Desde 15 de agosto, quando o site da Revista Ufo foi reinaugurado, muitas novidades foram incorporadas ao seu conteúdo para torná-lo mais interativo, dinâmico e atraente. Afinal, além de informar os leitores sobre Ufologia, o site tem a função de captar opiniões e informações que possam ser usadas na produção da revista. E uma das novidades mais bem sucedidas é justamente a seção Fórum Ufológico, que promove debates sobre diversos temas, numa média de dois a três assuntos a cada mês.
Os últimos temas abordados nos fóruns foram alguns aspectos polêmicos da Ufologia. Os leitores puderam dar suas opiniões sobre a credibilidade da Ufologia Brasileira hoje e qual consideram o caso ufológico mais importante de todos os tempos. Mas foi o fórum que tratava de um eventual contato final com ETs que atingiu melhores resultados. Cerca de 80 pessoas se manifestaram a respeito, expondo como vêem a aproximação gradativa de alienígenas ao nosso planeta. Veja a seguir o que alguns usuários do site escreveram:
Pergunta — Há tempos os pesquisadores do Fenômeno UFO se questionam quando irá acontecer o contato final. Nossos visitantes extraterrestres já deram várias indicações de sua presença no planeta Terra. Mas nunca houve um contato oficial com eles. Você concorda com isso? Se sim, o que falta para esse encontro?
Esse contato tão esperado está longe de acontecer, basicamente pelo grau de desconhecimento da humanidade quanto ao fenômeno, motivada por problemas como acobertamento militar, princípios religiosos etc. Fora isso, o próprio ser humano está longe de ter o privilégio de conhecer de perto seu irmão sideral. O homem está muito brutalizado, distante da essência do bem viver e ainda limitado a fronteiras, olhando só para seu próprio umbigo. Quando a humanidade estiver pronta para esse contato ele com certeza se dará. Porém, não vou estar aqui para ver, nem os netos dos meus netos, lamentavelmente. Por enquanto, aqueles que se preocupam com o assunto de forma sóbria, coerente e responsável, possivelmente levam alguma vantagem em eventuais casos esporádicos de contatos – embora, na prática, os escolhidos não tenham um perfil definido.
— Antonio de Pádua Faroni
Acho que um contato em grande escala com os ETs causaria, além de pânico em massa, uma transformação em todos os campos da vida na Terra, como a religião, a economia, a espiritualidade, a ciência etc. As pessoas ainda não estão preparadas para o choque que poderia surgir de tal encontro. Os ETs sabem disso, e por isso não aparecem de uma vez. Acredito que eles estão fazendo uma apresentação gradual, para que a humanidade terrestre saiba aos poucos que não está sozinha neste universo tão vasto. Assim, a Ufologia é muito importante, e deve continuar lutando, pesquisando e mostrando ao mundo o que está acontecendo em nossos céus – além de tentar forçar os governos a mostrar o que eles têm escondido da população sobre o assunto.
— Rafaela Oliveira
Concordo com a opinião de alguns ufólogos quando dizem que só haverá um contato final quando o homem evoluir espiritualmente, já que isto traria melhorias nos campos social, econômico e político do mundo. Seria algo benéfico e menos agressivo. Por enquanto, só poderíamos compartilhar com os ETs nossos vícios, corrupção, pilhagem, violência, mortes e destruição da natureza. E se eles são tão mais evoluídos que nós, terráqueos, essas são coisas que eles não querem.
— Sandro M. Pinheiro
O maior interesse dos ETs é estudar os seres humanos de maneira secreta – isso é o que sempre fazem com contatados e abduzidos. Poucas pessoas têm o privilégio de deparar com uma nave ou esses seres. Pena que muitas delas têm algum contato e acabam guardando-o para si, por receio do descrédito. Com isso evitam futuras e novas pesquisas que poderiam ser compartilhadas com os ufólogos. Com relação ao contato final, pode ser que os ETs tenham um certo medo da reação humana à sua chegada, que pode ser o real motivo dele ainda não ter se concretizado. O contato somente acontecerá quando Deus quiser. Por mais medo que os seres humanos possam ter do Fenômeno UFO, ver um é o sonho de todos.
— Gisele Lucas
Acredito que os seres extraterrestres são simplesmente seres humanos vizinhos a nós. Sem fantasia alguma. Talvez nossas dificuldades tecnológicas tenham sido o maior obstáculo para sua apresentação oficial a Terra. Mas acredito que ela possa ocorrer a qualquer momento. Sem escandalizar a humanidade terrestre, que foi criada por Deus, assim como eles.
— Roberval C. Belinati
Vocês, ufólogos, estão todos malucos. Ora, se os seres humanos não conseguem viver em paz entre si, imagine só se terão como receber e conviver com seres mais avançados no universo. Jamais…
— Jocely Maria Schior
O que falta para o contato final com alienígenas
Outra forma de testar o interesse de nossos leitores por temas específicos da Ufologia são as enquetes de nosso site, que também são regularmente formuladas por nossa Redação e têm seus resultados mostrados online. O usuário dá seu voto a uma das opções apresentadas e vê o resultado parcial atingido, imediatamente.
A enquete mais significativa que tivemos nas últimas semanas questionava nossos leitores sobre os assuntos que mais os atraíam dentro da Ufologia. Entre as opções apresentadas, a maior surpresa ficou com o baixo número de votos para a opção “abdução e contatados”, que se supunha ser um dos maiores interesses de todos. Apenas 3% dos votantes escolheram essa alternativa, contra 26% para “civilizações extraterrestres” e 22% para “tecnologia alienígena”. Com esses resultados temos subsídios para conduzir as pautas da Revista Ufo com base no verdadeiro interesse do leitor.
Leitores de UFO também podem ser ufólogos ativos
Uma das áreas mais visitadas do site da Revista Ufo foi o campo que descreve o funcionamento do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a entidade responsável técnica pela publicação. O centro foi fundado em 1983 e já comportou quase 5 mil associados, nos anos 80 e início dos 90, quando era a maior entidade de pesquisas ufológicas do mundo. Depois, sofreu uma diminuição em seu quadro filiativo para passar por reformulações globais, que agilizaram seu funcionamento.
A partir de junho, o CBPDV voltou a aceitar novos associados de qualquer parte do país, através de campanhas na própria revista e no site de Ufo. Desde então, mais de 600 pessoas se inscreveram e já atuam como associados em todo o Brasil. Com esse número, a entidade já &
eacute; a maior de toda a América Latina e, no mundo, perde apenas para a Mutual UFO Network (MUFON). Nossa meta é atingir mil associados em março de 2004 e chegar a 1.500 em julho.
Para ingressar, o interessado precisa visitar o site, clicar sobre o item CBPDV na barra superior, baixar e imprimir a ficha de filiação. Uma vez preenchida, a ficha deve ser enviada ao endereço que nela consta, junto do comprovante de depósito da taxa de adesão, de R$ 39,60 – R$ 3,30 por mês –, que corresponde a primeira anuidade. Os associados do CBPDV têm descontos de 20% sobre todos os produtos oferecidos pela entidade, entre vídeos, livros, CDs etc, e acesso privilegiado a eventos de Ufologia ocorridos no Brasil, promovidos por órgãos congêneres conveniados, segundo agenda publicada regularmente na revista. Além disso, têm acesso à biblioteca e ao acervo de recursos audiovisuais do centro – que está nesse instante sendo digitalizado e será disponibilizado até pela internet, em alguns meses – e recebem uma carteira de identificação idêntica a um cartão de crédito.
As notícias mais lidas no site de UFO desde seu lançamento
Primeiro o homem, depois Deus criou os ETs
Corrado Balducci é um religioso diferente. Amigo íntimo do papa João Paulo II e respeitado em todo o mundo católico, recentemente causou grande agitação no meio ufológico com declarações que arrepiaram a ala conservadora da Igreja, como afirmar que os ETs existem e também são filhos de Deus.
Notícia sobre crânios de ETs do Vaticano era falsa
Como se suspeitava, era falsa a notícia de que crânios de ETs teriam sido achados debaixo da Biblioteca do Vaticano, durante uma reforma. Uma revista inglesa tinha divulgado a suposta notícia, acompanhada de fotos, informando que até mesmo a CIA “estaria envolvida nas investigações”. No entanto, tudo não passou de sensacionalismo.
Cidades escondidas na Lua?
Surgiu na internet uma polêmica sobre a presença de aliens no satélite da Terra. Em seu livro Someone Else on Our Moon, George H. Leonard exibia algumas fotos supostamente tiradas da Lua pela NASA, que mostrariam exemplos de tecnologias extraterrestres. Seus argumentos se fundamentavam em imagens de baixa resolução em que aparecem rastros deixados por rodas, máquinas escavadoras gigantes ou entradas para bases subterrâneas. Mas não há nada confirmado.