DESTAQUE

Rover Opportunity quebra recorde de distância em outro mundo

Por
01 de Agosto de 2014
Parte do Opportunity e o panorama marciano
Créditos: NASA

No último 28 de julho a agência espacial norte-americana anunciou que o veterano rover Opportunity completou 40,2 km em Marte. Isso o torna o veículo terrestre a completar a maior distância já percorrida em outro mundo. O recorde anterior pertencia ao rover soviético Lunokhod 2, que percorreu 39 km na Lua em 1973. Houver certa polêmica quando, no ano passado, uma equipe russa analisou as fotos da sonda norte-americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e recalculou o trajeto do Lunokhod de 37 para 42 km. Contudo, uma equipe internacional revisou as informações e confirmou a distância de 39 km para o rover soviético.

O Opportunity chegou a Marte em 25 de janeiro de 2004, após o pouso no dia 03 do mesmo mês de seu gêmeo, Spirit. Os dois revolucionaram nosso entendimento sobre Marte, comprovando que vastas áreas do planeta estiveram submersas no passado e ajudando a provar que existiu possibilidade de vida nessa época. A missão primária dos dois robôs era de 90 dias, contudo superaram de longe essa expectativa. O spirit parou de se comunicar com a Terra em março de 2010, mas o Opportunity, mesmo com alguns pequenos problemas após tanto tempo em missão, prossegue sua exploração do Planeta Vermelho, comprovando ao lado do mais novo Curiosity que o mundo vizinho teve condições de abrigar vida no passado.

A NASA ainda anunciou em 31 de julho o pacote de instrumentos científicos que equipará seu próximo rover para Marte. Programado para lançamento em 2020 e utilizando o mesmo chassi base do Curiosity, o novo robô levará a bordo sete instrumentos, incluindo lasers, radar de penetração do solo e câmeras em um mastro similares aos do robô que pousou em agosto de 2012. Seu braço mecânico terá instrumentos à base de raios-X e outro capaz de analisar via luminescência elementos químicos e orgânicos. No corpo do robô, além do radar, haverá uma estação meteorológica e um experimento destinado a produzir oxigênio a partir da atmosfera marciana, visando preparar uma futura expedição tripulada. O rover 2020 terá ainda pequenos recipientes para guardar amostras, que uma missão futura poderá trazer para a Terra. O objetivo da missão 2020 é localizar evidências de que a vida existiu em Marte, na forma de microfósseis e outros sinais de atividade biológica.

Veja um infográfico sobre Opportunity e Spirit

Confira um infográfico da missão Mars 2020

Mistério da rocha marciana desvendado

Opportunity encontra novas evidências de que Marte pode ter abrigado vida

NASA comemora dez anos dos primeiros rovers em Marte

Confira um vídeo sobre o recorde do Opportunity:



Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO
Dossiê Cometa
Dossiê Cometa

O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O livro apresenta casos ufológicos marcantes ocorridos na França e em todo o mundo, incluindo pousos de UFOs com marcas físicas, perseguições a aviões civis e militares com depoimentos dos pilotos, interferências em redes elétricas e casos em que ETs abordaram seres humanos.

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Já está no ar a Edição 77 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2014

O primeiro de muitos passos