DESTAQUE

Seria possível um oásis de vida sob o deserto de Marte?

Por
17 de Fevereiro de 2012
Novas perspectivas para exobiologia
Créditos: Parro et al/CAB/SINC

Um grupo de pesquisadores espanhóis do Centro de Astrobiologia (CAB) e da Universidade Católica do Norte do Chile anunciaram o achado de um "oásis" de microrganismos, vivendo dois metros sob a terra no deserto de Atacama, um dos lugares mais inóspitos e áridos da Terra. A descoberta, que prova que a vida pode prosperar inclusive em condições de aridez extrema, servirá para criar novos protocolos de busca de organismos viventes fora de nosso planeta.

"O denominamos \'oásis microbiano\'", afirma Victor Parro, pesquisador do CAB e coordenador do estudo, "porque encontramos microrganismos desenvolvendo-se em um habitat rico em halita (sal comum) e outros compostos (anidrita e perclorato) altamente higroscópicos, isto é, que absorvem água".

No deserto de Atacama, a chuva ocorre em conta-gotas. De fato, algumas de suas áreas estão sem registrar uma única precipitação há mais de 400 anos. Por isso é tão surpreendente que, inclusive neste ambiente infernal, possa existir um substrato salino e subterrâneo capaz de atrair até a mais mínima umidade do meio. O suficiente, além do mais, para que ali prospere a vida.

Utilizando um instrumento desenvolvido pelo CAB e chamado SOLID [Signs of Life Detection], os pesquisadores têm conseguido identificar a presença de microrganismos vivendo em finíssimas lâminas de água captada pelas substâncias do subsolo. Os substratos em que habitam estas resistentes criaturas são capazes de capturar a mais escassa umidade do ar e concentrar ao redor dos cristais de sal, formando ínfimas camadas de água, de alguns mícrons de espessura.

Ali, sem oxigênio nem luz solar, a dois metros abaixo do deserto árido, é onde se encontraram estes seres vivos. Inclusive, quando os pesquisadores buscaram em maior profundidade (uns cinco metros) acharam colônias de microrganismos junto a outras que permaneciam em suspensão e conseguiram retornar à vida em laboratório, depois de lhes proporcionar um pouco de água.

crédito: Wikipedia
Paisagem do deserto de Atacama
Paisagem do deserto de Atacama

Certamente, os envolvimentos que o achado tem para a busca de vida (presente ou passada) em lugares como Marte são evidentes. Em várias regiões do planeta vermelho localizaram-se depósitos salinos, e o sal pode ajudar que a água permaneça em estado líquido durante longos períodos de tempo.

Podem ser detectados

"Se há microbios parecidos em Marte, ou seus restos permanecem em condições similares às que temos encontrado em Atacama, poderíamos detectar com instrumentos como o SOLID", assegura Parro. "A elevada concentração de sal tem um duplo efeito: por um lado absorve a água que possa haver entre os cristais, e por outro baixa a temperatura de congelamento, de maneira que podemos encontrar finas lâminas de água a temperaturas de muitos graus abaixo de zero, inclusive a menos 20 graus". Uma temperatura que é muito similar à que reina em muitas regiões de Marte, em depósitos salinos subterrâneos, onde a vida poderia ser desenvolvida e proteger-se dos mortais efeitos dos raios ultravioletas do Sol.
Leia também:

Fotos coloridas recentes mostram a sonda Spirit em solo marciano


Novas evidências sobre existência de oceano em Marte no passado


Imagens de Marte disponibilizadas em aplicativo da NASA

Cientista lança "guia turístico" sobre planeta Marte


Atmosfera marciana estaria sobressaturada de vapor de água

Movimento nas dunas de Marte foi claramente captado


Estudo indica que dunas de Marte se movimentam


O planeta Marte seria vermelho realmente?

Descoberto um grande vulcão extinto e deformado em Marte

Estudo sugere que Marte abrigou vida abaixo da superfície


Encontradas cavidades estranhas na superfície de Mercúrio

Novo enigma nas planícies esquecidas de Marte

Camada de ozônio em Vênus resgata debate sobre vida extraterrestre

Construção de base em cavernas na Lua é estudada por russos

Pesquisadores esperam estudar rochas mais antigas em Marte


NASA pode ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte

"As crianças de hoje não voarão nos ônibus espaciais, mas caminharão em Marte"


Grandes enigmas de Marte desafiam os especialistas


Conheça nossos documentários exclusivos a respeito do assunto, clique sobre os títulos:



As Misteriosas Civilizações Marcianas
(2005)


Descrição: A verdade sobre o Planeta Vermelho pode mudar a história da humanidade. Veja neste DVD informações científicas e históricas irrefutáveis de que o Planeta Vermelho já abrigou inúmeras formas de vida avançadas, hoje extintas. O que a NASA descobriu em Marte? Existiram realmente civilizações avançadas em nosso vizinho?

Por que, então, a agência espacial norte-americana insiste em negar as evidências? Estas são questões que não se calam desde que as misteriosas fotos de um rosto e de um conjunto de pirâmides foram tomadas sobre sua superfície, há mais de 20 anos. Segundo sustentam cientistas dissidentes da NASA, de fato Marte possuiu formas de vida inteligente em épocas remotas, hoje extintas.

Este documentário é uma investigação excepcional sobre os enigmas marcianos e ainda contém um bônus especial sobre seus monumentos e construções da planície Cydonia. O material, produzido com elevada qualidade técnica, oferece informações científicas e históricas irrefutáveis que podem mudar o destino da humanidade terrestre.

A Verdade Sobre a Lua
(2009)


Descrição: Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre o satélite continua oculta do mundo. O que os astronautas russos e americanos encontraram em nosso satélite e por que não revelaram ao mundo?

A Lua sempre representou, até ser conquistada, um grande mistério para a humanidade. Teria sido habitada? Teria sido visitada por outras espécies, assim como a Terra? E teriam tais civilizações construído bases em sua superfície? Estes são apenas alguns dos questionamentos que nosso satélite natural suscita. Porém, em vez de tê-los respondidos, sua conquista apenas aumentou as suspeitas de que russos e norte-americanos encontraram em nosso satélite coisas surpreendentes, que jamais revelaram ao mundo.

Crateras misteriosamente iluminadas, torres, pirâmides e outras figuras inexplicadas no solo lunar denunciam que a verdade sobre a Lua continua oculta, sendo conhecida apenas de poucos eleitos. Mas o que, enfim, os astronautas que caminharam sobre a superfície lunar encontraram? O que as inúmeras missões não tripuladas, satélites orbitais e sondas enviadas à Lua descobriram? E, finalmente, por que até hoje é mantido segredo sobre todos estes fatos?

Este documentário, premiado internacionalmente, mostra as razões para o insistente acobertamento de informações e apresenta imagens espetaculares obtidas de arquivos secretos da NASA, assim como depoimentos de seus técnicos, engenheiros e especialistas, que denunciam manobras de sigilo em torno das descobertas lunares. A Verdade sobre a Lua é a versão brasileira de Moon Rising, filme do cineasta norte-americano Jose Escamilla, descobridor dos “rods”. É a parte dois da série The Greatest Story Ever Denied, lançada no Brasil pela Videoteca UFO com o título UFOs: O Grande Desafio da Humanidade, em 2008. Nesta obra, um dos mais fascinantes documentários de todos os tempos, você encontrará as respostas para as perguntas mais contundentes sobre nosso satélite, que autoridades da Rússia e EUA insistem em esconder.

Luna: Até Onde Vai a Mentira?
(2009)


Descrição: A existência na Lua de crateras iluminadas, misteriosas pirâmides, torres e figuras inexplicadas denunciam que a verdade sobre nosso satélite continua sendo oculta de toda a humanidade. Por que a exploração da Lua, desde os anos 60, apenas aumentou a quantidade de perguntas que temos sobre ela, em vez do contrário?

Nosso satélite natural sempre foi inesgotável fonte de questionamentos, principalmente depois que passou a ser alvo de projetos espaciais das superpotências. Desde os anos 60, inúmeras missões se aproximaram e desceram na Lua, nem sempre com o conhecimento da humanidade, nem sempre com propósitos pacíficos. Algumas destas empreitadas continuariam até hoje sendo escondidas de todos, e seus resultados são insondáveis. Especialistas e funcionários de agências governamentais norte-americanas, que já vieram a público em várias ocasiões, denunciam o acobertamento dos fatos e garantem que há segredos inconfessáveis sobre nosso satélite.

Este documentário pretende explorar alguns deles, debatidos nas comunidades astronáutica e ufológica dos Estados Unidos, e responder a perguntas que não se calam. Estaria a Lua sendo explorada por outras espécies cósmicas, além da raça humana, seres que a utilizariam como uma plataforma para atingirem a Terra? Com que propósito? As autoridades das nações que já enviaram missões e astronautas para lá sabem desta realidade? Por que escondem? Este DVD, que dá continuidade ao título A Verdade Sobre a Lua (DVD-036), também do produtor Jose Escamilla, vai fundo na questão e apresenta evidências de que a NASA tem escondido a realidade sobre as condições de nosso satélite natural, ora adulterando imagens, ora omitindo declarações de astronautas para lá enviados – principalmente de que estiveram frente a frente com ETs.

Informações que a NASA Oculta
(2000)


Descrição: Naves alienígenas à espreita no espaço, é o que você verá neste documentário ufológico. Além de comunicações secretas entre as missões espaciais e as estações da NASA que mostram que os astronautas estiveram próximos a UFOs.

Tudo começou com a chegada do homem à Lua, depois com as viagens dos ônibus espaciais e, mais recentemente, com a exploração de Marte. E o mistério de naves espaciais norte-americanas que são seguidas por UFOs no espaço só aumentou. A NASA tem plena consciência do que acontece ao redor da Terra. Entretanto, pressiona para que o assunto seja mantido em sigilo. As missões Challenger, Discovery e Endeavour são as que mais foram acompanhadas por estranhos objetos discóides de origem não terrestre.

Este documentário apresenta intrigantes filmagens de UFOs no espaço, com espantosos detalhes. As imagens foram obtidas de um especialista em satélites e radiocomunicação canadense, que interceptou transmissões secretas da NASA e as divulgou à comunidade ufológica. Através delas é possível saber que alguém mais freqüenta o espaço.

Contatos com UFOs no Espaço
(1999)


Descrição: O que a NASA insiste em ocultar do mundo? Veja neste DVD imagens e fatos impressionantes sobre as viagens espaciais da NASA, mantidas até hoje sob absoluto sigilo.

Desde a década de 50, quando os primeiros vôos espaciais não tripulados foram lançados, naves extraterrestres começaram a monitorar cada passo da humanidade e principalmente nossa ambição de militarizar o espaço. Evidências comprovam que todos os foguetes norte-americanos e soviéticos, além das missões à Lua, foram observados e seguidos por discos voadores – muitas vezes de perto. A NASA e a Agência Espacial Russa têm total conhecimento dos fatos, mas insistem em acobertá-los e jamais admitiram o que sabem. Muitos astronautas já tiveram a oportunidade de observar UFOs no espaço e alguns até contataram extraterrestres. Este documentário mostra os testemunhos impressionantes desses profissionais, assim como filmagens inéditas de discos voadores no espaço e na superfície lunar.
Conheça alguns lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:

crédito: Videoteca UFO
Documentários exclusivos e legendados
Documentários exclusivos e legendados

UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses - Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.

Já está no ar a Edição 185 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2012

Se ainda havia quem duvidasse, eles voltaram!