DESTAQUE

Módulo Philae encontrou moléculas orgânicas no cometa

Por
22 de Novembro de 2014
Concepção artística do módulo Philae da missão Rosetta na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
Créditos: ESA

Uma das mais bem-sucedidas missões espaciais da história teve mais um capítulo nesta semana, quando cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram que o módulo Philae detectou compostos orgânicos na poeira liberada pelo cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. O robô, primeiro artefato terrestre a pousar nesse tipo de objeto em 12 de novembro, estacionou em um local com pouca luz solar, e encontra-se atualmente em hibernação. Contudo, mesmo funcionando na superfície do astro por somente 57 horas, conseguiu transmitir informações muito valiosas.

Um dos instrumentos do Philae, chamado de Cosac, conseguiu analisar moléculas do material do cometa que envolvem sua superfície e detectou moléculas de hidrocarbonetos, que foram a base da vida na Terra. Entretanto, o equipamento que utilizaria uma broca para furar a superfície e obter amostras não obteve resultados, indicando que o núcleo do cometa é duro como gelo. Outro instrumento, o Mupus, que utilizaria uma agulha para penetrar no solo, não conseguiu atingir grande profundidade mesmo com a utilização da potência máxima, reforçando a hipótese de que o 67P/Churyumov-Gerasimenko seja coberto por uma camada de 10 a 20 cm de poeira, abaixo da qual exista gelo muito duro.

A Rosetta, por seu lado, a partir da órbita obteve dados que indicam ser o interior profundo do astro poroso e de baixa densidade. As análises das informações transmitidas pelo Philae prosseguirão pelos próximos meses e os cientistas esperam determinar exatamente quais compostos orgânicos foram detectados. A ESA mantém a esperança de que, conforme o 67P se aproxime do Sol, a quantidade de luz sobre os painéis solares seja suficiente para recarregar as baterias do Philae, e o módulo possa retornar ao trabalho. Além disso, a Rosetta segue em órbita do cometa, onde permanecerá ao menos até dezembro de 2015, em uma missão que ainda trará muitos outros espetaculares achados.

crédito: ESA
A nave Rosetta fotografou os pontos em que o Philae tocou no cometa antes do pouso
A nave Rosetta fotografou os pontos em que o Philae tocou no cometa antes do pouso

Visite o site da missão Rosetta-Philae

Blog da missão

Infográfico da missão Rosetta

Infográfico do módulo Philae

Infográfico do conturbado pouso de Philae

Sonda europeia realiza histórico pouso em cometa

Módulo Philae deve entrar em hibernação

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos