Um dos mais impressionantes contatos ufológicos em massa de todos os tempos aconteceu na capital do Zimbabwe, Harare, na localidade de Rowa, em 16 de setembro de 1994. Um dos casos melhor documentados e pesquisados da história da Ufologia teve como testemunhas cinco dúzias de crianças com idades entre 5 e 12 anos. Elas afirmam ter observado um grande UFO acompanhado de vários outros menores, pairando e se movendo silenciosamente sobre a escola onde estudavam.
Os objetos pousaram, conforme a descrição das crianças, próximo ao playgroud da escola, e deles saíram alguns seres que se aproximaram delas. As testemunhas afirmam ter interagido e se comunicado com os alienígenas por 15 minutos, antes que eles regressassem a suas naves e fossem embora. Após o surpreendente acontecimento, as crianças foram entrevistadas por jornalistas e especialistas, aí incluído o psiquiatra de Harvard Dr. John Mack. Todos os depoimentos foram concisos e coerentes entre si, e o caso foi abordado em uma grande reportagem da rede britânica BBC, com enorme repercussão.
Ao longo do tempo, os jovens mantiveram suas versões, mantendo consistência em seus vários depoimentos e entrevistas. Descobriu-se depois que os moradores da região observaram, por algumas noites antes da ocorrência, alguns estranhos fenômenos atmosféricos e a presença de luzes inexplicáveis no céu, informação que foi inclusive repassada para os representantes locais da Rede Mútua de UFOs (MUfon). Na noite de 14 mde setembro, por exemplo, conforme alguns relatos, entre 20h50 e 21h05 fenômenos multicoloridos foram observados à noite, quando o céu estava claro, em várias regiões da África do Sul, que faz fronteira com o Zimbabwe.
PELA PRIMEIRA VEZ UM RELATO PÚBLICO DOS ACONTECIMENTOS
Uma das testemunhas do caso foi Emily Trim. Ela foi uma das crianças entrevistadas pela BBC, e que também conversou com John Mack a respeito dos impressionantes fatos que experimentou. Emily afirma que a ocorrência teve um profundo impacto em sua vida, mesmo até os dias de hoje. Ela diz ainda sentir o efeito da incrível experiência, quando ficou a pouca distância dos visitantes, e que estes transmitiram mensagens a todas as crianças com quem tiveram contato. Tanto Emily quanto as outras testemunhas produziram ao longo dos anos desenhos, e ela mesma criou várias pinturas retratando o caso do qual foi protagonista. E recentemente, na Alien Cosmic Expo, ela falou em público pela primeira vez sobre a experiência, em vídeo que pode ser conferido abaixo.
Confira o depoimento de Emily Trim
Assista a uma reportagem da época do caso no Zimbabwe
Maior avistamento em massa da Austrália completará 50 anos
UFOs foram observados em Roswell por 500 militares
Piloto observou imenso UFO em 1958
Documento da NSA descreve três avistamentos de UFOs
Avistamento de UFO sobre estádio em 1982 é tema de documentário
Oficial da Marinha do Brasil relata avistamento de UFO
Saiba mais:
Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.