerais são considerados uma combinação vencedora para desencadear o aparecimento da vida.
Leia também:
Análise indica que cratera marciana já foi um lago
Construção de base em cavernas na Lua é estudada por russos
Camada de ozônio em Vênus resgata debate sobre vida extraterrestre
Saiba mais:
Rocha “diferente” em cratera marciana é detectada pelo Opportunity
Possível indício de água corrente em Marte é analisado por cientistas
Possível caverna subterrânea encontrada em Marte
Pesquisadores esperam estudar rochas mais antigas em Marte
NASA pode ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte
“As crianças de hoje não voarão nos ônibus espaciais, mas caminharão em Marte”
Grandes enigmas de Marte desafiam os especialistas
Apollo 18 provoca resposta da NASA sobre sua autenticidade
Astronautas sabem que nunca estiveram sós no espaço
Declarações de astronautas e altos funcionários da NASA sobre UFOs no espaço
Filmagens e fotos da NASA teriam sido vetadas por \’excesso de brincadeiras\’
Edgar Mitchell revela o que sabe
Mitchell afirma que os extraterrestres existem e estão fazendo contato conosco
Ex-astronauta da NASA declara que o governo norte-americano esc
onde a verdade sobre os UFOs
Contatos alienígenas no espaço
Relatórios de vôos espaciais seguidos por UFOs
Por que os astronautas mentem sobre UFOs no espaço?
Alienígenas sabotam vôos espaciais da NASA
O que os russos ainda escondem?
O dia em que dissemos não aos ETs
Conheça nossos documentários exclusivos a respeito do assunto, clique sobre os títulos:
As Misteriosas Civilizações Marcianas (2005)
Descrição: A verdade sobre o Planeta Vermelho pode mudar a história da humanidade. Veja neste DVD informações científicas e históricas irrefutáveis de que o Planeta Vermelho já abrigou inúmeras formas de vida avançadas, hoje extintas. O que a NASA descobriu em Marte? Existiram realmente civilizações avançadas em nosso vizinho?
Por que, então, a agência espacial norte-americana insiste em negar as evidências? Estas são questões que não se calam desde que as misteriosas fotos de um rosto e de um conjunto de pirâmides foram tomadas sobre sua superfície, há mais de 20 anos. Segundo sustentam cientistas dissidentes da NASA, de fato Marte possuiu formas de vida inteligente em épocas remotas, hoje extintas.
Este documentário é uma investigação excepcional sobre os enigmas marcianos e ainda contém um bônus especial sobre seus monumentos e construções da planície Cydonia. O material, produzido com elevada qualidade técnica, oferece informações científicas e históricas irrefutáveis que podem mudar o destino da humanidade terrestre.
A Verdade Sobre a Lua (2009)
Descrição: Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre o satélite continua oculta do mundo. O que os astronautas russos e americanos encontraram em nosso satélite e por que não revelaram ao mundo?
A Lua sempre representou, até ser conquistada, um grande mistério para a humanidade. Teria sido habitada? Teria sido visitada por outras espécies, assim como a Terra? E teriam tais civilizações construído bases em sua superfície? Estes são apenas alguns dos questionamentos que nosso satélite natural suscita. Porém, em vez de tê-los respondidos, sua conquista apenas aumentou as suspeitas de que russos e norte-americanos encontraram em nosso satélite coisas surpreendentes, que jamais revelaram ao mundo.
Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre a Lua continua oculta, sendo conhecida apenas de poucos eleitos. Mas o que, enfim, os astronautas que caminharam sobre a superfície lunar encontraram? O que as inúmeras missões não tripuladas, satélites orbitais e sondas enviadas à Lua descobriram? E, finalmente, por que até hoje é mantido segredo sobre todos estes fatos?
Este documentário, premiado internacionalmente, mostra as razões para o insistente acobertamento de informações e apresenta imagens espetaculares obtidas de arquivos secretos da NASA, assim como depoimentos de seus técnicos, engenheiros e especialistas, que denunciam manobras de sigilo em torno das descobertas lunares. A Verdade sobre a Lua é a versão brasileira de Moon Rising, filme do cineasta norte-americano Jose Escamilla, descobridor dos “rods”. É a parte dois da série The Greatest Story Ever Denied, lançada no Brasil pela Videoteca UFO com o título UFOs: O Grande Desafio da Humanidade, em 2008. Nesta obra, um dos mais fascinantes documentários de todos os tempos, você encontrará as respostas para as perguntas mais contundentes sobre nosso satélite, que autoridades da Rússia e EUA insistem em esconder.
Luna: Até Onde Vai a Mentira? (2009)
Descrição: A existência na Lua de crateras iluminadas, misteriosas pirâmides, torres e figuras inexplicadas denunciam que a verdade sobre nosso satélite continua sendo oculta de toda a humanidade. Por que a exploração da Lua, desde os anos 60, apenas aumentou a quantidade de perguntas que temos sobre ela, em vez do contrário?
Nosso satélite natural sempre foi inesgotável fonte de questionamentos, principalmente depois que passou a ser alvo de projetos espaciais das superpotências. Desde os anos 60, inúmeras missões se aproximaram e desceram na Lua, nem sempre com o conhecimento da humanidade, nem sempre com propósitos pacíficos. Algumas destas empreitadas continuariam até hoje sendo escondidas de todos, e seus resultados são insondáveis. Especialistas e funcionários de agências governamentais norte-americanas, que já vieram a público em várias ocasiões, denunciam o acobertamento dos fatos e garantem que há segredos inconfessáveis sobre nosso satélite.
Este documentário pretende explorar alguns deles, debatidos nas comunidades astronáutica e ufológica dos Estados Unidos, e responder a perguntas que não se calam. Estaria a Lua sendo explorada por outras espécies cósmicas, além da raça humana, seres que a utilizariam como uma plataforma para atingirem a Terra? Com que propósito? As autoridades das nações que já enviaram missões e astronautas para lá sabem desta realidade? Por que escondem? Este DVD, que dá continuidade ao título A Verdade Sobre a Lua (DVD-036), também do produtor Jose
Escamilla, vai fundo na questão e apresenta evidências de que a NASA tem escondido a realidade sobre as condições de nosso satélite natural, ora adulterando imagens, ora omitindo declarações de astronautas para lá enviados – principalmente de que estiveram frente a frente com ETs.
Informações que a NASA Oculta (2000)
Descrição: Naves alienígenas à espreita no espaço, é o que você verá neste documentário ufológico. Além de comunicações secretas entre as missões espaciais e as estações da NASA que mostram que os astronautas estiveram próximos a UFOs.
Tudo começou com a chegada do homem à Lua, depois com as viagens dos ônibus espaciais e, mais recentemente, com a exploração de Marte. E o mistério de naves espaciais norte-americanas que são seguidas por UFOs no espaço só aumentou. A NASA tem plena consciência do que acontece ao redor da Terra. Entretanto, pressiona para que o assunto seja mantido em sigilo. As missões Challenger, Discovery e Endeavour são as que mais foram acompanhadas por estranhos objetos discóides de origem não terrestre.
Este documentário apresenta intrigantes filmagens de UFOs no espaço, com espantosos detalhes. As imagens foram obtidas de um especialista em satélites e radiocomunicação canadense, que interceptou transmissões secretas da NASA e as divulgou à comunidade ufológica. Através delas é possível saber que alguém mais freqüenta o espaço.
Contatos com UFOs no Espaço (1999)
Descrição: O que a NASA insiste em ocultar do mundo? Veja neste DVD imagens e fatos impressionantes sobre as viagens espaciais da NASA, mantidas até hoje sob absoluto sigilo.
Desde a década de 50, quando os primeiros vôos espaciais não tripulados foram lançados, naves extraterrestres começaram a monitorar cada passo da humanidade e principalmente nossa ambição de militarizar o espaço. Evidências comprovam que todos os foguetes norte-americanos e soviéticos, além das missões à Lua, foram observados e seguidos por discos voadores – muitas vezes de perto. A NASA e a Agência Espacial Russa têm total conhecimento dos fatos, mas insistem em acobertá-los e jamais admitiram o que sabem. Muitos astronautas já tiveram a oportunidade de observar UFOs no espaço e alguns até contataram extraterrestres. Este documentário mostra os testemunhos impressionantes desses profissionais, assim como filmagens inéditas de discos voadores no espaço e na superfície lunar.
conheça o pacote promocional de outubro da Videoteca UFO