Neste sábado, a programação do I UFOZ 2012, ou IV Fórum Mundial de Ufologia, foi extensa e com o auditório permanentemente lotado, comprovando o sucesso do evento. O ponto alto do dia, que correspondeu a uma das metas do Fórum, foi a leitura da Carta de Foz do Iguaçu. Os membros da CBU [Comissão Brasileira de Ufólogos] foram à mesa para falar da importância do documento e lê-lo.
A exemplo da Carta de Brasília, emitida na ocasião do I Fórum Mundial de Ufologia em 1997, a carta pede abertura total e irrestrita de informações relacionadas à Ufologia, por parte da Aeronáutica, Marinha e do Exército. Os ufólogos defendem que esses conhecimentos devem estar disponíveis para que todos os interessados possam pesquisá-los, e que as pessoas têm o direito de saber os resultados de investigações oficiais que ainda não foram divulgadas pelas Forças Armadas. Na sequência foram coletadas as assinaturas das pessoas presentes. A Carta de Foz do Iguaçu será encaminhada para o Ministro da Defesa, Celso Amorim.
O tema da abertura ufológica em diversos países tem sido amplamente abordado no I UFOZ. Entre as palestras do dia aconteceu a de Andrea Simondini sobre a história da pesquisa ufológica na Argentina, e do americano Huneeus, que contou um pouco da relação de casos de UFOs com os governos de diversos países. O processo de liberação dos arquivos tem sido lento, porém tem progredido devido à insistente luta dos pesquisadores. Os conferencistas estrangeiros parabenizaram o Brasil por sua atitude e afirmaram que o Brasil é um exemplo a ser seguido. Huneeus sugere: “O problema precisa ser retomado pela ONU, mas a coragem política deve partir de um país membro para engatar o processo de desacobertamento. Seria este país o Brasil?”
Trazendo a temática do nível oficial militar para o âmbito do ser humano, Gilda Moura e Mônica de Medeiros apresentaram suas palestras discutindo aspectos da Ufologia que englobam relações místicas, espiritualistas e parapsíquicas. Gilda falou sobre a mudança na consciência das pessoas contatadas ou abduzidas, demonstrando casos investigados por seu grupo. Mônica afirmou: “O contato já vem acontecendo no nível psíquico por algumas pessoas escolhidas.” Segundo ela, existe um pré-requisito para o indivíduo ser contatado, de acordo com o estágio do processo evolutivo espiritual de cada ser. Mônica diz que a sociedade deve refletir se tem maturidade para o contato.
O dia teve várias outras apresentações. O inglês Gary Heseltine agrupou cinco casos que considera peças cruciais e suficientes do quebra-cabeça para a confirmação da realidade Ufológica. O chileno Rodrigo Fuenzalida falou a respeito da relação da busca de contato com a ciência. E houve uma rápida apresentação de Gábor Tárcali sobre o panorama da Ufologia na Hungria. Um dos destaques foi a apresentação do General Paulo Yog Uchôa, filho do General Alfredo Moacyr Uchôa, que exibiu em vídeo emocionantes lembranças do legado de seu pai para a Ufologia.
A parte final do segundo dia do I UFOZ começou com o comandante peruano Júlio Chamorro, que falou da cosmovisão do homem andino, desde suas lendas de origens espaciais, alto conhecimento astrológico de civilizações pré-andinas e estruturas ufoarqueológicas que demonstram o Princípio de Consciência Única, apontando semelhança entre estruturas, objetos, inscrições e símbolos em diversas culturas em pontos distintos do mundo.
Jaime Maussán fechou a programação mostrando inúmeras imagens e vídeos abordando diversos temas da Ufologia, como filmagens da NASA na Lua e em Marte, UFOs registrados no espaço, agroglifos e outros tipos de evidências recentes. O mexicano afirmou: “2012 é um momento simbólico de transformação segundo o calendário Maya.”.
Segundo Maussán o contato está próximo: “Os avistamentos e outros registros estão cada vez mais claros e mais próximos. Evidências de todos os tipos e em largo número foram confirmadas desde os últimos anos, provando que eles estão se comunicando inteligentemente conosco e que o contato é iminente”.
O I UFOZ 2012, ou IV Fórum Mundial de Ufologia, terá seu último dia neste domingo, com as derradeiras apresentações dos conferencistas presentes. O evento pode ser acompanhado ao vivo no site Tercer Milénio, e nas próximas semanas todas as conferências estarão disponíveis em DVD no site da Revista UFO.
Site oficial do IV Fórum Mundial de Ufologia
Confira a programação completa do I UFOZ
I UFOZ terá transmissão ao vivo
Primeiro dia do UFOZ 2012, resumo das palestras
I UFOZ 2012 começa para fazer História
Começou o IV Fórum Mundial de Ufologia
Policiais e cientistas entre os palestrantes do I UFOZ
A investigação sob variados pontos de vista será apresentada no I UFOZ