Telescópios da NASA observam os objetos mais distantes do Universo

Equipe UFO
3 minutos de leitura

4c0fe5cee24527923ed87620c71fdeb71527192828

Imagens de quatro dos aglomerados de galáxias usados no projeto Campos de Fronteiras, pelo telescópio Hubble
Créditos: NASA

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) vai usar em conjunto os telescópios espaciais Hubble, Spitzer e Chandra para observar seis imensos aglomerados de galáxias ao longo dos próximos três anos. O projeto é chamado Campos de Fronteiras e deverão ser observadas galáxias formadas poucas centenas de milhões de anos após o início do Universo, o Big Bang, há 13,8 bilhões de anos.

John Grunsfeld, chefe científico da agência, afirma: “O programa Campos de Fronteiras representa exatamente o motivo do desenvolvimento dos Grandes Observatórios da NASA: trabalhar em conjunto para desvendar os mistérios do Universo. Cada observatório irá coletar imagens usando diferentes comprimentos de onda de luz e o resultado será uma melhor compreensão da física desses corpos celestes”.

Divisão de tarefas

O Hubble fará observações em luz visível e próximo do infravermelho e ultravioleta. O Spitzer é especializado em visualizar no espectro infravermelho, ao passo que o Chandra trabalha na faixa dos raios-X. O projeto Campos de Fronteiras também utilizará o fenômeno das lentes gravitacionais, no qual a gravidade de um objeto massivo mais próximo amplia a luz emitida por outros mais distantes funciona como uma lente.

As observações utilizarão a gravidade dos seis imensos aglomerados de galáxias, começando com Abell 2744, conhecido como Aglomerado de Pandora, como lentes para aumentar a imagem de galáxias extremamente distantes e apagadas, algumas nunca observadas. O Hubble e o Chandra deverão medir a distância e a massa dessas galáxias, ao passo que o Chandra ajudará os astrônomos a determinar a capacidade das galáxias em funcionar como lentes gravitacionais. Este último instrumento auxiliará também a localizar quais galáxias na imagem de fundo possuem buracos negros supermassivos em seus núcleos.

Número de exoplanetas confirmados supera a marca de 1.000

Localizando sondas alienígenas no Sistema Solar

Saiba mais:

Livro: Contato Final: O Dia do Reencontro

DVD: 50 Anos de Exploração Espacial Parte 2

crédito: Revista UFO

50 Anos de Exploração Espacial Parte 2

50 Anos de Exploração Espacial Parte 2

Esta é a segunda parte de uma coleção memorável de documentários que mostram a história da NASA desde sua fundação até seu 50º aniversário. Ao todo, a coleção contém quase 11 horas de material exclusivo em três DVDs com cerca de 220 minutos cada, com menus claros, rico conteúdo e fácil navegação.

TÓPICO(S):
Compartilhe