Foi aberto ontem a noite, nas dependências do Hotel Golden Tulip em Foz do Iguaçu, o I UFOZ 2012, ou IV Fórum Mundial de Ufologia. Comandada pelo editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, a cerimônia de abertura contou com a maior parte dos conferencistas que participarão do evento. O evento foi transmitido ao vivo no site Tercer Milénio.
Algumas mudanças na programação foram anunciadas, pois infelizmente alguns dos conferencistas não puderam comparecer, como Marcos Malvezzi, o coronel Antonio Celente e o físico nuclear Stanton Friedman. Este foi substituído por Antonio Huneeus, que já constava na programação final anunciada dias atrás.
Gevaerd destacou grandes acontecimentos em 2012, sejam as grandes tragédias ou as importantes conquistas tais como o rover Curiosity da NASA em Marte. Para nós brasileiros ele ressaltou o julgamento do caso do Mensalão, e saudou a impecável performance do ministro Joaquim Barbosa, a quem enviou um abraço pois, em suas palavras, “ele lavou a alma dos brasileiros”. Explicou como o IV Fórum Mundial de Ufologia tomou forma, um processo inicado meses atrás e resultado de muito trabalho. Finalmente, afirmou sua convicção de que o I UFOZ será também um marco a ser lembrado deste ano.
Cada um dos membros da mesa de honra teve alguns minutos para uma manifestação de boas vindas, e todos ressaltaram a importância que terá o I UFOZ para a Ufologia, e lembraram não somente dos recentes sucessos, mas também dos pioneiros graças aos quais a disciplina encontra-se no momento atual.
Após a fala dos membros da mesa, Gevaerd retomou a palavra e lembrou do pioneirismo brasileiro na Ufologia, iniciado na história conferência na Escola Superior de Guerra em 1954, por iniciativa do coronel João Adil de Oliveira. Isso culminou na liberação de mais de 4500 páginas de documentos oficiais, disponíveis no Arquivo Nacional, graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já.
Foi ressaltado que o Brasil possui, graças à portaria 551/GC3, uma norma que determina o envio àquele órgão, para consulta de toda a sociedade, de todos os documentos produzidos devido a observações de UFOs por pilotos civis e militares. A seguir, Gevaerd convidou para se manifestar o representante oficial da Força Aérea Brasileira, o capitão Hebert Amarante Figueiras.
Figueiras contou a história do envolvimento da FAB com a questão ufológica, destacando diversos períodos de cooperação entre militares e civis, e parabenizando os ufólogos pelo evento e também pelo trabalho sério. A Ufologia Brasileira agradece e espera que essa participação importantíssima represente uma semente de uma próxima cooperação na investigação do Fenômeno UFO. O I UFOZ, ou IV Fórum Mundial de Ufologia, prossegue hoje.
Site oficial do IV Fórum Mundial de Ufologia
I UFOZ terá transmissão ao vivo
Policiais e cientistas entre os palestrantes do I UFOZ
A investigação sob variados pontos de vista será apresentada no I UFOZ
Militares serão destaque no I UFOZ