O I UFOZ ou IV Fórum Mundial de Ufologia, que será encerrado neste domingo, 09 de dezembro de 2012, é o mais recente de uma série de eventos que teve início em Brasília, em 1997, com o I Fórum Mundial de Ufologia. O Brasil já vem, há muito tempo, ocupando seu lugar na vanguarda da Ufologia Mundial, e foi defintiivamente colocado no mapa dessa disciplina muitos anos antes, em 1979.
Naquele ano ocorreu o Primeiro Congresso Internacional de Ufologia [CIUFO], organizado pelo maior nome da Ufologia Brasileira e seu grande incentivador por várias décadas, o General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa [1906-1996]. Nascido em Murici, Alagoas, o General, como era carinhosamente chamado, foi engenheiro civil, geógrafo, oficial de engenharia do Exército Brasileiro, professor de cálculo vetorial e professor catedrático de mecânica racional na Academia Militar das Agulhas Negras.
Foi nesta última instituição que ele iniciou seus trabalhos em Parapsicologia e Ufologia, surpreendendo muitos de seus pares com sua ousadia e a seriedade em que tratava dessas questões. Pensador respeitado no meio militar brasileiro, e também por governos, cientistas e religiosos, tornou-se o maior incentivador da Ufologia Brasileira, autor de inúmeros livros que são referência obrigatória para pesquisadores veteranos e iniciantes.
O I UFOZ 2012 contou com a participação de Paulo Yog Uchôa, seu filho, que fez uma apresentação focada em seu trabalho ressaltando seu pioneirismo e o significado que teve para a Ufologia Brasileira. Como ponto culminante, foi exibido um vídeo homenageando o General, que por seu legado terá sempre a eterna gratidão dos ufólogos do Brasil.
Vídeo O Legado do General A Moacyr Uchoa para a Ufologia – por Paulo R Yog M Uchoa
Site oficial com a história do General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa