Ainda o artigo de Milton Willian Cooper
Em relação à matéria de Milton Willian Cooper, editada em UFO 10, concordo inteiramente com a opinião de leitor Arnaldo de Almeida (Seção de Cartas da edição 11). Porém, o que me intriga é a razão de o autor optar pelas esdrúxulas e intermináveis tergiversações, aparentemente desprovidas de quaisquer provas – e tudo isso para que os governos consigam “abrir de vez” o assunto UFO à população, sem sofrerem acusações posteriores pela maneira vil, mentirosa, abjeta e antidemocrática com que o assunto foi “manipulado” por suas pequenas “elites” durante os últimos 45 anos.
Dr. Walter K. Buhler,
presidente da Sociedade Brasileira de Estudos sobre Discos Voadores (SBEDV),
Caixa Postal 16017, 22222
Rio de Janeiro (RJ)
Não poderia deixar de parabenizá-los pelo retomo de UFO e dizer que, a cada nova edição, meu interesse pela Ufologia aumenta. Mas, quero dizer que a edição 10, com o artigo de Cooper, deixou-me realmente impressionado.
Rinaldo Alves de Santana,
R. Iretama 45/202, 32340
Contagem (MG)
Quero parabenizá-los pelo excelente documentário “O Governo Secreto do Mundo e os UFOs”, de Milton W. Cooper, publicado em UFO 10.
Mário C. Bernardino,
Caixa Postal 82745, 27100
Barra do Pirai (RJ)
Julho de 1990, UFO número 10. Estas referências ficarão para a História da Ufologia, como \’divisores de águas\’ de um assunto que agora não é mais somente interessante, mas estratégico para a vida de cada habitante do planeta.
Vauldir Costa Anunciato,
R. Francisco L. Almeida 4-71, 17060
Bauru (SP)
Lendo o artigo de Milton Cooper, corajosamente publicado por UFO, fica difícil assimilá-lo como se fosse mais um bom artigo publicado por \’nossa\’ revista – mesmo depois de tê-lo lido 6 vezes! O editor, Gevaerd, em seu \’box\’ no texto de Cooper (páginas 8 e 9), afirma que são de 89% as chances de a matéria ser verídica. Pois eu digo que, se invertêssemos a situação e as chances fossem de apenas 11%, isso já seria de uma gravidade extrema, principalmente se considerarmos que todas as revelações que Milton publica são dos documentos que conheceu em 1972. E os que ele não teve conhecimento? O que conterão?
Alberto Romero,
Grupo G-PAZ, Caixa Postal 4108 – Ag. Alameda, 40000
Salvador (BA)
Bases Extraterrestres em nosso planeta
Quero manifestar meu contentamento por ler um artigo tão completo e elucidativo sobre a questão das famosas bases de extraterrestres na Terra, publicado em UFO 11. Parabéns à revista e à autora, Solange Vieira.
Virgínia Luiza da Costa,
Rua Lenir Bergonzi 79, 79100
Campo Grande (MS)
O artigo “Bases de Extraterrestres em nosso Planeta”, publicado em UFO 11, está realmente excelente. Quero também destacar que os \’boxes\’ com textos relacionados ao artigo central da edição, entre eles os casos de UFOs no litoral de São Paulo e o de Luli Oswald, são muito interessantes. Assim, quero sugerir à UFO que publique matérias mais extensas sobre esses assuntos.
Ginno Margionni,
Al. Móoca 143, 03461
São Paulo (SP)
• Estamos preparando uma quantidade de matérias só sobre UFOs no litoral brasileiro e, principalmente, o de São Paulo. Agradecemos remessa de material de pesquisas e apoio de investigadores que residam nessas áreas.
Cursos de Ufologia
Quero informar a este Centro de Pesquisas que estaremos realizando um curso de noções básicas de Ufologia na Universidade de Guarulhos. Acredito que esta é a primeira vez, no Brasil, que uma universidade abre suas portas para acolher uma atividade na área dos UFOs. Esta é uma conquista que quero compartilhar com lodos os leitores de UFO.
Nelson Pintaúde,
R. Manoel Alexandre 121, 02410
São Paulo (SP)
• O curso terá carga horária de 30 horas e será ministrado por nosso assinante e amigo Pintaúde, de 13 de outubro a 1° de dezembro, aos sábados à tarde. Recomendamos o curso a todos os ufólogos próximos a Guarulhos. Maiores informações podem ser obtidas com o professor ou na Universidade de Guarulhos: Pça. Tereza Cristina 1, Centro. Fone (011)209-3688, ramal 130.
Comunicações de grupos de Ufologia
Queremos informar aos leitores de UFO que nosso grupo está com grandes perspectivas para ampliar suas investigações de campo, além de já estar implementando seu boletim mensal, o Supysáua. Nesse periódico, os interessados encontrarão uma quantidade significativa de casos pesquisados no litoral de São Paulo, área onde concentramos nossas atividades.
Edison Boaventura Jr.,
coordenador do Grupo Ufológico de Guarujá, Caixa Postal 39, 11400
Guarujá (SP)
• A Editoria de UFO recomenda o boletim dos amigos do GUG a todos os interessados. Basta escrever ao Edison solicitando-o. Sugerimos que os interessados também contribuam com o grupo, enviando selos para resposta.
Informamos que o GUP – Grupo Ufológico Paraense é uma organização criada há poucos anos, em Belém, onde realiza estudos e pesquisas ufológicas. Temos interesse em intercambiar material e informações com outros grupos e pesquisadores.
Paulo Giovanni Athayde,
diretor, Rua Diogo Moia, Passagem Pavuna 5, 66030
Belém (PA)
Assuntos internacionais
Tenho o prazer de informar que acabamos de criar a Hungarian UFO Research Network (HUFON), com a volta da democracia em nosso país. Estamos trabalhando com Ufologia, Peleo-astronáutica e fenômenos plasmáticos e desejamos trocar informações com organizações e pesquisadores brasileiros sérios. Em nosso país, temos feito o possível para mudar a mentalidade pública patrocinada há tantos anos pelo governo.
László Kiss,
HUFON, Debrecen PF: 160, H-4002,
Hungria
Queremos nos apresentar ao leitores de UFO e comunicar que somos um grupo de investigação ufológica recentemente criado no Uruguai. O GIFO – Grupo Investigador del Fenómeno OVNI tem sede em Montevidéo e temos interesse em trocar informações e material com grupos e pesquisadores brasileiros.
Julio C. Etcheverry,
diretor, Cll. Maria Stagnero de Munar 2564, CC 15190, Dist. 5,
Montevidéo, Uruguai
Tenho estudado individualmente o Fenômeno UFO há alguns anos, em especial o lado histórico e as implicações religiosas do assunto, já escrevi quatro livros e hoje edito a revista Possible Relation Review, que está à sua disposição. Gostaria de receber informações sobre a Ufologia Brasileira.
Darush Baghcri,
Nº 347, Block 11, Zibashahr, Teerã,
Iran 14879
Somos a maior organização ufológica da Europa e uma das únicas que publica uma revista regular, a Quest International. Um dos casos que publicamos com exclusividade – e que autorizamos seu uso para publicação em UFO – é sobre a queda de UFOs na África do Sul. Este caso é muito complexo e envolve inclusive os serviços de espionagem daquele país, razão pela qual não podemos revelar tudo o que descobrimos no presente momento, mas o faremos no futuro e UFO será uma das primeiras publicações em lodo o mundo a ter o material.
Tony Dood,
diretor de investigações, 18, Hardy Meadows, Grassington, Skipton,
N. Yorkshire BD23 SLR, Inglaterra
Erros em UFO e reclamações sobre seu preço elevado
Tenho lido regularmente a revista UFO e, em atenção ao apelo dos amigos para novas contribuições, gostaria de colaborar com seu trabalho fazendo algumas críticas construtivas. Como UFO se reveste de toda a seriedade e publica um assunto de natureza tecno-científica, acredito que grande parte de seus leitores possui um nível cultural significativo. Assim, surpreendo-o com o elevado número de erros de Português, seja de acentuação, concordância e separação silábica. Esmero no Português e no modelo gráfico e editorial e uma constante no mundo, em todas as publicações que se proponham a objetivos sérios.
Sérgio Edézio Moreira,
SQN 204, Bloco G, Apto. 205, 70842
Brasília (DF)
• Concordamos inteiramente com o leitor. De fato, há erros de Português imperdoáveis em UFO, mas queremos justificar a situação. Desde o retorno da revista, com o número 9, temos utilizado um sistema de composição de textos e produção da revista via computação. Porém, nossos programas são todos norte-americanos, evidentemente preparados para funcionarem naquele idioma. Assim, acentuações, separações silábicas e outros detalhes gramaticais usados em UFO estão sujeitos a erros. Mas, estamos trabalhando para eliminar tais imperfeições e agradecemos, de antemão, a compreensão e críticas de nossos leitores.
Quero manifestar meu veemente repúdio ao elevadíssimo preço da revista UFO. Aonde já se viu uma revista em preto-e-branco, com apenas 32 páginas, custar Cr$ 175,00 ? Outras publicações 10 vezes melhores são mais baratas ou têm o mesmo preço de UFO, o que é um disparate!
Slomo Schwartmann,
R. da Gávea Pequena 24, 22145
Rio de Janeiro (RJ)
• UFO está realmente cara, mas terá que ficar mais ainda pois, ao contrário do que afirma o governo, os preços de matérias-primas e serviços gráficos aumentam em até 40% ao mês! E, qualquer pessoa ligada ao meio editorial brasileiro sabe bem que, no Brasil, produzir uma revista sem apoio governamental ou incentivo publicitário, é completa loucura e totalmente impossível. Pois nós temos contrariado esta regra: há 5 anos fazemos revistas com muito sacrifício, mas sem a mínima ajuda de qualquer órgão governamental e sem uma única publicidade que as custeiem. Para o leitor Slomo ter uma idéia, todas as revistas coloridas e cheias de páginas que estão nas bancas são integralmente pagas pelas publicidades que veiculam. Só para se ter um exemplo, se o amigo for à uma banca e, ao invés de pagar para levar uma daquelas publicações, receber a mesma quantia para levá-la (isso mesmo: se o jornaleiro pagar para você levar a revista), mesmo assim a editora estará lucrando! Só para completar: a minguada margem de lucro que UFO produz é utilizada integralmente em sua manutenção, pagamento de funcionários, despesas gerais e sobrevivência do CPDV/GEP. O que sobra é convertido no crescimento de nossas atividades.