Informações sobre a onda de avistamentos no Kansas veio através de uma fonte anônima. O Black Vault acabou tendo acesso mais tarde à uma gravação através de um pedido de Liberdade de Informação (FOIA), revelando confirmação da Administração Federal de Aviação (FAA).
O Black Vault recebeu a notícia do incidente, juntamente com os detalhes do ocorrido, por alguém que deseja permanecer anônimo, mas teve acesso ao banco de dados da FAA, que listou o relatório. O incidente ocorreu em setembro, e a gravação foi então enviada para o The Black Vault no início de outubro de 2022, atendendo ao pedido de FOIA.
O incidente havia sido relatado à FAA e registrado nas gravações do Controle de Tráfego Aéreo (ATC) a partir das 05h55 da manhã do dia 27 de setembro. Embora o piloto original achasse que as luzes pudessem estar no solo, a FAA registrou o incidente como “Fenômeno Aéreo Não Identificado”, porque acabaria sendo visto por pilotos de diversos outros voos ao longo de mais de 35 minutos.
Acima, a gravação do incidente, editado para remover pausas longas. Ative as legendas.
Fonte: The Black Vault Originals
O relato do piloto original, do voo N127RR, fala sobre um fenômeno aéreo não identificado do lado esquerdo da aeronave. O avião, um jato bimotor executivo (GLF4), saiu de Portland, no Oregon, com destino a Oklahoma City, no Estado de Oklahoma. O avistamento foi descrito como “um mar de luzes brancas piscando abaixo de sua altitude.” As luzes não eram muito brilhantes e podiam ser observadas a cerca de 100 milhas náuticas de distância. Nenhuma ação evasiva foi relatada.
Um dos pilotos fala para a torre de controle “Eu não sei se você tem alguma ideia do que são todas essas luzes brancas piscando aqui. Há um mar inteiro deles.” A conversa segue com o ATC tentando descobrir a origem das luzes. Um deles mencionou que podiam estar na área de um grande estádio ou um show conhecido. Mas, pela reação de um dos controladores, parece que não havia muito na área que pudesse explicar a ocorrência.