Depois de ter revivido a clássica série Unsolved Mysteries com duas novas temporadas (2020 e 2022), a Netflix aposta na criação de uma nova franquia que siga o mesmo caminho de expor casos que até hoje continuam levantando mais perguntas do que respostas
Este último é claro em seu título: The Unexplained Files (Arquivos do Inexplicável, em português) algo que também evoca The X-Files, a lendária série cult dos anos 90 que frequentemente apresentava os agentes do FBI Mulder e Scully envolvidos na resolução de incidentes aparentemente sobrenaturais ou extraterrestres.
Os episódios
De acordo com a sinopse oficial, serão ao todo 8 episódios que explorarão “histórias aparentemente inexplicáveis contadas por quem as vivenciou, desde aparições testemunhadas por convidados em uma plantação até uma série de afogamentos na Geórgia”. Os episódios analisam um sequestro alienígena no Mississippi, a investigação do governo dos Estados Unidos sobre mais de 650 objetos e luzes não identificados e muito mais. Isso junto com o trailer divulgado nos dá uma pista clara do que veremos. Detalhamos abaixo:
Caso Pascagoula, Mississippi: Na tarde de 11 de outubro de 1973, Charles Hickson, 42, e Calvin Parker, 19, relataram ao Gabinete do Xerife do Condado de Jackson, Mississippi, que estavam pescando em um cais na margem oeste do Rio Pascagoula quando ouviram um zumbido, viram duas luzes azuis piscando e observaram um UFO. Parker e Hickson alegaram que estavam “conscientes, mas paralisados”, enquanto três “criaturas” com “bocas robóticas em forma de fenda” e “pinças parecidas com caranguejos” os levaram a bordo do objeto e os submeteram a um exame.
Assista ao trailer oficial da série em português de Portugal. Fonte: Netflix Portugal
Monte Shasta, Califórnia: Além de sua presença física imponente, o Monte Shasta é conhecido por sua rica história cultural e espiritual. Há séculos é um local sagrado e de peregrinação para várias tribos nativas americanas, que consideram o vulcão um centro espiritual do mundo e o lar dos deuses. Hoje, o local capturou a imaginação de numerosos entusiastas do mistério devido à intensa atividade de UFOs.
Desclassificação de UFOs: Desde que se soube que o Pentágono tinha um programa secreto para estudar UFOs (AATIP), que funcionou de 2007 a 2012 e contou com financiamento de cerca de 22 milhões de dólares, uma série de vazamentos e revelações vem ocorrendo por denunciantes sugerindo que o governo dos Estados Unidos recuperou tecnologia de navios não-humanos acidentados e fez engenharia reversa neles.
“Quando o simples não explica, você deve pensar no extraordinário”, conclui o trailer.