Foi divulgado pela imprensa a filmagem de 6 brilhantes luzes de cor amarelo brilhante durante o voo AA 2947 de 4 de maio de 2023, sendo incluído nos arquivos da MUFON. A testemunha anônima relatou que, ao passar na região da cidade de Taos, no estado do Novo México (NM), viu luzes próximas ao horizonte e começou a filmar. O filme publicado no Youtube consta de 2 seções de 1min22s e 600 milésimos, sendo a primeira parte com o zoom de 6 luzes brilhantes de formato aproximadamente circular. Nesse artigo é apresentada uma análise do avistamento de forma a se demonstrar que a causa mais provável desses brilhos é apenas a reflexão dos raios de Sol do entardecer em um espelho de água que se formou em grandes círculos de irrigação que se encontravam próximos da linha do horizonte que era visível a partir das janelas de estibordo (lado direito) do avião.
Análise Técnica
Foi coletado os dados do referido voo através do FlightRadar os quais estabelecem que provavelmente a filmagem foi iniciada por volta das 17h17min44s e não às 17h25min conforme relatado pela testemunha pois, nesse horário, o avião já tinha sobrevoado a cidade de Taos.
Os dados de voo reportam que, ao sobrevoar a região, o avião estava em velocidade de cruzeiro de 814km/h e a 9144 metros acima do nível do mar.
Infelizmente, naquela tarde a região filmada apresentava muita nebulosidade, dificultando a localização visual de pontos de referência. Entretanto, após análise detalhada das poucas regiões que não estavam ocultadas pelas nuvens, foi possível fazer a geolocalização desses locais, que confirmaram o relato da testemunha que relatou o fenômeno quando o avião sobrevoava as proximidades da cidade de Taos. No início da filmagem é possível ver uma estrada de terra e no final da filmagem é possível ver 2 maciços montanhosos nas proximidades de um rio com margens profundas que projetaram grandes sombras nas encostas; além de um reservatório de água de um formato bastante peculiar. Esse conjunto de referências permitiu a geolocalização da região do final da filmagem, sendo que essas referências serão nomeadas mais adiante nesse artigo.
Origem dos Reflexos
Examinando a região do sobrevoo onde ocorreu a filmagem, percebe-se que, muito próximos à linha do horizonte, existem inúmeros grandes círculos de irrigação com cerca de 790 metros de diâmetro e distantes cerca de 70 km do trajeto da aeronave quando esta sobrevoava a região de Taos. Após minuciosa e extensiva análise da perspectiva da paisagem filmada a partir do avião, foi possível criar a hipótese de que as 6 manchas brilhantes, presentes em toda a extensão da filmagem, são o reflexo do espelho de água no solo e de gotículas acumuladas na vegetação dos círculos de irrigação que estão situados nas imediações dos vilarejos de Fort Garland e Sangre de Cristo Ranches, ambos no sul do estado do Colorado. Como se demonstra no texto mais adiante, o movimento relativo entre as 3 fileiras de luzes durante o trajeto da aeronave é plenamente compatível com a perspectiva do trajeto. Na hipótese desses grandes círculos terem sido irrigados no final da tarde, o intenso reflexo bem como sua cor dourada de um espelho da água ou das gotículas na plantação é compatível com o avistamento do passageiro da aeronave (Figure 1 e Figure 2). O forte brilho dourado se explica que, no horário do voo, o Sol estava se pondo e coincidiu que o reflexo solar nos círculos de irrigação se direcionaram exatamente para a aeronave e, portanto, para a testemunha. O término súbito do brilho testemunhado é explicado de forma simples: ao se deslocar, a aeronave saiu da zona para onde a reflexão solar proveniente dos círculos de irrigação se dirigiam. Seria muito interessante verificar juntos aos fazendeiros se existe uma planilha de irrigação preservada, referente ao início do mês de maio de 2023.
Sem ter o filme original, não é possível analisar a duração do filme relativos aos pontos exatos do início e final da aeronave respectivos ao que foi filmado, presume-se que o avião tenha percorrido 18680 metros durante a filmagem, ressaltando-se que para a perspectiva dos supostos círculos de irrigação coincidirem exatamente o avião teria de ter percorrido uma distância ligeiramente maior. Para resolver isso, seria interessante a MUFON contatar os fazendeiros de Fort Garland, Colorado para saber quais os círculos que foram irrigados naquela data.
Na Figura 1, os 6 círculos de irrigação que correspondem aos reflexos estão em amarelo e a rota do avião em vermelho. Foi adicionada as linhas de visada inicial e final em vermelho, as quais as perspectivas correspondem quase exatamente ao que foi filmado.
Análise da Imagem referente ao Início da Gravação
No início da filmagem, é possível localizar 6 manchas amareladas muito brilhantes aproximadamente circulares próximos da linha do horizonte. Devido à alta nebulosidade, o único ponto de referência disponível é uma estrada não pavimentada que foi possível referenciar devido a uma curva suave em que foi possível achar a correspondência durante a rota do avião, conforme Figura 2.
Análise da Imagem referente ao Final da Gravação
No início da filmagem, também é possível localizar as mesmas 6 manchas amareladas muito brilhantes aproximadamente circulares que continuam próximas à linha do horizonte. No final da filmagem, felizmente a nebulosidade presente na paisagem diminuiu um pouco, permitindo a geolocalização de pontos importantes da paisagem, com os maciços montanhosos do lado direito e esquerdo do Rio Grande, respectivamente denominados Guadalupe Mountain e Cerro Chiflo. Além desses pontos de referência, adicionalmente é possível ver abaixo de uma fileira de nuvens também abaixo dos 6 reflexos, um reservatório de água de formato peculiar no vilarejo Jaroso, que coincide com visualização no filme. Outro ponto que permitiu a confirmação do final da filmagem são as montanhas Guadalupe, bem como o leito do Rio Grande, que está à sua esquerda. Todos esses pontos de referência estão indicados na Figura 3.
Geolocalização das 3 Fileiras de Reflexos
Dados que a região ao norte contém inúmeros círculos de irrigação, pesquisou-se a combinação na qual estas regiões coincidissem com o movimento relativo da aeronave, conseguindo-se uma solução da configuração vista no trajeto da aeronave, conforme indicado anteriormente Figura 1.
Explanação do Formato dos Reflexos
Durante a filmagem é notória a alteração das formas das 6 manchas brilhantes ocorrendo, em alguns momentos, a deformação dessas mesmas manchas, bem como o surgimento de outras intercaladas na mesma fileira entre as elas.
As explicações plausíveis para esse fenômeno são:
- A alteração da quantidade de nuvens que a luz solar refletida pelos círculos de irrigação atravessa até chegar ao avião é bastante significativa;
- A saturação do sistema óptico-eletrônico do celular smartphone, causando dispersão circular dos raios solares refletidos, bem como a dispersão desses causada pelas nuvens;
- A alteração da intensidade dependente provavelmente da posição do avião em relação a uma eventual vegetação que foi irrigada. Um estudo mais adequado sobre isso só seria possível após contatar o fazendeiro do local para constatar que tipo de vegetação poderia estar nos locais que originam os brilhos solares.
É possível verificar, em alguns momentos da filmagem, que os brilhos são elípticos e não circulares. Como o brilho passa por nuvens ele, os raios do reflexo são dispersados e se tornam circulares, contribuindo para esse efeito de saturação do sistema da câmara da filmadora.
Para verificar a segunda causa apontada acima, foi tratado digitalmente o quadro número 522 da filmagem (extraído do vídeo que foi disponibilizado no YouTube) de modo que a se visualizar melhor o formato das manchas brilhantes. Esse quadro processado digitalmente é mostrado na Figura 4. Quando a intensidade luminosa dos reflexos provenientes dos círculos é reduzida ao atravessar as nuvens é possível perceber que as manchas são, na verdade, elípticas. Isso é plenamente condizente com a visão em perspectiva de uma região reflexiva circular.
Movimentação Relativa das Fileiras de Reflexos
Durante toda a filmagem, é possível ver 3 fileiras horizontais, cada uma contendo 2 manchas principais. Conforme se verifica na figura, em linhas gerais essas fileiras permanecem com o formato constante, sempre mantendo 2 brilhos circulares principais, alterando o formato de cada região circular e eventualmente exibindo um brilho secundário entre estes. Utilizando os 6 círculos de irrigação destacados na Figura 5 é possível encaixar o movimento relativo visto pela janela do passageiro com a paisagem condizente com aquele trecho do voo.