Revista UFO
  • Artigos
  • Notícias
  • Loja
  • Cursos Online
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Viagem Lago Titicaca
  • Gevaerd
  • Deixe seu relato
Lendo: Presença de objetos alienígenas em nossa vizinhança seria possível
Envie!
Notificação
Latest News
grande
Planeta recém-descoberto parece grande demais para sua pequena estrela
Notícias
Loeb
Avi Loeb planeja nova expedição para Papua Nova Guiné
Notícias
moradores
Moradores de Bogotá testemunham misteriosos UFOs brilhantes no céu
Notícias
seis
Cientistas descobrem seis mundos alienígenas perfeitamente sincronizados
Notícias
Schumer
Emenda Schumer estaria sendo suprimida por membros do Congresso norte-americano?
Notícias
Aa
Revista UFO
Aa
  • Artigos
  • Notícias
  • Loja
  • Cursos Online
  • Viagem Lago Titicaca
  • Gevaerd
  • Deixe seu relato
Buscar
  • Artigos
  • Notícias
  • Loja
  • Cursos Online
    • Tipologia dos Seres Extraterrestres e de Suas Naves
    • Afilie-se e lucre!
  • Viagem Lago Titicaca
  • Gevaerd
  • Deixe seu relato
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Feito por DGW.Company
© 2023 AJ Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.

Presença de objetos alienígenas em nossa vizinhança seria possível

Ultima atualização: 12/12/11
Por Equipe UFO Publicado 12/12/2011 Tags: Edição 184
Envie!
Envie!

337f9a01476e4c872b7b21b5e77c51521527527927

Segundo as conclusões do estudo, poderia haver alguma sonda interestelar alienígena em nosso Sistema Solar sem que soubéssemos
Créditos: Jorge Munnshe/NCYT

As sondas espaciais Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2, em trajetória interestelar, levam mensagens e informações para o caso eventual de que algum dia sejam detectadas e recolhidas por seres inteligentes de outro sistema solar. Mais sondas se unirão a essas quatro nessa singular missão de embaixadores cósmicos da humanidade.

Desde a década de 1970 os humanos possuem capacidade tecnológica suficiente e demonstrada para enviar naves para outras estrelas – ainda que a uma velocidade tão lenta que decorrerão milhares de anos antes de que passem relativamente para perto de outro astro. Cabe, então, se propor que outras civilizações em nosso cosmos tenham feito o mesmo. No entanto, os cientistas não detectaram ainda nenhuma dessas hipotéticas naves alienígenas em nosso Sistema Solar. Por que?

A resposta tradicional sempre tem sido que seria porque nenhuma chegou até aqui. Agora, uma sugestiva hipótese alternativa vem sendo apresentada por Jacob Haqq-Misra e Ravi Kumar Kopparapu. Estes dois pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvania, nos Estados Unidos, abordam o problema mediante um enfoque matemático, e sua conclusão é que não examinamos lugares suficientes para assegurar com absoluta certeza que não há artefatos extraterrestres em nosso sistema planetário.

A imensidão do espaço e nossas escassas buscas realizadas até a data implicam que qualquer sonda exploradora não tripulada, de origem extraterrestre e tamanho discreto, provavelmente não seria detectada. Dito de outro modo, poderiam perfeitamente haver artefatos extraterrestres em nosso Sistema Solar sem que soubéssemos, simplesmente por não termos inspecionado o suficiente nossa comunidade interplanetária. Se já é difícil detectar asteróides, mais ainda seria identificar um objeto artificial inerte de, por exemplo, entre um e 10 metros de diâmetro médio.

Assunto relacionado:  Técnica inovadora auxilia a desvendar vida extraterrestre ao olhar para a Lua

O paradoxo de Fermi, formulado originalmente por Enrico Fermi (1901-1954), propõe e questiona que se a vida inteligente é comum: por que não temos detectado ainda nenhuma civilização alienígena? As respostas a esta pergunta poderiam ser que a vida inteligente é rara, que as civilizações inteligentes avançadas inevitavelmente se autodestroem, que esses seres inteligentes ainda não nos visitaram por estarem muito longe, ou que estão perto mas não se deixam conhecer.

crédito: Wikipedia

Universo inexplorado pela humanidade

Universo inexplorado pela humanidade

Pouca inspeção humana

Em qualquer caso, à margem de que se detectem ou não transmissões inteligentes procedentes de algum lugar do universo, também cabe a possibilidade de que, igualmente como fazem os humanos, outras civilizações estejam enviando pequenas sondas não tripuladas para nosso Sistema Solar, para observar discretamente a Terra ou outros planetas. E inclusive poderia ter alguma em órbita do Sol ou repousando em algum rincão de um mundo de nosso sistema.

Essas sondas, de tamanho modesto como as nossas, poderiam estar ocultas em uma ampla variedade de lugares. No cinturão de asteróides provavelmente passariam despercebidas, especialmente se essas supostas naves medissem só de um a 10 metros e pesam pouco mais de uma tonelada.

Haqq-Misra e Kopparapu desenvolveram uma equação que pode ser aplicada a uma parte do volume de espaço ocupado por nosso Sistema Solar e determinar se foi feita uma busca bastante detalhada nessa região para assegurar que nela não há objetos artificiais extraterrestres. Os pesquisadores ratificam que atualmente a questão ainda não pode ser respondida com total certeza, mas isso acarreta que a hipótese tambem não pode ser descartada por completo, há a possibilidade de tal presença.

Assunto relacionado:  Edição 184 - IMPRENSA UFOLÓGICA

A superfície da Terra é um dos poucos lugares que tem sido examinada quase por completo com uma resolução espacial de menos de um metro. Mas enquanto os humanos ocupam boa parte da superfície sólida da Terra, a exploram ou fotografam das alturas, ainda existem grutas e selvas, bem como grandes porções do leito oceânico e o subsolo profundo, que não foram objeto de exploração alguma. Apesar disso, há um grande convencimento de que na Terra não há artefatos extraterrestres.

A Lua e Marte estão sendo examinados em pequena escala. Uma missão de mapeamento, a Lunar Reconnaissance Orbiter [Orbitador de Reconhecimento Lunar, LRO], está permitindo observar a superfície da Lua com uma resolução de aproximadamente 50 cm, sendo possível que dentro de algum tempo possamos assegurar que não há objetos artificiais alienígenas na superfície da Lua. No entanto, a perícia dos pesquisadores que interpretam as imagens pode não ser suficiente para distinguir entre uma rocha e uma sonda espacial coberta de pó.

A superfície de Marte ainda está em sua maior parte inexplorada. Igualmente ou menos explorados estão lugares de particular interesse por diferentes razões, como os pontos de Lagrange do sistema Terra-Lua, o cinturão de asteróides e o cinturão de Kuiper, os quais poderiam albergar alguma sonda espacial chegada de outro lugar.

De qualquer forma, a maior parte do volume de espaço ocupado pelo Sistema Solar não tem sido inspecionado ainda pela espécie humana. “As buscas efetuadas até hoje no Sistema Solar são insuficientes, pelo que não podemos descartar a possibilidade de que artefatos extraterrestres estejam presentes nele, e inclusive estejam nos observando”, argumentam Haqq-Misra e Kopparapu.
Leia também:

Uma sonda exploratória nas bordas do Sistema Solar

Como localizar sondas alienígenas no Sistema Solar, segundo estudo


Astrobiólogos criaram método para avaliar chances de vida em exoplanetas


Alien&i
acute;genas dominariam tecnologia além da matéria

Assunto relacionado:  A influência da imprensa na imagem da Ufologia


É verdade que o SETI nunca recebeu sinais de civilizações alienígenas?

Sinal captado pelo SETI que a própria NASA achava insólito

SETI e NASA teriam detectado sinal alienígena em Ganimedes

Novas diretrizes para o contato extraterrestre foram estabelecidas pelo SETI

METI: um protocolo para os contatos extraterrestres

Alexander Zaitsev: O Paradoxo de SETI
Conheça os lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:

crédito: Videoteca UFO

Documentários exclusivos e legendados

Documentários exclusivos e legendados

UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Confira nossos pacotes promocionais de Natal clicando aqui

Olha o que temos pra você também

Planeta recém-descoberto parece grande demais para sua pequena estrela

Avi Loeb planeja nova expedição para Papua Nova Guiné

Moradores de Bogotá testemunham misteriosos UFOs brilhantes no céu

Cientistas descobrem seis mundos alienígenas perfeitamente sincronizados

Emenda Schumer estaria sendo suprimida por membros do Congresso norte-americano?

TÓPICO(S): Edição 184
Compartilhe
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Copy Link
Anterior Uma sonda exploratória nas bordas do Sistema Solar
Próximo Afinal, o que os UFOs fazem por aqui?

Opções de leitura

APAGAO3
Blackouts e os OVNIs – O maior apagão já registrado teve a presença de um OVNI
Colunas Artigos
Hunter
Casuística: Objeto luminoso é recebido à bala na África do Sul pela testemunha e por policiais
Artigos Mistérios Obras Ufólógicas
c2082877a524523a7fce593148b43caf1646231600
HAARP: Os perigos de uma guerra psicotrônica
Artigos
764a649edaa772568d9e9d58597b4edf1646231607
Os misteriosos triângulos voadores
Artigos
c3694c0543a4edbcb6d146d9d4e1afd11646231617
Klaatu barada nikto: Os 70 anos de O Dia em Que a Terra Parou
Artigos

Ler também:

grande
Notícias

Planeta recém-descoberto parece grande demais para sua pequena estrela

Equipe UFO Por Equipe UFO 02/12/2023
Loeb
Notícias

Avi Loeb planeja nova expedição para Papua Nova Guiné

Equipe UFO Por Equipe UFO 01/12/2023
moradores
Notícias

Moradores de Bogotá testemunham misteriosos UFOs brilhantes no céu

Equipe UFO Por Equipe UFO 01/12/2023
seis
Notícias

Cientistas descobrem seis mundos alienígenas perfeitamente sincronizados

Equipe UFO Por Equipe UFO 30/11/2023
Schumer
Notícias

Emenda Schumer estaria sendo suprimida por membros do Congresso norte-americano?

Equipe UFO Por Equipe UFO 30/11/2023
atmosfera
Notícias

Ciência avança na compreensão de atmosferas nebulosas de exoplanetas

Equipe UFO Por Equipe UFO 29/11/2023
escritório
Notícias

O escritório secreto da CIA conduziu missões de recuperação de UFOs em pelo menos 9 locais de acidentes em todo o mundo, revelam denunciantes

Equipe UFO Por Equipe UFO 29/11/2023
estruturas
Notícias

James Webb detecta “estruturas inexplicáveis” no coração da nossa galáxia

Equipe UFO Por Equipe UFO 28/11/2023
empreiteiro
Notícias

Empreiteiro da Lockheed Skunkworks, CIA e USAF abriu o jogo sobre UFOs

Equipe UFO Por Equipe UFO 28/11/2023
Mercúrio
Notícias

Geleiras salinas de Mercúrio podem abrigar vida, diz novo estudo

Equipe UFO Por Equipe UFO 27/11/2023
Mostre mais
Revista UFO
Siga-nos

2003 - 2023 © A. J. Gevaerd Ufologia. Todos os Direitos Reservados.
Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. A Revista UFO é a mais antiga revista ufológica em todo o planeta.

  • Feito por DGW.Company

Removed from reading list

Undo