Na madrugada do último 15 de março aconteceu o primeiro eclipse total da Lua em 2014. Devido à atmosfera da Terra espalhar a luz solar e também ao fato de o satélite passar no centro mais escuro da sombra da Terra, chamado de umbra, o resultado foi a Lua avermelhada vista em boa parte das Américas do Norte e do Sul.
Conforme noticiamos anteriormente, mistificadores aproveitaram o fenômeno para espalhar seus boatos e inverdades, alegando ser o fenômeno um aviso de fim de mundo ou de mudanças radicais na sociedade terrestre. Evidentemente nada disso aconteceu e onde o clima permitiu os observadores puderam presenciar um belo espetáculo. O cenário se completou com a presença da brilhante e azulada estrela Spica próxima à Lua e Marte um pouco mais distante.
Outro aspecto único nesse fenômeno foi o fato de o eclipse coincidir com a máxima aproximação de Marte em relação à Terra, a 92,4 milhôes de quilômetros. Quando os planetas se aproximam assim forma-se a chamada janela para lançamento, aproveitada nesta ocasião pelas naves norte-americanas MAVEN (Evolução Volátil da Atmosfera Marciana) que chegará em novembro, sendo em setembro precedida pela indiana Mangalyaan. A NASA, por sua vez, mantém vigilância sobre o estado de suas sondas lunares LRO e Ladee, pois com a Terra entre a Lua e o Sol seus painéis solares recebem pouca energia.
MAIS QUATRO ECLIPSES LUNARES
Aqui cabe uma correção em relação à nota anterior. O fenômeno da tétrade, uma série de quatro eclipses lunares totais, acontecerá de agora até setembro de 2015, sendo as datas as sequintes: 15 de abril de 2014; 08 de outubro de 2014; 04 de abril de 2015 e 28 de setembro de 2015. Outro fenômeno celeste que deverá ocorrer será um eclipse solar, no qual a Lua ficará cercada por um anel de fogo do Sol atrás dela, do ponto de vista de um observador na Terra. Contudo, será visível somente da região de Wikes Land na Antártida.
Assista a um vídeo mostrando como a Lua se torna vermelha:
Infográfico sobre o funcionamento de um eclipse
Infográfico dos grandes eventos celestes de 2014
Boatos de fim do mundo ressurgem com alinhamentos e elipses
E o fim do mundo novamente não aconteceu
O meteoro, o asteróide e as mistificações
A farsa de Marte tão grande quanto a Lua se repete
Saiba mais:
Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira – Parte 2
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.