da Agência Brasil com informações da Nasa
O observatório solar da Agência Espacial Norte-americana (NASA) registrou na última sexta-feira (15) uma erupção do Sol que enviou toneladas de partículas solares em direção à Terra, fenômeno chamado de ejeção de massa coronal. Pela velocidade com que a massa se desloca, os cientistas calculam que ela pode atingir a Terra nesta segunda-feira (18).
Conheça o canal de Tecnologia do Portal EBC
O evento pode causar tempestades geomagnéticas, fenômeno que acontece quando fortes rajadas de vento solar atingem a Terra e as ondas de radiação chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre. Satélites, sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos podem ser afetados.
A NASA informa que, no passado, tempestades parecidas como esta, causadas por massa coronal do Sol, foram normalmente de intensidade leve a média e não chegaram a interromper o funcionamento de sistemas elétricos, telecomunicações nem GPS. A agência diz, no entanto, que o fenômeno causou aurora (fenômeno óptico) perto dos polos.