DESTAQUE

Visitantes de dormitório, MIBs e desacobertamento serão discutidos neste final de semana

Por
05 de Abril de 2012
De 13 a 15 de abril no Centro de Convenções de Peruíbe
Créditos: Rafael Amorim/Revista UFO

Na próxima sexta-feira terá início a 2ª Conferência Internacional sobre Vida Extraterrestre da Jureia e 8º Encontro Ufológico de Peruíbe, organizados pela Revista UFO a convite da Prefeitura Municipal da cidade. Peruíbe está inserida em uma das regiões brasileiras com maior variedade de espécies animais e vegetais. No município estão duas áreas de preservação ambiental riquíssimas, a Estação Ecológica da Juréia e o Parque Estadual da Serra do Mar, com centenas de casos de natureza ufológica, alguns dos quais documentados com fotos, filmes e inúmeros avistamentos diurnos e noturnos, até com abduções de moradores. Também há na região registros de locais de pousos de UFOs e parte do repertório da expressiva casuística local, que se estende por todo o litoral sul de São Paulo.

O estudo sistemático dos acontecimentos levou à conclusão de que os casos se concentram em determinada área do oceano, na proximidade da Ilha da Queimada Grande, incentivando a formulação da hipótese de que haveria naquele ponto algum tipo de base submarina ou portal. A ideia, exótica, é apoiada pelos fatos, pois praticamente não se passa uma noite sem um avistamento no local, o que justifica a tomada de decisão por parte da prefeitura de implantar em 2009 o primeiro roteiro para turismo ufológico do país. A tese também tem o apoio de muitas ocorrências relatadas por marinheiros, pescadores e turistas, que veem objetos luminosos, muitos em forma de prato, submergirem e emergirem daquelas águas.

Maior evento do ano


Continuando com a apresentação das conferências, abaixo apontamos outras e seus respectivos palestrantes (dois internacionais), mais outros detalhes que nos aguardam a partir de 13 de abril. As anteriores - de sexta e sábado pela manhã - podem ser acessadas clicando-se aqui.

Sábado (14)

15h40 - Gustavo Cía (Argentina): psicólogo e ufólogo de linha acadêmica, que se especializou em aspectos mais incomuns das abduções alienígenas, entre eles as chamadas visitas de dormitórios. Consultor da UFO, é um dos fundadores do Centro de Estudos, Difusão e Investigação de Fenômenos Anômalos (Cedifa), que reúne profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, física e sociologia trabalhando na pesquisa de anomalias (fenômenos psi, luminosos e experiências insólitas). Investigou inúmeros casos do gênero ocorridos na Argentina, com muitos trabalhos publicados, e acompanhou pessoas que passaram por tais experiências. Também é conferencista requisitado em todo o país e exterior por sua linha de investigação de caráter metodológico.

crédito: Arquivos Revista UFO
Gustavo Cía
Gustavo Cía

Tema: Abduções e Visitas de Dormitório

Descrição: Como e de que forma atuam os seres que se utilizam desta técnica? As visitas de dormitório evitariam que inúmeros casos envolvendo a manipulação e interação entre humanos e alienígenas viessem à público? Cía nos fornecerá diversas pistas e meandros destas experiências e o modus operandi dos responsáveis por tais ações. "As experiências de abdução parecem nos mostrar um caminho de acesso a uma nova maneira de entender a realidade e as formas em que esta se relaciona com a consciência. Este reencontro com o insólito não seria outra coisa que o reencontro com aquilo que temos perdido ao longo de nossa evolução como indivíduos e como sociedade tecnológica", descreveu ele. "Realmente existem cada vez menos dúvidas de que as \'vítimas\' de abdução sofrem uma experiência psicologicamente real. A investigação foi aberta e os resultados poderiam mudar nossa concepção a respeito da realidade e do universo", completou.

18h00 - Fernando A. Ramalho (PE): geógrafo, coeditor da Revista UFO, coordenador da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e um dos responsáveis pela campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, assim como pelo sucesso no processo de liberação de documentos ufológicos por parte da Aeronáutica.

crédito: Arquivos Revista UFO
Fernando Ramalho
Fernando Ramalho

Tema: O Governo Brasileiro Admite os UFOs
Descrição: A abertura ufológica posta em prática por alguns governos tornou-se uma realidade tão palpável que, hoje, dentro da comunidade científica, é inadmissível qualquer pesquisador razoavelmente informado, seja de que área for, sequer colocar em dúvida à existência dos UFOs. "Embora no Brasil esta realidade também seja um fato tacitamente admitido pelo governo através das Forças Armadas, e abertamente por pesquisadores em inúmeras instituições oficiais, inclusive educacionais de nível superior, a Ufologia ainda sofre com o descaso de cientistas e jornalistas da grande mídia", discorreu o ufólogo. Por esta razão, um dos mais duros embates travados na Ufologia se dá no campo do se denominou como "Ufologia Oficial", resultando no levantamento de milhares de provas documentais originadas dentro do governo, não só da existência dos UFOs, mas também da sua mais provável possibilidade de origem, a hipótese extraterrestre (HET). "Neste sentido, abordarei como foi feito o trabalho da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) que resultou, até o momento, na abertura de mais de 5.000 páginas de documentos oficiais admitindo a existência dos UFOs, os quais subsidiam argumentos suficientes para que cientistas e órgãos de imprensa brasileiros revejam suas visões críticas e improdutivas a respeito do assunto, no sentido de cumprirem minimamente a principal de suas funções, que é a de informar bem o público", informou Ramalho.


18h50 - James Carrion (EUA): ex-diretor internacional da Mutual UFO Network (MUFON) e uma das maiores autoridades no ramo da pesquisa ufológica científica. Serviu o Exército Norte-Americano como tradutor de linguística russa e analista de inteligência de sinais. Em 1987, mudou-se para a Flórida e ficou fascinado com a história sobre "Gulf Breeze Six", um grupo de jovens soldados que foram para Augsburg na Alemanha com a finalidade de pesquisar UFOs. Após se mudar para o Colorado em 1996, Carrion ingressou na MUFON como diretor de seção estadual do Nordeste e Noroeste. Em 2003, propôs e implementou o Projeto Pandora, consistindo na digitalização de todos arquivos em papel de casos ufológicos (cerca de 13 mil à época) que a organização investigou para que pudessem ser acessados em formato eletrônico adequado. Colaborou na diretoria de negócios internacionais da MUFON por três anos antes de ser eleito como diretor internacional em 2006, permanecendo no cargo até 2010. Bacharel em artes na língua russa e mestre em assuntos internacionais, também é perito em informática.

crédito: Arquivos Revista UFO
James Carrion
James Carrion

Tema: Os Verdadeiros Homens de Preto
Descrição: Quem seriam de fato os chamados MIBs? Agentes do governo, androides, ETs? Quais outras hipóteses poderiam ser levadas em conta e como analisar este controverso assunto dentro de um padrão minimamente técnico? "A primeira aparição registrada dos MIBs foi relatada por Albert K. Bender, diretor de uma entidade então conhecida por International Flying Saucer Bureau [Departamento Internacional de Discos Voadores, IFSB] e editor de uma revista ufológica chamada Space Review", informou Carrion. "Relatos sobre os homens de preto remontam aos anos 40, quando a sociedade começou a narrar avistamentos de discos voadores, e isso não é coincidência", descreveu ele, que abordará com seriedade mais este tema.

Domingo (15)

09h00 - Lançamento do livro Caçadores de OVNIs, de Paulo Aníbal G. Mesquita [Consultor da UFO] e Marco A. Leal.
Descrição: Uma das propostas da obra é instigar a curiosidade das pessoas para a temática dos OVNIs (ou UFOs em inglês). "Procuramos mostrar ao nosso leitor a importância da realização das investigações de campo nas ocorrências desta natureza, as quais chamamos de caçadas ufológicas, a metodologia utilizada nas pesquisas durante o dia e à noite. O que seriam realmente as vigílias ufológicas, sua importância e muito mais, assim como diversos casos pesquisados", discorreram os autores.

09h30 - Edison Boaventura Júnior (SP): presidente do Grupo Ufológico de Guarujá (GUG), investigador de campo e ufólogo experiente, tendo pesquisado diversos casos pelo país e seus artigos publicados em veículos especializados, como a própria Revista UFO.

crédito: Arquivos Revista UFO
Edison Boaventura Júnior
Edison Boaventura Júnior

Tema: Troca de Informações Ufológicas entre Brasil e Estados Unidos
Descrição: no campo da Ufologia, sabemos que sempre houve uma reciprocidade entre países quanto a investigação sigilosa de suas nuances e os fatores globais que envolvem a presença alienígena na Terra. O maior interesse e preocupação pelo Fenômeno UFO veio dos EUA. "Hoje a Ufologia tem mais de 60 anos de pesquisa ininterrupta e sistemática. Através desta cooperação mútua entre pesquisadores internacionais, muitos outros outros casos - além dos que já foram liberados para sociedade pelas nações mundiais - serão de conhecimento público e com certeza agregarão mais conhecimento para um melhor entendimento desta incrível temática que é o estudo dos UFOs", disse Boaventura.

10h20 - Jackson A. Camargo (PR): consultor da Revista UFO com diversos artigos publicados em suas páginas, coordenador da comunidade da publicação no Orkut e diretor do Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica (CIPEX).

crédito: Arquivos Revista UFO
Jackson Camargo
Jackson Camargo

Tema - ETs no Paraná Geram Mitos do Folclore Local

Descrição: A casuística ufológica paranaense é muito rica e diversificada. No estado, ocorrem casos de variados tipos e envolvem testemunhas das mais diversas. "Estas experiências fantásticas são interpretadas por estas testemunhas a partir de sua realidade de mundo. Por exemplo, pessoas letradas vão enquadrá-las a partir de sua formação e área de atuação. Indivíduos religiosos, por sua vez, irão interpretar como manifestação divina e, não raras vezes, estes casos acabam virando mitos folclóricos que passam de geração em geração", explicou Camargo. "Independente do ponto de vista ou interpretação da testemunha frente ao seu caso, estas ocorrências apresentam padrões específicos de manifestação e características interessantes que, se não aumentam ainda mais o mistério dos discos voadores, atiçam demias nossa curiosidade", completou o ufólogo.

Estes são alguns dos assuntos que serão discutidos no 8º Encontro Ufológico de Peruíbe, durante a 2ª Conferência Internacional Sobre Vida Extraterrestre da Jureia. Retornaremos em dois dias, apresentando os finais. Confira a programação completa em nosso calendário de eventos ou basta clicar aqui.

Para se inscrever (sem custo algum), os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Peruíbe em www.peruibe.sp.gov.br e clicar sobre a opção "Munícipe", que levará até o link do evento, ou vá direto até a área de inscrição no endereço http://www.peruibe2.sp.gov.br/servonline/ctr_cadastro_encontro_site/ctr_cadastro_encontro_site.php?var_cd_encontro=10

Este será mais um evento de primeira linha na estância balneária de Peruíbe (SP) e inteiramente gratuito. Começa nesta sexta-feira no Centro de Convenções de Peruíbe (Av. São João, 635 - Centro). Não deixe de prestigiar.

crédito: Rafael Amorim/Revista UFO
8º Encontro Ufológico de Peruíbe - 13 a 15 de abril
8º Encontro Ufológico de Peruíbe - 13 a 15 de abril

Hotéis conveniados

Segue abaixo a relação de alguns dos meios de hospedagem que tornaram-se parceiros do evento:

Estabelecimento: Peruíbe Suíte Flat
Telefone: (13) 3453-4740
Site: www.peruibehotel.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Mombyta
Telefone: (13) 3455-7979
Site: www.mombyta.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Pousada Leão Verde
Telefone: (13) 3455-4508
Site: www.pousadaleaoverde.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Praia Sul
Telefone: (13) 3455-4125
Site: www.praiasul.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Xapuri
Telefone: (13) 3455-4177
Site: www.hotelxapuri.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Alaska
Telefone: (13) 3455-3895 - (11) 2283-3349
Site: www.alaskahotel.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Costa do Sol
Telefone: (13) 3455-8115
Site: www.costadosolperuibe.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Pousada Bella Costa
Telefone: (13) 3455-8694
Site: www.pousadabellacosta.com.br
E-mail: [email protected]


Estabelecimento: Pousada Sollar dos Gerânios
Telefone: (13) 3455-4426
Site: www.sollardosgeranios.com.br/peruibe
E-mail: [email protected]


Estabelecimento: Hotel Areia Dourada
Telefone: (13) 3455-6139
Site: www.hotelareiadourada.com.br
E-mail: [email protected]

Estabelecimento: Pousada Porto Aventura
Telefone: (13) 3457-9571
Site: www.pousadaportoaventura.com.br

E-mail: [email protected]

Leia também:

Alienígenas no Sul do Brasil e na Baixada Santista, abduções e evidências na pauta de Peruíbe


Anunciada a programação do maior evento de Ufologia do Brasil. E inteiramente grátis


Pesquisadores mundialmente reconhecidos palestrarão sobre discos voadores em Peruíbe

Já está no ar a Edição 187 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2012

A rica casuística do interior do país