NOTÍCIA

Acabam de sair os documentos secretos da década de 90

Por Equipe UFO | 04 de Setembro de 2010

As mais de 4.000 páginas, de todas as cinco liberações, estão disponíveis publicamente aqui, no Portal da Ufologia Brasileira
Créditos: AN

Acabam de sair os documentos secretos da década de 90

Após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de agosto, da Portaria 551/GC3, por meio do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, desde o dia 13 de agosto mais um lote enorme de documentos ufológicos chegou à Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG) e estavam sendo digitalizados. Trata-se dos registros gerados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na década de 90. São quase 800 páginas, divididas em 10 pastas que, a partir desde momento, estão à disposição dos estudiosos e da sociedade, aqui no Portal da Ufologia Brasileira, contendo transcrições de conversas entre pilotos e torres de controle aéreo, comunicados, relatórios de ocorrências e despachos oficiais. No entanto, o que mais chama a atenção é que temos dezenas e dezenas de questionários, com centenas de testemunhas do Fenômeno UFO.

O CD, com 793 páginas, foi obtido pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) nesta sexta-feira, dia 03 de setembro, e a agilidade foi tamanha, na intenção de colocar o mais rápido possível a totalidade de documentos à disposição, que nem mesmo os pesquisadores tiveram tempo de analisá-los ainda. Portanto, em primeiríssima mão e como tem sido feito sempre, desde que os lotes da FAB começaram a ser enviados ao Arquivo Nacional, o Portal da Ufologia Brasileira torna público e acessível mais este conteúdo, agora referente aos anos 90.

Podem ser baixados neste endereço: http://ufo.com.br/documentos/anos_90/

Igualmente, com o mesmo prazer e satisfação, informamos que todas as mais de 4.000 páginas, das quatro liberações anteriores e mais as doadas à CBU pelo ufólogo Edson Boaventura no final de julho de 2009, também estão prontas novamente, para acesso irrestrito e total. São os calhamaços enviados ao Arquivo Nacional nos meses de outubro e dezembro de 2008, junto com outros dois enormes lotes, de maio e setembro de 2009, cravando mais marcos inéditos na história da Ufologia Brasileira.

Podem ser baixados no endereço: http://ufo.com.br/documentos/

Apesar da grande quantidade de material, ainda persiste a exclusividade de sua geração. Ao que tudo indica, da década de 90 só foram enviadas ao Arquivo Nacional informações da Aeronáutica. Não existe ainda informação que aponte para material oriundo da Marinha ou do Exército. Isto já era previsível, tendo em vista que, nas respostas dadas pelo Ministério da Defesa a Requerimento de Informação da Câmara dos Deputados (RIC 4470/2009), solicitado pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), a Marinha diz que “não possui informações referente ao assunto”. E o Exército, apesar de, pela primeira vez, confessar que gerou documentos sobre o Caso Varginha em 1996 e 1997, informou que esses documentos estão na Justiça Militar, e não nos seus arquivos.

Essa questão dos arquivos da Marinha e do Exército será alvo de novas contestações da CBU junto ao Poder Executivo, mas o fato é que, conforme informado pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, pelo menos parte do material está seguindo para COREG dentro do prazo determinado. Faltam ainda as páginas oficiais do ano 2000, que certamente está sendo preparada pelo CENDOC.

Atenção: Pedimos aos internautas que baixem, imprimam, divulguem e compartilhem à vontade tais documentos, mas que não se esqueçam de citar a fonte, a Revista UFO, e que tais materiais estão sendo disponibilizados por iniciativa da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).

Saiba mais:


Ministério da Defesa responde ao requerimento de informações ufológicas da Câmara dos Deputados

Surpreendente entrevista com especialista no canal do STF

Ufólogos da CBU advertem: o Governo perdeu o prazo máximo dado para liberação de seus segredos

Compartilhe essa notícia:

Saiba mais sobre este assunto na edição 160 da revista

Comentários