Novas imagens prometem iluminar os mistérios dos fenômenos solares, demonstrando o poder do telescópio Inouye
Graças a sua tecnologia inovadora na coleta de dados ultra detalhados, o Telescópio Solar Inouye apresenta uma oportunidade para os cientistas solares decifrarem os campos magnéticos do Sol e os gatilhos das tempestades solares.
As manchas solares fotografadas são zonas frias e escuras na fotosfera do Sol, ou “superfície.” Essas regiões são terreno fértil para fortes campos magnéticos e são diversas em tamanho, algumas sendo tão grandes quanto ou excedendo a Terra.
Manchas solares complicadas ou seus grupos podem desencadear eventos explosivos como erupções e ejeções de massa coronal, os pais das tempestades solares. Esses fenômenos eruptivos abalam a camada atmosférica mais externa do Sol, a heliosfera, e podem afetar a Terra e nossa infraestrutura essencial. Em contraste, regiões serenas do Sol exibem células de convecção na fotosfera.
As imagens mostram nossa estrela como jamais vista antes.
Fonte: NSF
Recentemente inaugurado, o telescópio está gradualmente atingindo plena capacidade operacional durante sua Fase de Comissionamento de Operações (OCP). A fraternidade científica global foi instada a ingressar nesta fase por meio de uma chamada de proposta. Consequentemente, os investigadores apresentaram propostas científicas competindo pelo tempo do telescópio para atividades específicas.
Um ato de equilíbrio entre o tempo de observação disponível e as necessidades técnicas ocorreu durante esta fase operacional inicial, resultando em propostas revisadas por pares concedidas ao tempo do telescópio por um Comitê de Alocação de Telescópios. As propostas escolhidas foram executadas durante a janela de operações do Ciclo 1 de 2022.
As oito imagens constituem uma fatia dos dados recolhidos do Ciclo Inaugural. O Centro de Dados do Telescópio Solar Inouye calibra e distribui incansavelmente dados para cientistas e o público. À medida que ele continua a explorar o Sol, a comunidade científica antecipa descobertas mais emocionantes e vistas de tirar o fôlego do corpo celeste mais influente em nosso sistema.