DESTAQUE

Mistério da rocha marciana desvendado

Por
18 de Fevereiro de 2014
O local de onde a rocha misteriosa foi movida, com as marcas das rodas do Opportunity claramente visíveis
Créditos: NASA

Causou muita polêmica, chegando mesmo a render um processo, a revelação feita pela NASA em 16 de janeiro último a respeito de uma estranha rocha fotografada pelo rover Opportunity. O objeto não estava naquela posição quatro dias antes e várias teorias surgiram para tentar obter uma explicação.

O caso provocou tamanha celeuma que um cidadão chamado Rhaw Joseph processou a NASA, acusando-a de reter informações e não investigar de maneira apropriada o que ele chamava de prova da existência de fungos crescendo na superfície de Marte. O processo aparentemente não foi acolhido pela Justiça norte-americana.

Conspirações imaginárias à parte, a NASA acaba de divulgar a origem da rocha, que foi simplesmente movida ou chutada por uma das rodas do Opportunity. A agência exibiu ainda uma foto, obtida em 04 de fevereiro último, exibindo o local onde Pinnacle Island estava anteriormente, antes de ser movida pela roda. As marcas no solo marciano são muito evidentes na imagem.

EVIDÊNCIA DA PRESENÇA DE ÁGUA

Ray Arvidson, da Universidade Washington em St. Louis e principal investigador do Opportunity, explicou: "Movemos o Opportunity por uma curta distância após inspecionar Pinnacle Island e pudemos observar diretamente o caminho percorrido anteriormente, no qual encontramos uma rocha virada com a mesma aparência. Nós dirigimos sobre ela. Podemos ver claramente os rastros e foi dali que Pinnacle Island veio".

crédito: NASA
Close de Pinnacle Island, indiscutivelmente uma rocha
Close de Pinnacle Island, indiscutivelmente uma rocha

Problema resolvido, porém restaram alguns aspectos muito interessantes a respeito dessa rocha. Os equipamentos e sensores do Opportunity permitiram descobrir que a rocha possui altos níveis de enxofre e manganês. Os dois elementos são solúveis em água e, de acordo com a NASA, a ação da água pode ter produzido essa elevada concentração. O fenômeno pode ter ocorrido recentemente, logo abaixo da superfície, ou em camadas mais profundas há muito tempo. Neste caso a erosão permitiu que o material estivesse acessível às rodas do rover.

A agência também anunciou que os níveis mais baixos de energia do inverno marciano já foram ultrapassados e como o vento removeu poeira dos painéis solares do Opportunity, eles agora dispõem de mais energia. Os cientistas da missão planejam subir pela borda da cratera Endeavour e examinar camadas expostas de rocha da superfície marciana, investigando assim o passado do planeta.

Site oficial da missão

Galeria de fotos de Spirit e Opportunity

Misteriosa rocha surge diante do rover Opportunity

NASA comemora dez anos dos primeiros rovers em Marte

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

crédito: Revista UFO
Dossiê Cometa
Dossiê Cometa

O Dossiê Cometa é o relatório da entidade homônima francesa – o Comitê Cometa – que analisou as evidências mais marcantes da atuação de ETs em nosso planeta, através de avistamentos e aterrissagens de UFOs que se prolongam há milênios e dos contatos com seus tripulantes. O livro apresenta casos ufológicos marcantes ocorridos na França e em todo o mundo, incluindo pousos de UFOs com marcas físicas, perseguições a aviões civis e militares com depoimentos dos pilotos, interferências em redes elétricas e casos em que ETs abordaram seres humanos.

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Já está no ar a Edição 207 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2014

Um passado quase desconhecido