A primeira Pesquisa Nacional OVNI/ET, realizada pelo Observatorio Ciudadano de Exopolítica y Critopolítica, Exopolitics Chile, apresentou seus resultados após uma pesquisa feita com 666 entrevistados naquele país. A iniciativa foi realizada em 14 cidades, de Arica a Puerto Natales.
Os resultados são contundentes. Cerca de 65 por cento afirmam não ter tido um avistamento, mas quase a mesma porcentagem dizem conhecerem alguém que testemunhou o fenômeno. Significativo é 73% defenderem que a origem deste é extraterrestre. E 52% descartam a possibilidade de que os relatos sejam erros de interpretação. Mesmo com a recente abertura ufológica no Chile, e o destaque sendo dado a cooperação entre militares e pesquisadores civis no estudo dos UFOs, 65% acreditam que o governo oculta informações a respeito.
Outros dados que emergiram da pesquisa indicam que 84% dos entrevistados apoiam o fato de os governos do mundo saberem a respeito das visitas extraterrestres e deveriam informar a população a respeito, mas 67% acreditam que isso provocaria pânico generalizado. A questão religiosa foi também colocada, com 41% acreditando que passagens da Bíblia descrevem UFOs. contudo os resultados para o grau em que a existência de OVNIs afetaria as diversas denominações foram mais equilibrados, com 36% dizendo que sim, 35% não, e 27% não desejando ou não sabendo opinar.
Sobre as abduções, 56% acreditam que acontecem, mas somente 4% pensa que foram sequestrados por seres extraterrestres. Outras proporções significativas são os que defendem a existência de vida inteligente no universo, 89%, e os 84% que desejam conhecer toda a verdade sobre os UFOs. Sem chegar a esse nível de aprovação, mas também importante é a aprovação de 43% dos entrevistados à proposta de que a pesquisa ufológica e suas implicações sejam tema de estudo nas escolas.
No Brasil uma pesquisa similar, publicada nas edições 157 e 159 da Revista UFO, revelou números semelhantes. Entre os entrevistados 88% acreditam existir vida extraterrestre, mesmo na forma de microorganismos, 68% defendem que existe vida inteligente, e 42% aceitam que a Terra esteja sendo visitada por representantes dessas civilizações. Realizada pelo consultor de UFO Fábio Gomes, um dos números mais importantes foi a porcentagem de 30% que acredita serem as criaturas avistadas em Varginha seres extraterrestres.
Gomes realizou ainda uma análise qualitativa, descobrindo que pessoas de formação apurada no nível técnico desejariam, em caso de contato aberto com uma civilização extraterrestre, entender a tecnologia mais avançada dos visitantes e até mesmo debater o significado da presença deles em nosso planeta. Assim, ambas as pesquisas demonstram que amplos setores da sociedade demonstram elevado interesse na fenomenologia ufológica, desejam saber mais a respeito, e exigem a transparência dos governos quanto ao assunto.
Baixe na íntegra a pesquisa de opinião da Exopolitics Chile
A investigação sob variados pontos de vista será apresentada no I UFOZ
Saiba mais:
Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira – Parte 2
DVD: Destino Terra 2