Pela primeira vez na história, será possível testemunhar uma transmissão ao vivo direto da órbita de Marte
A sonda alcançou a órbita marciana em 2003, trazendo consigo o infeliz lander Beagle 2, que realizou uma tentativa de pouso na superfície antes de falhar. A própria Mars Express tem sido uma fonte valiosa de dados ao longo das décadas, graças à sua ampla gama de instrumentos, que incluem imagens de alta resolução e ferramentas para mapeamento mineralógico.
Em termos de longevidade operacional de um orbitador do Planeta Vermelho, a sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA) está em segundo lugar, perdendo apenas para a sonda Mars Odyssey, da NASA.
A live agendada para hoje à tarde apresentará uma compilação de imagens enviadas diretamente do orbitador, assim que forem recebidas, proporcionando efetivamente uma transmissão ao vivo do Planeta Vermelho.
Assista acima à transmissão ao vivo de nosso planeta vizinho, que começa às 13h00 no horário de Brasília.
Fonte: European Space Agency, ESA
“Ao comemorar o vigésimo aniversário da missão Mars Express, da ESA, na sexta-feira, você terá a oportunidade de se aproximar o máximo possível de Marte”, escreveu a ESA. “Sintonize-se para ser um dos primeiros a visualizar novas imagens aproximadamente a cada 50 segundos, à medida que são transmitidas diretamente da Câmera de Monitoramento Visual (VMC) a bordo do duradouro e altamente produtivo orbitador marciano da ESA.”
“Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, explica James Godfrey, Gerente de Operações de Naves Espaciais no centro de controle de missão da ESA em Darmstadt, Alemanha.
“Mas estou bastante otimista. Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes. Estou animado para ver Marte como é agora – o mais próximo possível de um ‘agora’ marciano!”, conclui.