O observatório espacial Kepler descobriu no sistema planetário Kepler-22, a 600 anos-luz de distância, o primeiro planeta situado na chamada “zona habitável”, o Kepler-22b, em uma região onde se acredita que pode haver água líquida, anunciou a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) nesta segunda-feira (05) em entrevista coletiva.
Ainda não se sabe qual a sua composição: se ele seria rochoso como a Terra ou composto majoritariamente de gás, como Júpiter. “Este é um marco na busca por uma nova Terra”, afirmou Douglas Hudgins, chefe da missão Kepler na NASA. No entanto, os cientistas confirmaram que o Kepler-22b tem 2,5 vezes o tamanho da Terra e uma órbita em torno de sua estrela em uma trajetória semelhante à nossa. Seu ano tem 290 dias e sua temperatura média ficaria em torno dos 22 º C.
Ele é o primeiro a ser confirmado dos 54 planetas potencialmente habitáveis anunciados pela missão em fevereiro. Os cientistas do Centro de Pesquisa Ames da NASA anunciaram, além disso, que Kepler identificou 1.000 novos candidatos a planeta, dez dos quais possuem tamanho similar ao da Terra e estão na zona habitável da estrela de seu sistema solar.
Leia também:
Mais 18 planetas fora do Sistema Solar foram descobertos
Divulgada lista de mundos mais propensos a abrigar vida extraterrestre
Astrobiólogos criaram método para avaliar chances de vida em exoplanetas
Alienígenas dominariam tecnologia além da matéria
Um terço dos planetas detectados pelo Kepler tem companhia
Planetas extrassolares estão se tornando banalidade
Milhões de Terras: NASA revela estudo iniciado há anos
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:
Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade
No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)
É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.
Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Veja o pacote promocional com grande desconto