Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: NASA anuncia descoberta de dois exoplanetas do tamanho da Terra
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > NASA anuncia descoberta de dois exoplanetas do tamanho da Terra
notícias

NASA anuncia descoberta de dois exoplanetas do tamanho da Terra

São aparentemente rochosos e orbitam estrela similar ao Sol

Ultima atualização: 21 de dezembro de 2011 11:46
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

ad5fb3639f5527e7c75cba2c840651d91527527319

Gráfico ilustrado demonstra os dois recém-descobertos orbes da estrela Kepler-20 apresentados em escala com a Terra e Vênus
Créditos: T. Pyle/NASA/JPL-Caltech

Astrônomos da missão Kepler anunciaram nesta terça-feira (20) a descoberta de dois mundos do tamanho da Terra e que estão orbitando uma estrela similar ao Sol. Os planetas Kleper-20e e Kleper-20f são aparentemente rochosos e têm composição parecida com o nosso, como núcleo composto por 32% de ferro e manto de silicato (68%). Cientistas também acreditam que o Kepler-20f pode ter desenvolvido uma atmosfera com vapor d\’água.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

“Os pesquisadores estão buscando orbes do tamanho da Terra como um possível lugar para vida extraterrestre”, disse Francois Fressin do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (CfA) e autor do estudo publicado no periódico científico Nature. “O objetivo do Kepler é encontrar planetas do tamanho da Terra na zona habitável. Provar a existência de exoplanetas do tamanho da Terra é um grande passo para alcançar esse objetivo”, disse. Os dois planetas estão a 950 anos-luz da Terra, distância que uma nave espacial demoraria 36 milhões de anos para percorrer.

Um deles é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus. Embora sejam aparentemente rochosos, são quentes demais – entre 815 ºC e 426ºC – para serem habitáveis por humanos, por exemplo. Orbitam muito perto de sua estrela, a Kepler-20. O maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d\’água, enquanto o menor, Kepler-20e, dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias.

Sistema fora do comum

Assunto relacionado:  Astrônomo da USP está a ponto de localizar exoplanetas

Além dos dois planetas de tamanhos semelhantes ao nosso, os astrônomos descobriram que o sistema contém outros três, maiores. Os cinco mundos têm orbitas parecidas com o de Mercúrio. O sistema também mostrou ter uma estrutura inesperada: enquanto no Sistema Solar os pequenos planetas rochosos orbitam mais próximos do Sol e os planetas gigantes e gasosos mais afastados, os do Kepler-20 são organizados em tamanho alternados: grande, pequena, grande, pequeno, grande.

Até agora, 708 exoplanetas foram detectados em 534 sistemas solares, segundo um cálculo compilado pela Enciclopédia de Planetas Extrassolares [Extrasolar Planets Encyclopedia]. Quase todos são gigantes gasosos ou estão situados perto ou longe demais de sua estrela para permitir que haja água – substância que permite a existência de vida – em estado líquido.

Apenas três foram confirmados como rochosos e orbitam a zona Goldilock [Ou zona habitável], onde a temperatura é agradável. Dois deles, Gliese 581d e HD 85512b, orbitam estrelas mais frias e menores que o Sol. O terceiro é o Kepler-22b, anunciado em 05 de dezembro, de 2,4 vezes o tamanho da Terra e orbitando uma estrela similar ao Sol a cada 290 dias.

As duas novas descobertas foram encontradas por uma equipe chefiada por François Fressin, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, usando o telescópio espacial orbital Kepler, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Lançada em março de 2009, a missão Kepler, avaliada em US$ 600 milhões, monitora mais de 150 mil estrelas a partir de minúsculas variações de luz. Este pode ser o sinal de um planeta que está passando em frente a uma estrela e, quando o faz, provoca oscilações na luz que chega ao telescópio.

Até agora, o Kepler conseguiu identificar 2.326 “candidatos a planetas”, descobertas que podem se revelar exoplanetas se forem confirmados em futuras observações. Os astrônomos da NASA atribuem o nome Kepler e um número à estrela onde o telescópio detectou exoplanetas. Estes são, então, identificados em letras de caixa baixa, na ordem da descoberta. Por exemplo, o Kepler-12b foi o segundo exoplaneta encontrado na órbita da estrela Kepler-12.

crédito: NASA/JPL Caltech/T. Pyle/Robert Hurt

Gráficos explicativos. Para acessá-los em maior resolução, com legendas e textos, clique aqui

Gráficos explicativos. Para acessá-los em maior resolução, com legendas e textos, clique aqui

Assista a apresentação ilustrativa:
Leia também:

Assunto relacionado:  Vapor de água é encontrado na atmosfera de exoplaneta

Confirmado pela NASA exoplaneta que poderia ter água

Mais 18 planetas fora do Sistema Solar
foram descobertos


Divulgada lista de mundos mais propensos a abrigar vida extraterrestre


Astrobiólogos criaram método para avaliar chances de vida em exoplanetas


Alienígenas dominariam tecnologia além da matéria

Um terço dos planetas detectados pelo Kepler tem companhia

Planetas extrassolares estão se tornando banalidade

Milhões de Terras: NASA revela estudo iniciado há anos
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:

crédito: Videoteca UFO

Documentários exclusivos e legendados

Documentários exclusivos e legendados

UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Confira nossos pacotes promocionais de Natal clicando aqui

Assunto relacionado:  Número de exoplanetas confirmados supera a marca de 1.000

TÓPICO(S):Edição 184
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!
Notícias notícias
ccf1c7b4 91cf 44b7 bc18 d73e0c7f34fa
Denunciante da Força Espacial revela corrupção, sistema secreto e ligação com OVNIs
Notícias
5a7d5176 21c8 4c60 a963 a4530c5d631b
Sinal wow: A origem da famosa mensagem extraterrestre pode estar relacionada ao 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image provided nasa european space 109317988 92fda0
Notíciasnotícias

Cientista: UFO Colossal emite luz própria

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up