DESTAQUE

Rover Opportunity investiga local habitável em Marte

Por
13 de Dezembro de 2012
Panorama recentemente fotografado pelo Opportunity, que busca sinais de vida em Marte desde 2004
Créditos: NASA

Nos últimos meses as atenções do mundo no tocante a Marte têm se concentrado no rover Curiosity, que pousou no planeta vizinho em agosto de 2012. Contudo, o veterano Opportunity, que chegou aquele mundo em 2004 junto ao gêmeo Spirit, permanece ativo. O Spirit, infelizmente, perdeu comunicações com a Terra e sua missão foi declarada encerrada em 2011.

O Opportunity está no momento investigando a borda da Cratera Endeavour, em um local batizado Matijevir Hill em honra ao falecido Jake Matijevic, que chefiou as equipes de engenharia dos rovers por anos. O robô já circundou essa região, de acordo com a NASA em um trabalho que um geólogo humano realmente teria realizado.

Essa missão foi iniciada quando a sonda Mars Reconnaissance Orbiter avistou, desde a órbita de Marte, indicações da presença de vários tipos de argila nas bordas da cratera. Steve Squyres, da Cornell university e principal investigador do rover, explica: "Da órbita marciana conseguimos detectar inequívocos sinais no espectro infravermelho de argilas na bora da Cratera Endeavour. Esta é a primeira vez que localizamos condições antigas em Marte de uma química que seria adequada à vida, e ao alcance do Opportunity".

Os cientistas da missão explicam que a presença dessas argilas comprovam que a área agora examinada esteve exposta a água relativamente neutra, e não acentuadamente ácida ou básica. Também será uma oportunidade de examinar estranhas esferas que foram fotografadas envolvidas pela argila. Primeiramente estes elementos foram tomados como as chamadas blueberries, que o Opportunity fotografou em Marte anos atrás e que são ricas em ferro. Mas as primeiras análises evidenciaram que são diferentes, e foram então chamadas de newberries. Apesar de alguns problemas menores decorrentes da idade, a NASA afirma que o Opportunity está bem de saúde, e enquanto puder rodar e realizar análises prosseguirá com sua missão.

Fotos de Marte por Spirit e Opportunity

Visite a página oficial do Opportunity

Saiba mais:

Livro: Contato Final: O Dia do Reencontro

DVD: A Missão

Já está no ar a Edição 140 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2008

A Revista UFO chega ao seu 25º ano demonstrando vocação pela verdade