Inicialmente, gostaria de dizer que não represento, nesta conferência, o ponto-de-vista oficial do Governo soviético quanto à questão ufológica. Mas, como há algum tempo tenho sido encarregado pela Academia de Ciências Soviética para estudar a atividade oceanográfica dos UFOs, estou familiarizado com todos os detalhes deste enigmático fenômeno. Assim, usarei esta oportunidade para dar meu parecer sobre este assunto, apresentando-lhes fatos novos e observações recentes, assim como comentarei algumas distorções de idéias, hipóteses e até as observações dos cosmonautas soviéticos e outros na Lua. Em primeiro lugar, devo afirmar que o Fenômeno UFO é uma realidade objetiva que tentamos compreender acima de tudo, apesar de nossas limitações tecnológicas. Uma infinidade de pessoas têm observado, fotografado e filmado os chamados objetos voadores não identificados em todo o mundo. Alem disso, temos registro de uma quantidade considerável de contatos ocorridos entre esses seres extraterrestres – os tripulantes dos UFOs, também chamados de “ufonautas” – e o homem terrestre.
UFOs no Oriente Médio – Como evidência da interação dos UFOs em nosso meio ambiente, podemos citar o caso ocorrido em 18 de setembro de 1976, quando nossa agência de notícias Tass foi informada pelo governo do Irã que, próximo à Teheran, a capital daquele país, dois aviões de caça de sua força aérea observaram um até mesmo a perseguir o objeto, convencidos de que se tratava de um novo engenho bélico de alguma potência estrangeira. O UFO, que voava a alguma distância da capital, retornou próximo à ela e lançou um objeto de diâmetro aproximado dc 4,5 metros que pousou ao sul de Tcheran. Dois “estranhos pilotos” desembarcaram do interior deste UFO usando roupas hermeticamente fechadas, todas cobertas de alumínio. Após examinarem o local, regressaram ao objeto e voaram velozmente, desaparecendo no céu. De acordo com o exame oficial, o peso do aparelho era de aproximadamente 5 toneladas.
Outro documento oficial de um governo que não pode ser denominado agora, é referente a um acontecimento espetacular que envolveu forças militares internacionais e foi recebido pela Tass em outubro daquele ano. Seu teor é o seguinte: “Durante o Conflito do Leste, um grande disco voador apareceu acima de uma base do bloco atlântico, a poderosa OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte. A de surpresa, ordenou um ataque sumário e disparou um míssil terra-ar no objeto. Porém, antes que o projétil pudesse atingir o UFO, este foi envolvido por uma espécie de “muralha” de força invisível, algum tipo de campo magnético impenetrável. Esta força desconhecida aniquilou o projétil imediatamente ao ser tocado, através da emissão de UM rajo luminoso”.
UFOs Submarinos – Um caso similar a este, também envolvendo tropas internacionais, foi pesquisado pelo ufólogo Dr. James McCampbell, conhecido cientista americano (Editor: Leia artigo deste pesquisador na edição 10 de UFO, à página 25). Em seu livro, Ufology, New Insights Science and Common Sense, McCampbell afirma que, durante a guerra do Vietnan, um UFO pairou sobre Hanói. As baterias antiaéreas vietcongs estacionadas na cidade abriram fogo contra o estranho objeto, julgando-o um novo tipo de avião americano. Nessa mesma ocasião, foram observados UFOs por todos os países banhados pelo Oceano Atlântico, de norte a sul. Numa dessas ocorrências, o avião cargueiro Wosk, que voava a frente de 12 navios de guerra, teve seus instrumentos instantaneamente perturbados e registrando um objeto embaixo d\’ água, com uma velocidade espantosa de 150 nós. Era notável que os instrumentos ainda conseguissem registrar o objeto submerso no oceano, voando a mais de 6000 metros de altura sobre ele. Este fato é um grande enigma para nossa Ciência.
Também em outubro de 1976 – um ano em que os UFOs estiveram muito próximos de nosso planeta —, o jornal moscovita Invetyija Nydgyelja, em artigo publicado no suplemento “8 Raios do Segredo”, comentou o ocorrido com o cargueiro Wosk. Este procedimento abriu um precedente para que outros incidentes viessem ao conhecimento público, como por exemplo as observações feitas por um barco soviético de pesquisas oceanográficas sobre os famosos “USOs”, sigla de objetos submarinos não identificados, que provavelmente são os mesmos UFOs normais cm operações aquáticas. Segundo relato do comandante do navio, apareceu repentinamente um ponto branco e brilhante contra o indicador do sonar de bordo. O ponto foi crescendo continuamente, sempre submerso e orbitando ao redor do navio mas, imprudentemente, aproximou-se muito de sua hélice, o que ocasionou sua explosão em nada menos do que 8 partes diferentes. O ecograma de profundidade submarina registrou que os fragmentos afundaram cerca de 170 metros no oceano.
Observações Múltiplas – Em 27 de dezembro do mesmo ano, perto da vila de Szeneviskij, na estrada para Kalug, ao norte da URSS, um UFO foi avistado pelos habitantes do lugarejo. O objeto parecia uma bola brilhante e voou de 10 a 15 quilômetros pela estrada, permanecendo escuro durante todo o vôo e, de sua superfície, surgiram umas janelas brilhantes. Aproximadamente 700 pessoas testemunharam o fato, sendo que algumas atestaram, ainda, terem observado os ocupantes do objeto. Mas. para espanto dos presentes, a bola de luz ergueu-se no ar e, rapidamente, atingiu uma fantástica velocidade, estimada em mais de 70 mil quilômetros por hora (quase 2 km por segundo), desaparecendo de vista. Existe, na URSS, um relatório de pesquisas destinado ao uso exclusivo da Academia de Ciências do país, cujo título é “Observações UFOs na União Soviética” e contém uma quantidade espantosa de informações de alto nível sobre o assunto. O primeiro volume deste relatório foi escrito no início da Grande Guerra Patriótica e o segundo nos últimos anos. Neste segundo volume, encontramos o pronunciamento do Sr. Kuprijanovik, renomada autoridade do norte da URSS que, em 31 de julho de 1969, na colônia dc trabalhadores de Usove, um distrito de Moscou, observou dois UFOs gigantescos e aterradores, também testemunhados por quase todos os moradores da colônia. Outras ocorrências do gênero também estão descritas no documento:
• Usando o relatório como fonte, o pesquisador Felix Zigel fez uma conferência em que abordou um incidente similar ocorrido em 31 de agosto do mesmo ano. Neste caso, diversos carros esperavam o cruzamento de um trem sobre a rodovia para que fosse liberada a passagem aos veículos quando, de repente, ao abrirem-se as cancelas, a ignição (partida) dos carros não funcionou. Neste momento, os presentes, dentro e fora dos veículos, observaram uma formação de UFOs no céu, deslizando suavemente. Os motores não funcionaram até que os UFOs desaparecessem por completo. Aliás, este é o mais conhecido efeito dos UFOs sobre automóveis.
• Pouco após o entardecer de 22 de setembro, ainda do mesmo ano, um UFO foi observado na cidade Petrozavodsk, onde existe um
a grande comunidade rural. No dia seguinte ao ocorrido, dois diários soviéticos, entre eles o Investyija, publicaram uma matéria intitulada “Os fenômenos Identificáveis da Natureza”, sobre os avistamentos de UFOs na cidade de Petrozavodsk e, posteriormente, também em Pulkovo. O objeto visto nesta última localidade \’desenhou\’ no céu um “8” gigante, visível de todos pontos da região, e desapareceu bem sobre uma colina. Pouco após, voltou sobre a cidade com uma velocidade imensa, parou e sobrevôou-a quando uma grande bola de fogo surgiu de repente. Tinha o formato de um “chuveiro de fogo”, segundo uma das testemunhas, e era composto de um núcleo extremamente brilhante.
• Um objeto semelhante – talvez o mesmo – sobrevoou o lago Onega, onde manobrava o vapor Volga, e foi observado detalhadamente por seus tripulantes, que notaram ainda o mesmo desprender de si um outro objeto menor. A imensa bola de fogo foi observada também rumando para oeste, na direção de Helsinki, na Finlândia. Isso deu origem à desconfiança de que a URSS estava testando uma nova arma sobre as cidades da Europa, o que desencadeou uma onda de histeria militar entre a OTAN e os EUA. Enquanto isso, na URSS, a opinião geral sobre o incidente ocorrido na cidade de Petrozavodsk e no Lago Onega não foi nada mais nada menos do que um teste de alguma arma norte-americana…
Contatos Imediatos – Os \’experts\’ militares sabiam perfeitamente a diferença entre um objeto de origem cósmica e os objetos voadores lançados pelas autoridades terrestres, que ambos os lados da questão consideraram como o teste de uma arma do inimigo. Efetivamente, nenhuma artilharia anti-aérea de país algum abriu fogo sobre o objeto que sobrevoou Petrozavodsk.
Os chamados \’contatos imediatos\’ entre os seres humanos e os extraterrestres são raríssimos, já que durante a vida toda de uma pessoa a probabilidade dela se encontrar com um UFO e comunicar-se com seus tripulantes é de apenas 0,05%, segundo estimam alguns pesquisadores de linha científica da Academia de Ciências da URSS. Após trinta anos de pesquisas, por exemplo, os BUA registraram cerca de 80.000 observações de UFOs.
Neste mesmo tempo, a Suécia registrou 9.000 e a Rússia apenas 1.500 avistamentos de UFOs. Muitos objetos brilhantes podem facilmente ser avaliados como fenômenos atmosféricos, conforme alegam os cientistas americanos. Estes, aliás, têm aceito somente os 80.000 casos, pois acredita-se que já se tenha registrado bem mais de 15 milhões de ocorrências só naquele país mas, a grande maioria, não teria passado nos testes dos pesquisadores… Deve-se acrescentar, ainda, que geralmente 80% dos UFOs observados são brilhantes, enquanto apenas 20% são escuros e densos como metal.
Descrições dos UFOs – Na maior parte das vezes, os UFOs apresentam-se, na URSS, envolvidos por uma espécie de fluído incandescente, formando um halo luminoso que dificulta tremendamente a obtenção de fotografias nítidas. Analisando inúmeras observações registradas em todo o mundo e consideradas altamente confiáveis – e comparando-as com as observações soviéticas – concluiu-se que o formato generalizado de um UFO é o de um prato invertido, normalmente de cor prateada e com janelas extremamente brilhantes que contrastam com sua estrutura. Na maioria dos casos em que há sobrevôo à baixa altura, observa-se também uma quantidade de \’pés\’ ou \’patas\’ para pouso, normalmente em número de 3. Sua parte dc cima – e, às vezes, sua parte de baixo também – normalmente tem o formato de cúpula. Quando pousam, uma estranha substância acinzentada, oleosa, é freqüentemente observada próxima ao local. Igualmente, na maioria das vezes em que há pouso, a vegetação próxima ou a tocada pelo UFO morre definitivamente, jamais voltando a crescer.
Um caso interessante ocorreu na província de Borisoglesk, quando um soldado do exército soviético observou nitidamente e por vários minutos um UFO de formato esférico que possuía uma cúpula em seu topo. Centenas de casos são iguais à este, inclusive envolvendo testemunhas qualificadas. Apenas para concluir, o UFO ficou voando de um lado para o outro sobre a estrada e, dentro da cúpula duas criaturas humanóides muito semelhantes a terrestres. Quando uma delas estendeu a mão no visor da janela, o soldado pôde contar cinco dedos em sua mão. Embora pouco freqüente, os UFOs também podem se apresentar com o formato de cilindros ou triângulos, nestes casos com dimensão variável entre 30 e 300 metros e demonstrando uma potência mecânica colossal.
UFOs na Lua – Como exemplo, foi registrado um UFO cilíndrico na colina Utuilov, na província de Sumsk, 36 minutos antes do navio cargueiro Nikolay Ostroviskij ter sido seguido por um outro objeto gigantesco com formato de charuto e com aproximadamente 300 metros de diâmetro. O UFO sobrevoou a colina por alguns instantes, enquanto lançava de seu interior algo entre 10 a 12 pequenos objetos. Toda a observação foi investigada pelas autoridades militares dentro do próprio distrito territorial.
Este tipo de objeto já foi observado tanto por astronautas soviéticos como pelos americanos que pousaram na Lua. Aliás, o astronauta Aldrin, da missão Appolo um imenso objeto cilíndrico que, do lado oposto às crateras lunares, parecia observar atentamente o pouso e o trabalho de pesquisa dos astronautas, sem demonstrar nenhuma atitude hostil. Aldrin conseguiu filmar a espaçonave e este filme tornou-se altamente secreto (Editor: A edição número 08 de UFO, que circulou no fim do ano passado, foi inteiramente dedicada às observações e registros de UFOs no espaço e na Lua e, entre suas matérias, estão as descrições completas dos contatos que os americanos e soviéticos mantiveram com extraterrestres em plenos vôos espaciais).
É impressionante como os UFOs apresentam a capacidade de voarem a velocidades espantosas, como os mais dc 70.000 km/h registrados em vários casos soviéticos. Além disso, à tais velocidades são capazes de mudar radicalmente de direção, desafiando completamente todas as leis físicas conhecidas. Ao produzir insólitos movimentos de zig-zag no espaço, por exemplo, contrariam as mais elementares leis da mecânica. Estas particularidades levaram os cientistas a dedicarem-se à pesquisa do comportamento dc tais veículos, concluindo que, na maioria das vezes, os UFOs decolam erguendo-se no céu por uns 200 ou 300 metros, lentamente e em linha reta ascendente, e a partir desse ponto, lançam-se no espaço desenvolvendo quase que instantaneamente uma velocidade tão extraordinária que nenhum veículo terrestre seria capaz dc alcançar.
Consequências Danosas – Dentre as principais conseqüências ocasionadas pela aproximação dos UFOs a seres humanos – especialmente a distâncias inferiores a 30 ou 50 metros – estão queimaduras de vários graus, paralisia temporal sem perda da consciência, choques elétricos, dores musculares e articulares, perturbações visuais e emocionais. Est
es sintomas têm sido regularmente detectados em testemunhas de observações ufológicas da URSS e há, ainda, outras conseqüências mais graves, duradouras, que persistem ate muito tempo depois do contato.
Os Fenômenos ufológicos, no entanto, não são recentes, como se pensava até há pouco tempo, e nem tampouco são coisas criadas pelo capitalismo americano ou ocidental, como querem crer alguns membros dc nossa comunidade científica… São, isso sim, um assunto histórico e milenar, mencionado desde os mais remotos tempos bíblicos e pré-históricos, dando origem a uma infinidade de lendas, religiões, cultos etc. Thutmose III, faraó da 18ª Dinastia, por exemplo, descreveu nos papiros de seu reinado que UFOs sobrevoaram várias vezes as suas forças armadas. O faraó descreveu o fenômeno – considerando a idade do manuscrito – com exatidão, claridade e compreensivelmente. Igualmente, nas crônicas de “Alexandre, o Grande”, onde são narradas suas aventuras e combates, faz-se referências às constantes atividades dos UFOs durantes suas jornadas pela Ásia Menor e Oriente Médio, especialmente durante a travessia de seu exército pelos rios Tigre e Eufrates.
Quem São os Ufonautas – Também na URSS constatamos que aproximadamente 40% dos pilotos dos UFOs – os chamados “ufonautas” – apresentam características físicas similares às nossas, enquanto os outros 60% têm as mais diversas formas. Alguns dos integrantes deste último grupo, observados em nosso país, por exemplo, são verdadeiros gigantes com altura variando entre 2 e 5 metros. Os extraterrestres, na maioria das vezes, apresentam porte atlético e suas faces são geralmente pálidas, com raras exceções, como um caso ocorrido na Itália, em que um ufonauta deu um pequeno sorriso à uma criança, mostrando ter alguma descontração e senso de humor.
Os pilotos dos UFOs, em nosso país, sempre que possível evitam contato com os habitantes. Já foram observados desde seres sem distinção de sexo – onde não se conseguia distinguir se eram femininos ou masculinos até tripulantes extraterrenos femininos de cabelos longos até a altura dos joelhos. É regra geral, e nisso nada há de excepcional, que os pilotos dos UFOs usam roupas totalmente fechadas e portam capacetes, com raras exceções. Alguns tipos apresentam a cabeça extremamente grande em relação ao corpo, com nariz quase que inexistente ou apenas duas aberturas visíveis em seu lugar. Os olhos são geralmente negros e suas pernas e braços proporcionais ao corpo. Embora já tenham sido agredidos pelos homens que os avistaram, na URSS, jamais esboçaram qualquer atitude de violência ou, quando muito, apenas defenderam-se.
Problema de Aceitação – Toda essa imensidade de fatos, circunstâncias e relatos são provenientes de pessoas das mais diversas classes sociais, consideradas altamente confiáveis pelos pesquisadores. Tais testemunhas têm levado os cientistas a refletirem cuidadosamente sobre o tema em questão e, fatalmente, a indagação mais freqüente sobre toda a matéria recai sobre os aspectos filosóficos e tecnológicos trazidos com a aceitação da questão ufológica. Se existe vida no espaço sideral, que espécie de vida será esta? Durante um encontro entre H.G. Wells, famoso escritor de ficção científica, e Lenin, este afirmou que um provável contato com civilizações extraterrestres geraria uma revolução de enormes proporções na ciência e filosofia humanas, o que, segundo ele, seria um verdadeiro desastre para a Humanidade.
Atualmente, todos crêem na origem cósmica dos UFOs, como emissários ou representantes de civilizações extraterrestres. Mas, obviamente, como todo mecanismo, os UFOs também estão sujeitos à falhas, conforme já foi observado na URSS, quando um UFO voou próximo a um vilarejo soltando uma quantidade considerável de fumaça. As testemunhas da ocorrência observaram ainda os pilotos da nave tentarem repará-la. Noutra célebre ocasião, sobre um lago de Voplogodsktj, um UFO pousou sobre a superfície congelada, quebrou o gelo e submergiu até o fundo, ficando lá por vários dias. As testemunhas da ocorrência notaram que o objeto comportava-se estranhamente, como que avariado. De qualquer forma, o UFO permaneceu no lago até a falha ter sido consertada, quando voltou à superfície e partiu. Em seu retorno, a nave jogou uma parte de seu revestimento fora, sobre o gelo.
“Cabelos de Anjo” – Algumas vezes, os UFOs foram observados despejando um líquido esbranquiçado e fibroso sobre a superfície. Isto é chamado “cabelo de anjo” e tem sido analisado na URSS diversas vezes. Na última ocorrência verificada, a substância foi analisada quimicamente por 8 instrutores científicos da Academia de Ciências. Um dos técnicos, Sokolov Petrjanov, estabeleceu que o líquido contém bório e silício, numa composição que não pode ser produzida pelos laboratórios da Terra.