DESTAQUE

O avistamento do barão de Melgaço em 1846

Por
20 de Janeiro de 2012
Pintura óleo sobre tela de de Pedro Américo de Figueiredo e Melo - Batalha do Avahy (1872-1877)
Créditos: Museu Nacional de Belas Artes

O capitão de fragata Augusto João Manuel Leverger (1802-1880), agraciado pelo Império com o título de barão de Melgaço por ter se destacado na heroica defesa do território brasileiro durante a Guerra do Paraguai, foi um dos militares brasileiros a testemunhar UFOs naquele século. Ele estava no comando de uma de nossas canhoneiras, seguindo de Cuiabá para Assunção, quando observou um estranho objeto voador não identificado no céu em 05 de julho de 1846.

O caso é um dos mais remotos de que se tem notícia em nosso país e está relatado pelo próprio Leverger na edição de 26 de novembro de 1846 do periódico Gazeta Oficial do Império. O relato foi resgatado pela extinta Sociedade Brasileira de Estudos de Discos Voadores (SBEDV) e publicado no Boletim Edição 12 (novembro 1959).

A transcrição de seu histórico depoimento:

"Observei esta noite um fenômeno como nunca antes vira, às 5 horas e 57 minutos, estando o céu perfeitamente limpo, calmo, um globo luminoso, com instantânea rapidez, que descreveu uma curva de 30 graus ao rumo de N.N.O. A direção fazia com o horizonte ângulos de aproximadamente 75 e 105 graus, o agudo aberto pelo lado oeste. Deixou subsistir uma faixa de luz de 5 ou 6 graus de comprimento e 30 a 35 de largura, na qual distinguiam-se três corpos, cujo brilho era muito mais vivo que o da faixa e igualava, se não excedia, em intensidade, o da lua cheia quando em tempo claro. Estavam superpostos e separados uns dos outros. Depois de 25 minutos, tudo desapareceu e não houve o mais leve sinal de perturbação na atmosfera. Na cidade de Assunção, conversei com o ministro do Brasil e diversas outras pessoas que testemunharam esta, para nós todos, singular aparição. Uma circunstância que me parece muito digna de notar-se foi a direção em que o dito ministro observara o fenômeno. Não houve engano, pois referia a observação a um muro, cujo azimute era fácil observar, e esta direção era aproximadamente de O.N.O., fazendo, portanto, um ângulo de 45 graus com a de N.N.O. que eu notara. Submeti ao cálculo trigonométrico esta enorme paralaxe combinada com as posições geográficas de Assunção e, do lugar onde eu observei, achei que o fenômeno deveria verificar-se na região atmosférica e tão somente a 59 léguas de distância de Assunção." -- Augusto João Manuel Leverger, Gazeta Official do Império do Brasil, 26 de novembro de 1846, vol. I, n° 74, p. 295.

crédito: Wikipedia
Gravura de Augusto Leverger, feita por Bartolomé Bossi em 1865
Gravura de Augusto Leverger, feita por Bartolomé Bossi em 1865


crédito: Fundação Biblioteca Nacional/ Cópia: Edson Boaventura Junior
Gazeta Official do Império de 26 de novembro de 1846. Em destaque, a página 295
Gazeta Official do Império de 26 de novembro de 1846. Em destaque, a página 295


Leia também:

Caso do Embornal: Discos voadores aterrissam em MG nos anos 70


Relembrando o Caso João Prestes Filho, 65 anos depois


Cientistas russas discorrem sobre prováveis pictogramas e mensagens extraterrestres

"Carruagens de fogo", presenças milenares

Museu de Israel coloca na Internet os Manuscritos do Mar Morto


Ruínas que recordam as Linhas de Nazca foram localizadas na Arábia Saudita

70 livros de metal encontrados em caverna na Jordânia

Escavações geológicas do Mar Morto revelarão segredos do passado


Conheça alguns documentários da Videoteca UFO relacionados ao assunto, basta clicar sobre os títulos para acessar detalhes e descrição

crédito: Biblioteca UFO
Afinal, o que significam os sinais nas plantações? Um aviso ou contato? Saiba agora mesmo adquirindo a promoção especial do Shopping UFO. Seriam os agroglifos algum alerta à humanidade por parte de outras civilizações cósmicas? Ou uma tentativa de contato amistoso? E qual seria sua relação com o extinto povo maia? Saiba a resposta através destes três DVDs exclusivos e premiados internacionalmente
Afinal, o que significam os sinais nas plantações? Um aviso ou contato? Saiba agora mesmo adquirindo a promoção especial do Shopping UFO. Seriam os agroglifos algum alerta à humanidade por parte de outras civilizações cósmicas? Ou uma tentativa de contato amistoso? E qual seria sua relação com o extinto povo maia? Saiba a resposta através destes três DVDs exclusivos e premiados internacionalmente

Mensagens Cósmicas (2008)

Os Círculos Ingleses e o Calendário Maia (2009)

Afinal, O Que Se Passa? (2009)


A Revista UFO tem o prazer de apresentar os DVDs da série Alienígenas no Passado, exibida pelo The History Channel. Mas com uma grande novidade: estes são os episódios inteiros e sem cortes, fornecidos diretamente pelo produtor:

crédito: Rafael Amorim
Série Alienígenas no Passado, inteiros e sem corte, fornecidos diretamente pela produção
Série Alienígenas no Passado, inteiros e sem cortes, fornecidos diretamente pela produção


DVE-033 As Evidências

DVE-034 Os Visitantes

DVE-035 A Missão

DVE-036
Os Contatos

DVE-037
O Retorno


Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:

crédito: Videoteca UFO
Documentários exclusivos e legendados
Documentários exclusivos e legendados

UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses - Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Veja nossos pacotes promocional com grande desconto

Já está no ar a Edição 61 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2011

Uma casuística rica e diversificada, que atrai a atenção de todo o planeta