Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Fósseis são melhor jeito de achar vida em Marte, diz cientista
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Fósseis são melhor jeito de achar vida em Marte, diz cientista
notícias

Fósseis são melhor jeito de achar vida em Marte, diz cientista

Ultima atualização: 6 de junho de 2010 00:00
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

426c165bc7ce7a70babe1e6d6dde9c201528232906

Fósseis marcianos podem já ter sido encontrados, a se confirmar as descobertas no meteorito ALH 84001
Créditos: NASA

Buscas por micróbios marcianos fossilizados poderão começar a partir de 2013. O melhor jeito de detectar vida em Marte é procurar pelos marcianos mortos – mais exatamente, por fósseis microscópicos junto à superfície do planeta, afirma o pesquisador Jack Farmer, da Universidade Estadual do Arizona. Farmer apresentou sua proposta, que difere radicalmente da abordagem mais comum – a caça por microorganismos ainda vivos, adotada, por exemplo, na missão das sondas Viking, nos anos 70 – em apresentação feita no encontro anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), em San Francisco, e em entrevista, por e-mail, ao Portal Estadão. Farmer afirma que a busca por vida marciana atual envolve a busca por água em estado líquido, e que para encontrar depósitos de água será preciso perfurar vários quilômetros a baixo da superfície, algo que a tecnologia não permitirá, ao menos ao longo da próxima década.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

A descoberta recente de características na superfície marciana que parecem indicar fluxos de água, anunciada em dezembro pela Nasa, não anima o pesquisador. “Os modelos (de vazamento de água para a superfície) estão sendo duramente contestados”, diz ele. “É óbvio que se houver vazamentos de água é para lá que deveríamos querer ir imediatamente… mas estou muito cético, agora, de que essas características representem água logo abaixo da superfície”. Ele diz que os modelos teóricos mais sólidos que apontam para a presença de água no subterrâneo marciano falam em vários quilômetros de profundidade.”Não se trata de pessimismo”, afirma o cientista. “O fato é que não existe nenhum sistema de perfuração por robô capaz de perfurar mais de um ou dois metros. O fato é que perfurar em profundidade requer seres humanos”.

Assunto relacionado:  NASA divulga as primeiras imagens da Phoenix na superfície de Marte

A alternativa apontada pelo cientista é a busca de marcas microscópicas deixadas por seres vivos, em rochas de milhões ou bilhões de anos atrás, com robôs capazes de enxergar pedras em diversos comprimentos de onda, e com uma definição da ordem de centésimos de milímetro. Os rigores do clima marciano – com grandes tempestades de areia e o bombardeio constante de raios ultravioleta do Sol – não representam ameaça ao registro fóssil que possa existir perto da superfície, diz Farmer. “A radiação de superfície tem pouco efeito em assinaturas biológicas. Essas assinaturas estão incrustadas na rocha, e bem protegidas”.

Meteorito. Falar em fósseis de micróbios marcianos traz à memória o caso do meteorito ALH 84001, onde, segundo alguns cientistas, existem marcas que representam vida marciana. No entanto, a evidência do meteorito continua a ser duramente contestada. “A abordagem que defendo envolve, como primeiro passo, levar o equipamento certo ao lugar certo”, diz Fasrmer, lembrando que o meteorito chegou Terra “por pura sorte, e não graças a uma seleção cuidadosa”.”Trata-se de uma rocha… que foi fragmentada diversas vezes antes de ser ejetada de Marte e chegar à Terra”, lembra ele. Tendo origem vulcânica, o meteorito sequer representa o melhor tipo de rocha para buscar sinais de vida. “Seria muito melhor se fosse uma das rochas ricas em sulfatos detectadas” na planície marciana de Meridiani, diz Farmer. “Essas são unidades sedimentares, de baixa temperatura, que na Terra tendem a fazer um trabalho razoável de preservação de assinaturas fósseis”. Sobre quando a caça aos fósseis marcianos poderá começar, Farmer diz que tanto a missão Laboratório de Astrobiologia Marciana, prevista para a Nasa em 2016, quanto a européia ExoMars, prevista para 2013, poderão fazer o tipo de pesquisa que ele propõe.

Assunto relacionado:  China levará 1ª sonda a Marte em 2009, com ajuda russa
TÓPICO(S):Edição 140
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 5 de dez. de 2025 11 39 39
O Homem-mariposa e os UFOs: Existe uma conexão?
notícias Notícias
1 fyF35Iz0Q2HgNrUp1ASD5Q
Depoimento de um Cientista/Engenheiro da área 51 que quase morreu
Notícias
2025 09 29 14 31 39
O Caso Levelland: A Noite em que um UFO Parou o Texas
Notícias notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 16 25 52
Notíciasnotícias

A Face Sombria da Ufologia: Quando o Arrogância Se Traveste de Autoridade

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 10 29 06
Notíciasnotícias

Empresas teriam tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
kalahari
Notíciasnotícias

Militares Derrubaram UFO no Deserto: O Caso Kalahari

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
EKnfZTq9KaqtQhPHebkHNH 650 80.jpg
Notíciasnotícias

Robô de 4.000 anos? Eram os Deuses Astronautas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 29 de nov. de 2025 17 59 54
Notíciasnotícias

Vaticano e UFOs? Novo Documentário Investiga Acusações da CIA e Revela Bastidores Ocultos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
stranger things season 5
Notíciasnotícias

Stranger Things e o Projeto Montauk: A Realidade Oculta Por Trás Da Ficção e Suas Ligações Com o Fenômeno UFO

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
maxresdefault 10
Notíciasnotícias

Você conhece o caso Holloman? O dia em que um UFO pousou em uma base militar

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de nov. de 2025 08 37 21
Notíciasnotícias

Trump pode confirmar a existência de extraterrestres

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up