Fórum Mundial de Ufologia: Exemplo para o mundo
De 7 a 14 de dezembro passado, o Brasil centralizou as discussões internacionais sobre Ufologia. Era a realização do I Fórum Mundial de Ufologia, na sede do ParlaMundi da LBV, em Brasília, que atraiu a atenção da imprensa mundial e dos mais diversos segmentos ligados à pesquisa do Fenômeno UFO. Durante sete dias ininterruptos, 70 ufólogos de todo o Brasil e de outros 20 países discutiram e debateram a fundo os principais aspectos da presença extraterrestre em nosso planeta.
Este foi o maior, o mais significativo e o mais bem divulgado evento ufológico da história – e, segundo muitos dos convidados internacionais, foi também o mais bem organizado. Nunca, em momento algum, reuniram-se tantos talentos para tratar de Ufologia. Estudiosos renomados de países que vão da China à Argentina, do Canadá à Austrália estiveram em Brasília compartilhando com a platéia suas informações e descobertas.
Ao realizar o Fórum Mundial, o Brasil deu um exemplo para o mundo. E os ufólogos brasileiros, que organizaram o mega evento, deram uma mensagem curta e grossa às nossas autoridades: a comunidade ufológica nacional está suficientemente madura para ser ouvida e reconhecida. E mais: os discos voadores e seus tripulantes extraterrestres estão num gradativo e contínuo processo de pesquisa e aproximação da Terra.
Carta de Brasília – Esses foram, precisamente, os principais pontos do documento que resultou do Fórum, a Carta de Brasília, um abaixo assinado em que os ufólogos nacionais e estrangeiros presentes pedem respeitosamente ao governo brasileiro que abra alguns de seus arquivos confidenciais sobre UFOs. A carta foi entregue a dois representantes do Ministério da Aeronáutica e a um representante do Governo Federal, em 14 de dezembro passado. Até agora, 16 de fevereiro, data em que fechamos esta edição, ainda não obtivemos resposta a nossos apelos. Mas continuamos aguardando…
O Fórum Mundial demandou, para ser realizado, milhares de horas de trabalho e planejamento, necessitou da dedicação de dezenas de pessoas e do emprego de somas vultosas. Seu sucesso, entretanto, compensa tamanho esforço. Ao retornarem aos seus países, os ufólogos que aqui estiveram se apresentando levaram consigo a idéia, clara e nítida, de que hoje a Ufologia feita no Brasil tem o nível e o arrojo das praticadas em países do Primeiro Mundo. Se antes éramos conhecidos mais pela nossa riquíssima casuística, hoje também somos por nossa organização e união.
Expressivos ufólogos e grupos de pesquisas do Brasil se empenharam na tarefa de organizar e realizar o Fórum Mundial, contando com o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), que dispôs de sua estrutura e pessoal para que o evento pudesse ser concretizado. O engajamento da LBV no projeto, desde sua concepção, deve-se ao fato de que a entidade, essencialmente ecumênica, reconhece a seriedade da Ufologia e a necessidade de sua discussão.
A cobertura que o Fórum recebeu da Imprensa também foi exemplar. O evento foi divulgado em mais de 100 jornais do país, em todas a redes de televisão, em incontáveis emissoras de rádio e também através de revistas de circulação nacional. Nunca se viu nada igual, nem em países onde a Ufologia é bem mais propagada. O ParlaMundi foi inundado de repórteres de todo o Brasil e de vários outros países, que enviaram equipes para cobrir o evento.
A Revista UFO esteve por trás de cada momento da organização e realização do Fórum Mundial, e fez cobertura completa de todas as suas atividades. Como resultado, em janeiro passado, lançamos uma edição de UFO Especial, de número 22, dedicada à divulgação do evento. Cada conferência foi acompanhada por nossa equipe e está descrita na edição, assim como todos os momentos mais importantes do Fórum. Esta edição, ainda nas bancas, dá idéia da extensão atingida pelo maior evento de Ufologia já realizado no mundo. Agora, nas edições seguintes da série UFO Especial, publicaremos, na íntegra, as conferências apresentadas pelos convidados nacionais e internacionais. Serão 50 matérias, a serem distribuídas por no mínimo cinco edições de UFO Especial, do número 23 ao 27.
Realizando esse trabalho, a Equipe UFO cumpre com sua missão de levar até o leitor que não pôde acompanhar pessoalmente o evento informações atualizadas e completas sobre a problemática ufológica, em níveis internacionais, sem que se diminua ou se resuma a importância dos fatos apresentados. Os leitores que ainda não adquiriram a UFO Especial 22 são convidados a ir à banca de revistas de preferência e aproveitar o resultado de um trabalho que entrou para a história da Ufologia Mundial.