Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Ufólogos da CBU advertem: o Governo perdeu o prazo máximo dado para liberação de seus segredos
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Ufólogos da CBU advertem: o Governo perdeu o prazo máximo dado para liberação de seus segredos
notícias

Ufólogos da CBU advertem: o Governo perdeu o prazo máximo dado para liberação de seus segredos

Esgotou o prazo dado pelo Ministério da Defesa para envio das últimas pastas ufológicas ao Arquivo Nacional

Ultima atualização: 11 de setembro de 2010 01:56
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

9b28d5911ae95c808fe58ef04b0ff6a41527627057

A CBU ingressará com os pedidos de casos do Exército e da Marinha, bem como outros da Aeronáutica que encontram-se incompletos, a exemplo da Operação Prato
Créditos: Campanha UFOs: Liberdade de Informação Já

Em resposta dada pelo Ministério da Defesa ao Requerimento de Informações da Câmara dos Deputados (RIC 4470/2009), o Comando da Aeronáutica estipulou o prazo de 31 de agosto de 2010 para que toda a documentação ufológica do Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC) fosse enviada ao Arquivo Nacional. Já estamos em setembro e, até o momento, apenas os papéis referentes à década de 90 foram enviados àquela Autarquia, restando os anos 2000 e eventuais documentos faltantes das décadas anteriores.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

A Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) aguarda o envio do restante do material ao Arquivo Nacional, para executar a última análise dos papéis e, finalmente, decidir quais serão as próximas ações. A tendência é que se confirme a ausência de significativo acervo de informações com prazos de sigilo legal vencidos. Assim sendo, a exemplo do Dossiê UFO Brasil, novas petições, mais específicas, serão protocoladas nos poderes Executivo e Legislativo, no sentido de explicitar quais são as informações negadas, e que esse ato do Ministério da Defesa está em flagrante desacordo com a Constituição Federal. Não estão descartadas ações no Poder Judiciário, em último caso.

Segundo as respostas dadas pelo ministro Nelson Jobim, o qual tomou como base as informações prestadas pelos comandos da Aeronáutica, Exército e Marinha, em diversos ofícios trocados entre eles, não existem mais informações sobre UFOs classificadas num dos quatro graus de sigilo permitidos por Lei (reservados, confidenciais, secretos e ultrassecretos). O que significa dizer que, teoricamente, tudo relativo ao assunto já deveria ter sido encaminhado ao Arquivo Nacional. Entretanto, na prática, sabemos e comprovamos existirem inconsistências nestas afirmações prestadas pelas Forças Armadas, constantes como anexo às respostas ao RIC 4470/2009.

Assunto relacionado:  Documentos da Aeronáutica revelam UFOs \'gelatinosos\' e do tamanho de transatlânticos

Um dos exemplos de tais inconsistências é a Certidão 60-3/2010 [Página 50 do arquivo indicado], enviada à CBU pelo Comando da Marinha. Nela, o capitão-de-mar-e-guerra Celso Luis Nazareth, chefe da Subcomissão de Avaliação de Documentação Sigilosa da Marinha, afirma que nada consta sobre o assunto UFOs naquele Comando, que obviamente está respondendo por toda a Marinha Brasileira. Achamos muito estranha essa “Certidão Negativa”, principalmente porque vem assinada por um capitão, quando o deveria ser por um almirante. Além do mais, esta informação já pode ser contestada, tendo em vista que nos documentos da Aeronáutica da década de 1980, consta um caso registrado e documentado pelo 4º Distrito Naval, o Caso Parintins.

Outro caso estranho é o do Ofício 0170-A/3.2 [Página 52 do arquivo indicado], enviado pelo Comando do Exército ao Ministério da Defesa, também com cópia anexa às respostas ao RIC 4470/2009. Nele, o Comando daquela Arma afirma, pela primeira vez, que dois documentos sobre o Caso Varginha foram gerados: uma sindicância e um Inquérito Policial Militar (IPM), mas que nenhum deles encontram-se nos arquivos do Exército. Esses processos teriam sido enviados à 4ª Circunscrição da Justiça Militar, sediada em Juiz de Fora (MG). Já checamos que ambos os documentos não mais se encontram em Juiz de Fora, mas sim nos arquivos do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Tão logo o CENDOC termine sua tarefa de catalogação e envio dos anos 2000 ao Arquivo Nacional, a CBU ingressará com os pedidos dos casos do Exército e da Marinha, bem como outros da Aeronáutica que encontram-se incompletos, a exemplo da Operação Prato. Tais ações deverão inclusive ser protocoladas no STM, que não deve negar nada, uma vez que, segundo o ministro Nelson Jobim, não há mais nada a esconder.

Assunto relacionado:  Segredos Militares

Saiba mais:

Entrevista com o advogado especialista em Direito Aeronáutico Ricardo Alvarenga, sobre as determinações da portaria que regulamenta a atuação da Aeronáutica em relação a notificações de UFOs no espaço aéreo brasileiro

TÓPICO(S):Edição 158
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 7 de dez. de 2025 12 31 08
Pesquisadores Propõem Tornar o Estudo dos UFOs uma Disciplina Acadêmica
notícias Notícias
electrogravedad ft
Documento da Força Aérea dos EUA confirma pesquisa sobre um tipo de antigravidade.
Notícias
ChatGPT Image 5 de dez. de 2025 11 39 39
O Homem-mariposa e os UFOs: Existe uma conexão?
Notícias notícias

Categories

Leia também

2025 09 29 14 31 39
notíciasNotícias

O Caso Levelland: A Noite em que um UFO Parou o Texas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 16 25 52
Notíciasnotícias

A Face Sombria da Ufologia: Quando o Arrogância Se Traveste de Autoridade

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 10 29 06
Notíciasnotícias

Empresas teriam tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
kalahari
Notíciasnotícias

Militares Derrubaram UFO no Deserto: O Caso Kalahari

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
EKnfZTq9KaqtQhPHebkHNH 650 80.jpg
Notíciasnotícias

Robô de 4.000 anos? Eram os Deuses Astronautas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 29 de nov. de 2025 17 59 54
Notíciasnotícias

Vaticano e UFOs? Novo Documentário Investiga Acusações da CIA e Revela Bastidores Ocultos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
stranger things season 5
Notíciasnotícias

Stranger Things e o Projeto Montauk: A Realidade Oculta Por Trás Da Ficção e Suas Ligações Com o Fenômeno UFO

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
maxresdefault 10
Notíciasnotícias

Você conhece o caso Holloman? O dia em que um UFO pousou em uma base militar

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up