Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Resposta do editor de UFO A. J. Gevaerd aos artigos de Marcelo Gleiser
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Resposta do editor de UFO A. J. Gevaerd aos artigos de Marcelo Gleiser
notícias

Resposta do editor de UFO A. J. Gevaerd aos artigos de Marcelo Gleiser

Agroglifos: mensagem ou fraude? Gevaerd comenta recentes textos de Gleiser no jornal Folha de S. Paulo

Ultima atualização: 21 de junho de 2011 16:15
Por
A. J. Gevaerd
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do...
Envie!
Envie!

6863487360907dc36ddacc37c33cf9e11527597447

Doug, Dave & Cia ressuscitados
Créditos: Imageshack

É impressionante a facilidade com que o doutor Marcelo Gleiser se lança na aventura de escrever – e emitir opiniões – sobre temas que não conhece e fora de suas áreas de especialidade, a astronomia e astrofísica. E extremamente decepcionante quando o faz, demonstrando não ter nem as mais básicas referências sobre os assuntos sobre os quais decide tratar, a exemplo da Ufologia, como ele fez em dois recentes artigos na Folha de S. Paulo, sendo o último no dia 19 de junho, “Agroglifos: mensagem ou fraude”.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Em primeiro lugar, o que o doutor Marcelo Gleiser precisa saber é que, após mais de seis décadas de pesquisas do Fenômeno UFO, o assunto já não admite mais a manifestação de meras “opiniões” – e muito menos as desinformadas, como as suas. Não, senhor, a Ufologia não é matéria de opinião, mas de informação, algo que o respeitável cientista demonstra não ter – o que é, no mínimo, um assombro, visto o cargo que ocupa e a responsabilidade que deveria demonstrar para com seus leitores.

Sobre os agroglifos, por exemplo, o doutor Marcelo Gleiser aparenta quase nada saber, mas ainda assim faz julgamento da questão, com a presunção de querer contestar um fenômeno sobre o qual se debruçam cientistas, governos e militares há décadas, sem respostas. Ele erra nos dados mais primários que expõe e contesta sobre o assunto, a exemplo do tamanho desses fenômenos. O doutor Marcelo Gleiser deveria saber, pelo menos, que muitos dos agroglifos chegam a ter 600 e até 800 m de comprimento de ponta a ponta, ou seja, são muito maiores do que um campo de futebol. E alguns podem chegar a mais de mil objetos desenhados nos campos, organizados na figura de uma maneira geométrica perfeita. Por favor, não menospreze isso.

E explicar sua natureza, como fez o doutor Marcelo Gleiser, citando alguns documentários pobres e referências simplistas a fazendeiros, é debochar da inteligência do leitor. É evidente que existe muito lixo na literatura a respeito dos agroglifos, como em todas as áreas do conhecimento humano, mas há um volume absolutamente significativo e valioso de documentação a respeito de sua manifestação, partindo principalmente de cientistas, seus colegas, igualmente perplexos diante do enigma – até mais do que os ufólogos, que são os estudiosos mais interessados em entender o enigma, mas não os únicos.

Para se ter idéia da desinformação do doutor Marcelo Gleiser quanto à questão, ele ingenuamente cita os velhinhos Doug Bower e Dave Chorley como autores da figuras nos campos ingleses, afirmando que elas passaram a surgir quando eles admitiram isso, em 1978. Ora, o cientista não sabe ou não se informou sobre o fato de que Bower e Chorley fizeram alguns círculos toscos e enjambrados, totalmente diferentes daqueles que surgiam nas mesmas noites em que operavam, espantosa e simultaneamente em dezenas de outras localidades do Reino Unido. A história de Bower e Chorley é uma piada desde exatamente 1978, quando fizeram a infundada alegação de serem autores de todos os agroglifos – o que se sabe ser absolutamente impossível há duas décadas, pelo menos. E de lá para cá, quando o fenômeno realmente esquentou, parece que nada mais o senhor doutor Marcelo Gleiser pesquisou sobre o assunto…

Assunto relacionado:  Tríplice Fronteira sob ação de alienígenas e mutilações de animais

Nota da Redação UFO: Confira o artigo completo de Gevaerd e os dois textos de Marcelo Gleiser publicados no jornal Folha de São Paulo, clicando aqui ou acessando o blog pessoal do editor.
Leia também:

Cientista afirma que agroglifos estão cada vez mais elaborados


Saiba sobre a pesquisa dos agroglifos, em artigos da UFO:

Agroglifos em geral:

http://ufo.com.br/artigos/as-mensagens-por-tras-dos-circulos

http://ufo.com.br/artigos/mais-um-verao-ingles-novos-desafios/


http://ufo.com.br/artigos/circulos-danados-alimento-para-nossa-evolucao/


http://ufo.com.br/noticias/misterio-circulos-ingleses-voltam-a-aparecer-em-plantacoes/


http://ufo.com.br/noticias/os-circulos-ingleses-continuam-intrigando-a-humanidade/


http://ufo.com.br/noticias/teoria-busca-novas-alternativas-de-pesquisa-dos-famosos-circulos-ingleses/

Os primeiros agroglifos do Brasil, de 2008:

http://ufo.com.br/artigos/os-circulos-chegaram

http://ufo.com.br/artigos/investigacoes-confirmam-os-circulos


http://ufo.com.br/artigos/uma-visao-detalhada-dos-primeiros-agroglifos-brasileiros-revela-estranhezas


http://ufo.com.br/artigos/apos-os-circulos-surgem-as-fraudes


http://ufo.com.br/artigos/mais-agroglifos-em-santa-catarina

Agroglifos do Brasil, de 2009:

http://ufo.com.br/artigos/os-agroglifos-estao-de-volta

http://ufo.com.br/artigos/as-inusitadas-caracteristicas-do-agroglifo


http://ufo.com.br/artigos/qual-relacao-tem-os-circulos-ingleses-com-o-calendario-maia



Documentários Exclusivos em DVD:

Mensagens do Espaço (2000)

crédito: Capa: Equipe UFO

t254690452

Descrição: O que significam os círculos ingleses? Quem são seus autores? Este é um documentário completo sobre os círculos nas plantações, um dos maiores enigmas da atualidade. Ao longo das últimas duas décadas, sem qualquer explicação plausível, misteriosos desenhos foram surgindo nas plantações do sul da Ingl
aterra. Em pouco tempo as imagens antes simplórias, de círculos e esferas, foram dando lugar a construções mais elaboradas e complexas. Figuras com até 600 objetos simetricamente dispostos já foram encontradas em colheitas que ultrapassam 12 hectares.

As imagens são produzidas sem a destruição das plantas, por algum tipo de energia desconhecida que dobra seus caules de dentro para fora. Como se desenhados a partir do espaço por uma caprichosa mão invisível, os círculos ingleses, como são mais comumente conhecidos, se formam da noite para o dia, sem ação humana. Os caules dobrados das plantas que dão forma as figuras, sendo que, até hoje, mais de 20 mil foram catalogadas.

Mas o que significam? Seriam algum tipo de mensagem espacial sendo transmitida por seres extraterrestres? Com que intenção? Este DVD, que contém dois documentários premiados mundialmente sobre o assunto, irá chocá-lo ao apresentar suas respostas. Clique aqui para detalhes e assista ao trailer.

Mensagens Cósmicas (2008)

crédito: Capa: Colin Andrews

t228536087

Descrição: Seriam eles mensagens de outras espécies cósmicas tentando comunicação conosco? Ou estariam elas buscando nos alertar sobre nosso futuro? Há mais de três décadas o fenômeno dos círculos ingleses desafia a ciência e assombra autoridades, militares e ufólogos. Embora a origem dos agroglífos – como são chamados – seja a Grã Bretanha, hoje eles se manifestam em mais de 30 países, numa média anual que chega a três mil figuras. As enigmáticas imagens são produzidas com o uso de um tipo desconhecido de energia, que dobra os caules das plantas a distância e sem danificá-las, formando figuras que podem conter até 600 detalhes dispostos numa configuração geométrica perfeita, chegando até 800 m de extensão.

Assunto relacionado:  Força Aérea do Peru volta a investigar UFOs

Os círculos surgem do nada em minutos sobre plantações de cereais. Geralmente, a atividade de UFOs e sondas ufológicas é registrada nas imediações, levando os estudiosos a ligar o fenômeno à presença alienígena na Terra. Mas ainda faltam muitas respostas para explicar a origem deste surpreendente mistério. Se são obras de ETs, estariam eles enviando uma mensagem à humanidade? O que ela significa? Por que o meio escolhido para enviá-la são os campos de cereais? Estas são apenas algumas das questões que o documentário Mensagens Cósmicas busca esclarecer, a partir de uma profunda e detalhada análise das evidências, comentadas por especialistas que acompanham o fenômeno.

Você verá neste DVD quais são as teorias que explicam os agroglífos e onde entra o Fenômeno UFO nesta equação, com imagens atuais e belíssimas dos mais assombrosos círculos registrados em todo o mundo. Testemunhas que viram as imagens serem produzidas dão seus depoimentos, deixando claro que este é um dos fenômenos mais instigantes que a humanidade já conheceu. O documentário é internacionalmente premiado e chega ao país com exclusividade pela Videoteca UFO. Clique aqui para detalhes e assista ao trailer.

Os Círculos Ingleses e o Calendário Maia (2009)

crédito: Capa: Alexandre Jubran

t99397267

Descrição: Qual é a relação que existe entre os enigmáticos círculos nas plantações inglesas e o calendário desenvolvido pelos maias, há milênios? Saiba tudo neste documentário, que ainda contém um bônus extra: A Pesquisa dos Agroglifos, de 30 minutos. O calendário maia e os círculos ingleses são dois grandes desafios para a ciência. O primeiro é um instrumento astronômico e matemático avançadíssimo, criado há milênios por uma civilização que acreditava ser descendente direta de seres extraterrestres. Com ele, os maias conseguiram prever com precisão fatos que ocorreriam muitos séculos a frente, inclusive em nossa geração. E o segundo é um mistério que já dura três décadas, quando sinais inexplicados passaram a surgir nas plantações de grãos da Inglaterra, aos poucos se tornando complexas figuras geométricas. Hoje chamados de agroglífos, os círculos desafiam qualquer explicação e sua natureza é atribuída a alienígenas, que estariam nos enviando mensagens. Mas qual é a ligação que haveria entre eles e o calendário maia?

Este documentário apresenta um estudo aprofundado de ambos os enigmas e mostra como, de uma década para cá, eles passaram a se relacionar, quando os sinais nas plantações começaram a apresentar componentes do calendário. Para os pesquisadores, esta é uma evidência óbvia de que quem ajudou os maias a construí-lo tem uma clara ligação com as mensagens nos campos ingleses. Qual é tal ligação e o que significa para nós é o que este DVD debate, contando com a participação de renomados estudiosos em ambas as áreas.

Assunto relacionado:  Charlie Duke: \'Gostaria que um UFO me levasse de volta à Lua\'

Alguns sugerem que as previsões do calendário para nossa geração estariam sendo confirmadas nos agroglífos, como a que tem o ano de 2012 no centro de uma polêmica. Os estudiosos se dividem entre os que acham que a data marca o início de tragédias que levarão a humanidade à extinção e os que defendem que a conduzirão a um avanço de consciência, e este documentário analisa ambas as vertentes. Clique aqui para detalhes e assista ao trailer.

Afinal, O Que Se Passa? (2009)

crédito: Capa: Luca Oleastri

t198244384

Descrição: O fenômeno mundial dos círculos nas plantações visto por uma no
va ótica, levando à conclusão indiscutível de que são manifestações de inteligências sobrehumanas. Filmagens fantásticas, recentes e detalhadas dos mais impressionantes círculos encontrados nos últimos anos na Inglaterra e estudos matemáticos e geométricos de seu significado.

Há décadas o mundo assiste a evolução de um mistério sem precedentes na história da humanidade: o surgimento e a proliferação global dos chamados círculos ingleses, hoje conhecidos como “agroglifos”. São estranhos sinais produzidos inexplicavelmente em plantações de grãos em todo o mundo, inclusive no Brasil, que já somam mais de 20 mil. Nos últimos 30 anos, ufólogos, cientistas, matemáticos, militares, filósofos, biólogos, agrônomos e até artistas se debruçaram sobre as impressionantes marcas, concluindo sem qualquer espaço para dúvidas que se tratam de alguma forma de comunicação produzida por outras inteligências, possivelmente de origem extraterrestre.

Não são poucos os estudiosos que elaboraram teorias para tentarem explicar os sinais, alguns recorrendo à geometria e à matemática. Os resultados são impressionantes e merecem toda a atenção científica. Muito já foi dito e escrito sobre este mistério, que desafia as mentes mais brilhantes de nosso tempo. Mas este documentário é o primeiro a lançar um “olhar diferente” sobre o cenário dos círculos, fazendo-o de uma forma que levará o espectador numa fascinante viagem. A intuitiva e dedicada produtora californiana Suzanne Taylor realiza em Afinal, O Que Se Passa? um de seus melhores trabalhos, que foi aclamado pela crítica e premiado mundialmente.

No DVD são apresentadas, de forma inédita, as idéias dos mais proeminentes estudiosos dos círculos, que discutem suas conclusões de anos de pesquisas, além de imagens fascinantes e informação científica de excepcional valor. Clique aqui para detalhes e assista ao trailer.

Algumas imagens e filmagens selecionadas disponíveis em nossa seção de vídeos:

Crop Circles (Agroglifos) – Cenas aéreas exclusivas

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

TÓPICO(S):Edição 178
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos
Notícias notícias
contacto ft 768x432 1
Novo protocolo de contato do SETI proíbe resposta a mensagens extraterrestres
Notícias
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’
Notícias notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Notíciasnotícias

Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
Notíciasnotícias

A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
13 minutos de leitura
ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de out. de 2025 09 18 24
Notíciasnotícias

Obrigado Paiva Netto

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up