Videntes e Contatados, por Lallá Barretto.
Entre espiritualidade e ufologia, estudaremos no nosso próximo artigo as relações de identidade que existem entre aparições de Nossa Senhora e eventos ufológicos. Explorar esse universo de conhecimento, vasto e complexo, exige muitas vezes que, no espaço de um artigo, façamos apenas referência ao muito que pesquisamos para escrevê-lo. Nele colocamos o exemplo da aparição de Maria a Ida Peerdeman, em Amsterdam, entre 1945 e 1959, que apresenta forte semelhança com eventos ufológicos. Ida Peerdeman foi a vidente de 56 aparições marianas nesse período. Se sairmos da linguagem religiosa para falar em termos ufológicos, ela foi uma contatada, e sofreu todos os percalços da descrença e do descrédito que recaem também cruelmente sobre os contatados ufológicos. Mas é única e exclusivamente pelo relato de videntes e contatados que podemos nos comunicar com o “mundo espiritual” e o “mundo extraterrestre”. Então, quem foi Ida Peerdeman? Qual é sua história de vidente contatada do “mundo espiritual”?
Isle (Ida) Johanna Peerdeman, 1905-nascida em 15 de agosto de 1905 em Alkmaar, na Holanda, era a caçula de uma família de cinco filhos. Ela ficou órfã de mãe aos 8 anos de idade. Viveu uma vida modesta e discreta, sem nunca contrair matrimonio. Suas visões foram fortemente combatidas, ao mesmo tempo que reconhecidas de certa forma por autoridades eclesiásticas, no sempre difícil exercício de discernimento que se impõe à Igreja Católica quando se trata de aparições e transmissão de mensagens no campo da sua espiritualidade.
A primeira visão que teve daquela que, entre 1945 e 1959, identificou-se como a Senhora dos Povos, teria ocorrido aos 12 anos, no dia 13 de outubro de 1917, dia da última aparição de Nossa Senhora aos pastores de Fátima. Esse fato, não mencionado por nossas melhores fontes, interessa citar aqui, pelas conexões com as aparições de Portugal que fazemos no nosso artigo. As 56 aparições da Senhora dos Povos, começaram quando tinha 39 anos, sempre transmitindo profecias e mensagens, além de uma Oração destinada a toda a humanidade. A Senhora dos Povos foi interpretada como sendo a Virgem Santíssima, Mãe de Jesus.
A paranormalidade de Ida se manifestava antes de ver a Senhora. Ela alega ter “visões da guerra, diz ver o ninho da águia, de Hitler, Mussolini enforcado de cabeça para baixo, o rio Oder vermelho de sangue, etc. Fatos inesperados acontecem em sua presença: as agulhas dos relógios giram com velocidade anormal, as portas dos armários batem, um forno não utilizado começa a soltar fumaça … Alguns afirmam que Ida goza de poderes parapsicológicos; outros falam de infestação diabólica. Seu confessor e amigo, o abade Frehe, recorre ao exorcismo”. (Laurentin e Sbalchiero, Dictionnaire des Apparitions de la Vierge, Paris, Fayard, 2007)
*Imagem: montagem apostoladosagradoscoracoes – Ida Peerdeman, infância e fase adulta.