Seitas Ufológicas
Extremamente bem abordado o tema do perigo do fanatismo ufológico nas matérias da UFO 51. Acho que se pudessem, aqueles jovens não teriam cometido o erro absurdo de querer uma carona no Hale-Bopp. Parabéns para os autores dos artigos. Parabéns à Revista UFO.
Ricardo Machado Pereira
Salvador (BA)
Acompanho UFO há muitos anos, mas nunca deparei-me com um artigo tão esclarecedor quanto o de Cláudio Suenaga em UFO 51, tratando da lamentável questão das seitas ufológicas. Claudeir Covo também foi brilhante em sua matéria sobre o mesmo assunto. Parabéns à UFO por expor e denunciar a farsa que são estas seitas.
Donizete Cardoso
Teresina (PI)
Felizmente há um veículo sério tratando em detalhes a questão das seitas ufológicas. O assunto merece também a atenção das autoridades, pois há muitos “gurus ufológicos” ludibriando a boa fé das pessoas.
Stella Maria Garcia
Montes Claros (MG)
50° Edição de UFO
Excelente a UFO 50. Concordo que seja uma edição histórica. Como assinante da revista desde seu início, também acompanhei todos os altos e baixos e torci muito para que tudo desse certo. E hoje tenho certeza de que a UFO é o maior meio de divulgação da Ufologia Mundial. Excelente também a seção Internet. Mas, como sugestão, acho que já é hora do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) ter sua própria home page. Peço que divulguem mais sites nacionais, pois nem todos, como eu, têm o perfeito domínio da Língua Inglesa. Apesar disso, vou consultar todos os endereços divulgados, pois é muito difícil garimpar todos os sites nos índices. E nem todos valem a pena, por conterem muito lixo ou até serem muito demorados.
Ruy Ambrazavicius
Rio de Janeiro (RJ)
Gostaria de parabenizá-los pela criação da seção Internet na Revista UFO e agradecer a honrosa citação ao site Vigília, que mantenho com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas (CEPEX), de Sumaré (SP). A UFO mostra que está sintonizada com os benefícios que a rede mundial de computadores pode trazer à pesquisa e divulgação do Fenômeno UFO.
Jeferson Martinho
São Paulo (SP)
Antes de qualquer comentário, quero congratulá-los pelos 12 anos da Revista UFO. Sou leitor desta magnífica publicação há vários anos e tenho acompanhado seu empenho e dedicado trabalho no sentido de brindar os leitores com as melhores informações ufológicas. Essa busca pelo melhor culminou na edição de número 50, com primorosa qualidade gráfica e conteúdo que a classifica entre as melhores publicações do mundo no gênero, colocando, com certeza, seus leitores entre os mais bem informados do planeta.
Merece elogios também devido à atuação nos congressos internacionais, destacando o Brasil no cenário mundial – fruto de um trabalho sério e persistente de engajar as maiores expressões da Ufologia Brasileira. Espero que a dedicação da UFO em trazer à luz o maior e mais intrigante fenômeno dos dias atuais não esmoreça. Com certeza, em breve, esta revista será a número 1 no mundo. Sucesso à equipe.
Jaime Fonseca Francisco
São Paulo (SP)
Fórum Mundial de Ufologia
Tomei conhecimento do Fórum Mundial de Ufologia em Brasília através da Revista UFO. Gostaria de ter informações sobre como vai ser; realmente virão todas aquelas pessoas relacionadas? Tenho muitas dúvidas. Por que vocês não dão os detalhes para todos os interessados nas páginas da revista?
Valéria S. Vieira
Campinas (SP)
Fiquei muitíssimo feliz com a idéia do Fórum Mundial de Ufologia a ser realizado em dezembro, na capital federal. Será certamente o mais importante evento desde 1947, e não poderia se comemorar o cinqüentenário da Ufologia de maneira mais expressiva e oportuna. Como ufólogo e colaborador desta revista, espero que o mundo inteiro se junte a esse acontecimento, pois já passa da hora de todas as autoridades e instituições mundiais abrirem os olhos para o Fenômeno UFO.
Alonso Valdi Régis
Morro do Chapéu (BA)
Grupos em Brasília
Parabéns e sucesso pela UFO 50 e pelos 12 anos de edição. Moro em Brasília, mas em julho do ano passado visitei o povoado de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros. Foi quando observei um fenômeno intrigante naqueles céus. Como sou astrônomo amador, descartei qualquer semelhança com satélites, avião ou outra coisa do gênero. A partir dessa experiência, interessei-me ainda mais pela Ufologia ao ponto de procurar entre os endereços fornecidos pela UFO algum grupo ufológico sério ao qual eu pudesse me filiar aqui em Brasília.
Marcelino Rosa
msrosa@brnet.com.br
Material ufológico
Sou tradutor da Revista UFO e fiquei muito contente ao vê-la chegar ao seu número 50! Parabéns a toda a Equipe UFO pelo excelente trabalho na divulgação da Ufologia em nosso país. Outra coisa: há algum tempo, existiam no encarte da revista algumas fitas de vídeo sobre o planeta Marte. Gostaria de saber se tais fitas continuam sendo vendidas.
Rafael Humberto Scapin
rafael@ifqsc.sc.usp.br
Editor: As fitas às quais você se referiu não estão mais à venda através de nossa revista. No entanto, possuímos agora um novo vídeo sobre o Planeta Vermelho (VD-06). Informações sobre como adquirir este e outros produtos ufológicos você encontra no encarte desta edição.
Tecnologia dos UFOs
Como leitor da Revista UFO, publicação que serve como fonte inesgotável de pesquisa, sugiro que seja criada uma seção com enfoque específico a temas relacionados ao aspecto técnico dos discos voadores, a exemplo da Especial 14, de setembro de 1996. Tenho a certeza de que esta equipe possui condições e material suficiente para manter regularmente uma seção com estas características. Mesmo assim, gostaria de me comunicar com leitores que, por ventura, se interessem pelo assunto.
Raul de O. Viana Júnior
Niterói (RJ)
Ao ler a UFO, posso verificar o teor altamente científico e esclarecedor das matérias publicadas, mesmo quando se trata de relacionar Ufologia e religião, a exemplo da Especial 15. Fico contente por contar com uma publicação em nosso país que tem a coragem de apresentar os fatos sem buscar o sensacionalismo absurdo que a maioria dos autores parecem querer ressaltar. Na UFO, os articulistas demonstram-se livres para expressar seus pensamentos, sem obedecer a critérios impostos pela instituição a que servem. Outra vantagem é a de que os leitores podem, eles mesmos, tirar suas dúvidas diretamente com as fontes, uma vez que os endereços delas são também divulgados, sem restrições. Magnífica e exemplar atitude!
Emilson Carvalho Arcanjo
Rio de Janeiro (RJ)
Venho elogiar este importante veículo de comunicação pelos excelentes trabalhos realizados na produção desta conceituada revista. Nós, leitores e muitas vezes leigos no assunto, necessitamos sempre de novas informações para que possamos renovar o conceito que temos de nossa própria existência e a dos seres interplanetários em nosso meio.
Renato Silvio Tonello
Limeira (SP)
Caso Varginha
Gostaria de alertá-los sobre um fato para evitar descrédito no Caso Varginha. Foi mostrado no programa Mistério da Rede Manchete um senhor dizendo que chegou no momento da queda próximo à cidade e viu muitos helicópteros e viaturas do Exército junto com os destroços; pegou pedaços da nave que voltavam ao formato original quando amassados. Detalhe: isto ocorreu em 1947 em Roswell, e os pedaços de metal mencionados eram parte do painel de instrumentos da nave. A testemunha de Varginha apenas repetiu o que tinha lido. Além disso, se existisse todo o aparato militar mencionado por ele, este não teria passado despercebido pela vizinhança, pois foram comprovados somente três caminhões do Exército na região.
Acredito em que o UFO foi rastreado pelos norte-americanos quando entrou na atmosfera da Terra bem dentro do espaço aéreo brasileiro. Alertado, o Exército rastreou o pouso que ocorreu na região entre Três Corações e Varginha, provavelmente foram surpreendidos com a presença dos soldados e decolaram sem dois dos seus espécimes, possivelmente capturados em outro planeta, posteriormente voltaram e foram ao Zoológico de Varginha supondo que os habitantes deste planeta levariam qualquer animal para lá, e acabaram causando a morte de vários animais, igual ao soldado citado.
Vale como dica que liguem o fato do soldado com os animais, e acharão alguma coisa, pois mais soldados também tiveram tal contato sem as devidas precauções que o caso necessita, e podem estar no mesmo caminho, a não ser que o Exército tenha se aproveitado da coincidência para dar falsas pistas aos ufólogos. A coisa está pegando. Já, já vamos nos encontrar cara a cara com os criadores na concepção exata da palavra.
Adailton Oliveira
São Paulo (SP)
Nunca mais ouvi falar do Caso Varginha. Será que não há mais novidades? Ou os ufólogos se cansaram de pesquisá-lo e pararam?
Tomé dos Santos Neto
Manaus (AM)
Novos grupos ufológicos
Associação de Pesquisas Extraterrestres (APEX), Adriano Amorim Matuck. Rua Doutor Viotti 576, Centro, 37440-000 Caxambu (MG).
Grupo de Estudos Ufológicos (GEU), Wilson Geraldo de Oliveira. Ed. Multiuso I, Bloco A, Sala AT-15, Campus Universitário Darcy Ribeiro, 79900-970 Brasília (DF).
Mudanças no Conselho Editorial de UFO
Comunicamos algumas alterações no Conselho Editorial de UFO. Edison Boaventura Júnior e Rafael Cury, respectivamente do Grupo Ufológico do Guarujá (GUG) e do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU), não fazem mais parte desta publicação. Edison foi consultor de UFO por vários anos, redigindo artigos sobre a casuística ufológica em São Paulo. Sua última contribuição foi publicada na edição Especial 16, que circulou em janeiro passado.
Rafael Cury foi co-editor de UFO nos últimos três anos, tendo participado do Conselho Editorial da revista por quase uma década. Sua maior contribuição à Ufologia Brasileira é a realização, em Curitiba (PR), da série de eventos Congresso Brasileiro de Ufologia Científica. A Equipe UFO agradece a participação e o apoio recebidos desses ufólogos por tantos anos e deseja sucesso em seus futuros empreendimentos independentes.
Por outro lado, temos a satisfação de comunicar o ingresso de dois novos consultores, quatro novos representantes internacionais e a promoção de um novo co-editor de UFO. Pablo Villarrubia Mauso e Ronaldo Maia Kauffman são os novos consultores. Pablo, brasileiro residente em Madri, é um pesquisador e escritor notável, e está lançando neste mês seu livro Mistérios do Brasil – 20 mil km através de uma geografia oculta, pela Editora Mercuryo. Ativo colaborador das revistas espanholas Más Alla e Año Cero, Pablo agora apóia, com sua vasta experiência, a Revista UFO.
Kauffman é um advogado paulista com significativa atuação na área ufológica. Consultor jurídico do Instituto Nacional de Investigações de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), presidido por nosso co-editor Claudeir Covo, Kauffman tem ajudado enormemente na solução de alguns problemas na Ufologia.
Comunicamos também que o brilhante ufólogo mineiro – e também advogado – Ubirajara Franco Rodrigues acaba de ser promovido a co-editor de UFO. Bira, como é conhecido, dispensa apresentações por ser bem familiar aos nossos leitores. Um dos mais completos ufólogos brasileiros, amante da seriedade na Ufologia, Bira agora terá um papel bem mais atuante em nossa revista.
Nossos novos representantes também são pesos-pesados em seus países. Jaime Rodrigues, John Mac-Bright, Ananda Sirisena e Barry Chamish, respectivamente, responderão por UFO no Equador, na Escócia, no Sri Lanka e em Israel. Os três primeiros foram convidados a ingressar nos quadros da revista durante nossa última visita à Europa. Já Chamish foi convidado somente agora, após grande sucesso atingido na pesquisa da casuística em seu país. Sejam bem-vindos!
Aos poucos UFO vai acomodando os mais expressivos talentos da Ufologia Brasileira e Mundial em seu Conselho Editorial. Isso é verdadeiramente um trabalho em equipe – a Equipe UFO. Nosso objetivo, que é unir a Ufologia Brasileira e fazê-la representada em todo o mundo, encontra-se cada vez mais próximo de ser alcançado. Esse é o nosso compromisso com o leitor, do qual nunca nos afastamos.
E-mail ufológico
Tomei conhecimento de um Fórum Mundial de Ufologia a ser realizado em Brasília (DF). Como moro nesta cidade e me interesso muito por Ufologia, gostaria de receber maiores informações sobre como me inscrever para freqüentá-lo.
Rodrigo Soares Venâncio
rsv@bmet.com.br
Estou muito interessado em receber informações sobre o Primeiro Fórum Mundial de Ufologia em Brasília, que será realizado em dezembro de 1997.
Donna Higbee
goodhigbee@aol.com
Congratulações pelo número 50 da Revista UFO. Sem dúvida, trata-se do resultado de um incansável trabalho. Gosto de ler a revista em função da sinceridade e honestidade que observo na linha editorial dessa publicação. De algumas coisas, entretanto, eu tenho reservas. Em particular, entendo que vocês deveriam ser mais criteriosos com a seleção de fotos. Aquela do UFO na Austrália é mesmo de doer… Qualquer um pode ver que se trata de um objeto oco. Hoje em dia é muito fácil forjar fotos de UFOs. Existem até modelos do tipo Revell, do UFO de Roswell. Basta montar, pintar, jogar uma luz e tirar uma foto à noite, com uma cidade ou montanha ao fundo…
H. Bücken
hbucken@persocom.com.br