Desde seus primórdios, a Ufologia tem se caracterizado por sua face multidisciplinar, agregando inúmeros campos de estudo com o propósito de melhor investigar o mistério dos UFOs, elaborar hipóteses de trabalho e buscar uma melhor compreensão quanto a possível motivação das visitas extraterrestres a nosso planeta.
Investigar um caso ufológico é uma atividade complexa, e o conhecimento de disciplinas diversas é de inestimável ajuda para o entendimento dessa intrincada questão. O ufólogo precisa de noções jornalísticas a fim de realizar o trabalho de investigação, entrevistar testemunhas e colher evidências. Ao mesmo tempo, um entendimento com relação a astronomia e aviação, por exemplo, é de grande auxílio para identificar de imediato a possibilidade de enganos.
Um referencial em psicologia e sociologia, por sua vez, vem de encontro à necessidade de compreender o imprevisível fator humano. Conhecer as crenças e a religiosidade, organizada ou popular, igualmente auxilia a decifrar relatos impregnados de misticismo e crendices do local onde se deu o fato. Retornando ao jornalismo, uma base nessa matéria revela-se essencial quando é chegada a hora de expor as informações recolhidas no processo investigativo.
O I UFOZ, ou IV Fórum Mundial de Ufologia, é uma celebração dessa salutar característica transdisciplinar da Ufologia, e os participantes terão a oportunidade de tomar contato não somente com ufólogos que são profissionais das mais variadas áreas, mas também com diferentes pontos de vista quanto à problemática ufológica. Seja voltado mais ao campo espiritualista, ou focado no método científico, o entendimento da Ufologia por variados campos de vista somente contribui para enriquecer esse conjunto de conhecimentos, e comprovar inequivocamente sua complexidade.
Demonstrando essas variadas interpretações do Fenômeno UFO, além da multidisciplinaridade da matéria, foram selecionados para se apresentar no I UFOZ os seguintes pesquisadores:
Jaime Maussán (México)
Polêmico é um adjetivo que frequentemente tem sido usado quando se fala em Maussán. Jornalista investigativo, é detentor de inúmeros prêmios por suas reportagens, documentários e seriados, conferidos em vários países. Granjeou a maior parte de seu reconhecimento como correspondente da Televisa nos Estados Unidos, e tem sido um incansável divulgador dos surpreendentes casos ufológicos do México. Teve importante papel para que a impressionante onda ufológica que varreu seu país nos anos 90 fosse conhecida no mundo todo, especialmente pelo conhecido e controverso fenômeno das flotillas.
Maussán é correspondente internacional da Revista UFO e um conferencista experiente, tendo se apresentado em inúmeros eventos pelo mundo, e atualmente é diretor do programa Grandes Mistérios Del Tercer Milénio, no ar pelo canal 4 da TV mexicana. É também transmitido pela Internet, no link www.tercermilenio.tv. Sendo a referência que é, será o único conferencista do I UFOZ a ter 90 minutos para sua apresentação, justificando: “Trago informações bombásticas provenientes de todo o mundo para mostrar que estamos de fato próximos de uma aceitação global da realidade ufológica, e que devemos estar preparados”.
Tema: Contato Iminente e Revelação Extraterrestre Para Toda a Humanidade
Não há dúvidas de que a ação de outras inteligências em nosso meio, há séculos e até milênios, tem provocado uma mudança de paradigma na forma como vemos a trajetória humana e seu futuro. Especialmente nas últimas décadas, a fenomenologia ufológica foi tamanha que despertou autoridades civis e militares de muitos países, além de forças religiosas e comunidades científicas. Agora, o aumento na ação alienígena na Terra sugere a possibilidade de uma mudança inesperada na agenda de nossos visitantes, que poderia acelerar o processo de contato oficial e definitivo entre nossas espécies. Isso requer uma urgente tomada de posição por parte da humanidade.
Ronald Maidana Torres (Paraguai)
Engenheiro eletrônico e jornalista, especialista em segurança de redes, desde cedo interessou-se também por Ufologia, reparando que em seu país aparentemente o fenômeno não acontecia com a intensidade que mostra nos vizinhos. Iniciou a partir daí uma trajetória de incessante investigação, pesquisa de campo, entrevistas com testemunhas e busca por evidências em todo Paraguai. Afirma haver encontrado explicações racionais para diversos casos, mas confirma que muitas das ocorrências se mantém inexplicáveis.
É o mais conhecido pesquisador paraguaio, participando de diversos programas em TVs e rádios, e publicou seu primeiro artigo na Revista UFO na edição 181, com o título “Avistamentos de UFOs e contatos com ETs também são comuns no Paraguai”. É responsável pela elaboração de um banco de dados com os casos ufológicos mais importantes do Paraguai, e vem erguendo a Ufologia de seu país de uma letargia de anos. É também fundador do Vigilantes del Cielo del Paraguay, o mais ativo grupo ufológico da atualidade naquela nação, e correspondente internacional da Revista UFO.
Tema: Fatos Espantosos Sobre UFOs no Paraguai
O trabalho irá mostrar que o Território Paraguaio também é cenário de incessantes manifestações da fenomenologia ufológica, que inclui ocorrências desde tempos medievais até o presente, afetando diretamente a população de diversas localidades. Nestes casos, tais povos assimilaram os fatos e os incorporam às suas concepções culturais, chegando a tê-los amalgamados em muitas formas de arte. Uma percentagem dos avistamentos de UFOs no país tem como testemunhas a elite militar paraguaia, incluindo personalidades do governo, militares e cientistas.
Gener Silva (SP)
Conselheiro especial da Revista UFO, Gener é advogado, comerciante e presidente do Sidicato do Comércio de Araçatuba, onde todos os anos desde 2002 tem organizado o evento Cosmos: Realidade e Mist&eacu
te;rios, por meio do INAPE [Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais] A imensa importância do Cosmos deriva de congregar em um só evento ufólogos e astrônomos, em um harmonioso casamento que até poucos anos atrás alguns veriam com estranheza. Entre os participantes dessa série de eventos uma das principais presenças foi o astronauta Marcos Pontes, na edição de 2011.
Gener tem unido em seu trabalho com muita competência as vertentes científica e holística da Ufologia, onde a Ufoarqueologia tem ocupado lugar de destaque. Também integrante da CBU [Comissão Brasileira de Ufólogos], já concedeu inúmeras entrevistas a diversos veículos e apresentou palestras em vários lugares do Brasil.
Tema: A Urgência da Conscientização Global da Realidade Extraterrestre
No momento em que o próprio Homo Sapiens conquista o espaço e tem planos para colonizar a Lua, Marte e até mesmo outros planetas do sistema solar, apenas uma pequena parcela da sociedade se dá conta de que o processo inverso já ocorreu há milhares de anos, iniciado por outras civilizações alienígenas. Temos sido observados por avançadas espécies cósmicas que aguardam o momento de se manifestarem amplamente. Assim, na escala de prioridades da humanidade deve estar o conhecimento e a urgente aceitação desta realidade.
Mônica de Medeiros (SP)
A doutora Mônica de Medeiros, consultora da Revista UFO, é médica formada pela Unicamp e com mestrado na Universidade de Illinois, sendo ainda membro da Sociedade Internacional de Cirurgia. Ocupou inúmeros cargos, inclusive em instituições públicas, e nos mais diversos postos em vários hospitais de São Paulo. No campo da espiritualidade experimentou visões e manifestações a partir dos cinco anos de idade, e fundou em 1992 a Casa do Consolador, entidade filantrópica espiritualista onde pratica a chamada medicina integrativa.
Mônica utiliza em seu trabalho na Casa do Consolador técnicas como a imposição de mãos tais como o Reiki e o Johrei, conceitos de reencarnação e manipulação bioenergética, às vezes com auxílio de entidades desencarnadas. Destacada autora e conferencista, tem se destacado na pesquisa de abduções e ultimamente na de agroglifos, que entende serem mensagens de seres avançados para alavancar a evolução da humanidade.
Tema: Pré-Requisitos Para o Contato
Se você fosse um alienígena e conhecesse a história da humanidade, vindo de um planeta mais evoluído moral e eticamente, entraria em contato com ela? Estaria nossa espécie preparada intelectual e emocionalmente para quebrar seus paradigmas quanto ao contato com outras formas de vida avançada? Estas são questões tão importantes quanto saber quais seriam as finalidades das civilizações que nos visitam e como se comportam em relação ao nosso mundo. O objetivo dessa discussão é descobrir se haverá intervenção na forma como conduzimos a Terra e o que os ETs, que nos observam tão atentamente, representam neste momento de transição pelo qual passamos.
O evento acontece entre 06 e 09 de dezembro em Foz do Iguaçu, nas instalações do Hotel Golden Tulip Internacional Foz. Entre os destaques da programação do evento está a Vigília Astronômica Internacional, que devido à grande procura será realizada agora nas noites de 07 e 08 de dezembro, e cujas vagas também são limitadas. As inscrições para esta atividade igualmente podem ser feitas no site oficial do evento.
Mais informações e inscrições em: www.ufoz.com.br
Assista ao trailer do I UFOZ
I UFOZ terá transmissão ao vivo
Militares serão destaque no I UFOZ
Abertura ufológica será destaque no I UFOZ
Fórum Mundial de Ufologia recebe 18 novos membros em seu programa, do Brasil e outros 5 países