Foz do Iguaçu, cidade escolhida para ser a sede da série de eventos Fórum Mundial de Ufologia, está em contagem regressiva para o maior acontecimento da Ufologia Brasileira. E o meio ufológico nacional também. A série, que teve seu início em 1997, em Brasília, está neste ano em sua quinta edição, obtendo espaço inédito na imprensa brasileira e internacional. A edição do ano passado, realizada de 06 a 09 de dezembro de 2012, contou com nada menos de 34 conferencistas de 12 países, quando aconteceu uma inédita interação com o público em mais de 50 horas de programação. Na ocasião foi emitida a Carta de Foz do Iguaçu, que pede ao Ministério da Defesa a abertura ufológica total e irrestrita. O pedido está em vias de ser atendido, após a reunião ocorrida em 18 de abril.
Agora a expectativa na Ufologia Brasileira e Mundial cresce com a aproximação do V Fórum Mundial de Ufologia, ou II UFOZ 2013, marcado para os próximos 21 a 24 de novembro novamente em Foz do Iguaçu, nas instalações do Hotel Golden Tulip Internacional. Entre as novidades das últimas semanas está a divulgação do trailer do evento, que pode ser conferido abaixo, bem como a confirmação da participação de mais um conferencista, Edison Boaventura Júnior, fundador e presidente do Grupo Ufológico do Guarujá (GUG) e autor de trabalhos publicados em vários países. O título de sua palestra é “A Pesquisa Ufológica Oficial dos Militares Brasileiros” e sua descrição pode ser conferida em nossa seção de eventos, e no site oficial do V Fórum Mundial de Ufologia.
O II UFOZ 2013 se prepara para também fazer história, visto que um dos objetivos do evento é discutir e preparar a realização de uma antiga aspiração da Ufologia Mundial, a discussão sobre a presença extraterrestre no plenário da Organização das Nações Unidas (ONU). O tema já foi ali tratado em 1978, quando ocorreu uma conferência com a presença do então secretário-geral Kurt Waldheim, resultando na proposta de criação de um órgão de estudo ufológico dentro do Comitê para Uso Pacífico do Espaço Exterior. Depois, em 27 de novembro do mesmo ano, ocorreu mais uma conferência por iniciativa da delegação de Granada, onde propostas de estudo ufológico no âmbito da organização foram discutidas por vários especialistas, incluindo J. Allen Hynek e Stanton Friedman. Mas, devido ao boicote promovido pelas grandes potências, o tema foi deixado de lado.
Tratar de UFOs na ONU agora pode se tornar realidade
A época atual, entretanto, é muito mais favorável devido à liberação de arquivos ufológicos em vários países, incluindo Grã-Bretanha, França e Brasil, e o principal nome à frente da proposta será uma das maiores atrações do V Fórum Mundial de Ufologia. Stephen Bassett, diretor do Paradigm Research Group (PRG), já organizou vários eventos para discutir a questão, culminando com as recentes Audiências Públicas sobre Abertura, realizada em Washington entre 29 de abril e 03 de maio de 2013. O evento contou com a participação dos maiores nomes da Ufologia Mundial, que apresentaram depoimentos, pesquisas e documentos oficiais diante de uma comissão de ex-membros do Congresso Norte-Americano. As Audiências foram encerradas com a assinatura de uma declaração final pedindo uma Conferência Mundial na ONU sobre a presença extraterrestre.
Um dos maiores destaques das Audiências de Washington foi a participação da delegação sul-americana, liderada pelo Brasil, com a presença de A. J. Gevaerd e do suplente de deputado e professor Wilson Picler, um dos maiores apoiadores da Ufologia Brasileira. Os fatos revelados pelos sul-americanos, no dia 02 de maio, renderam o convite para Gevaerd e Picler comparecerem a uma reunião com Bassett e o ex-senador Mike Gravel, além de outros dos pesquisadores participantes do evento. Nessa ocasião foram acertados os termos da declaração final das Audiências Públicas sobre Abertura e o comprometimento dos ufólogos de várias nações para que trabalhem junto a seus colegas a fim de reforçar a iniciativa. Gravel também foi um dos maiores destaques do evento, denunciando duramente a política de segredo total mantida pela Casa Branca, segundo ele prejudicial à sociedade norte-americana e mundial.
Debate aberto e de alto nível
A necessidade premente de um debate aberto e de alto nível quanto ao tema está mais do que evidente diante do aumento da casuística global, além da liberação de documentos antes classificados e da cooperação entre ufólogos civis, agentes governamentais e militares em vários países, incluindo em países vizinhos do Brasil, como Chile, Peru e Uruguai. Também é uma demanda urgente da Ufologia Brasileira a criação de um organismo misto de pesquisa ufológica, conforme foi discutido na história reunião que aconteceu no Ministério da Defesa em 18 de abril de 2013. Esse fato, aliás, causou enorme surpresa entre os ufólogos estrangeiros durante os debates das Audiências de Washington, notadamente nos norte-americanos, comparando o feito da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), a uma reunião similar acontecendo em pleno Pentágono, sede do comando de defesa dos Estados Unidos.
Esses assuntos, de extrema seriedade, e muitos outros serão discutidos em Foz do Iguaçu de 21 a 24 de novembro, durante o V Fórum Mundial de Ufologia ou II UFOZ 2013. Será o maior evento ufológico do ano, com a presença da elite ufológica mundial debatendo a necessidade urgente de uma pesquisa e divulgação sérias quanto &agra
ve; realidade ufológica, traçando os meios para que o assunto seja novamente discutido na ONU para benefício de toda a humanidade.
Informamos ainda que a Comissão Organizadora do V Fórum Mundial de Ufologia, ou II UFOZ 2013, acaba de divulgar a programação completa do evento, detalhando os horários de todas as palestras dos conferencistas nacionais e internacionais. Também constam da programação as atividades adicionais, como as Vigílias Ufológicas, o Workshop Especial e o Jantar de Confraternização. Confira neste link e se inscreva o quanto antes, já que a partir de 01 de outubro haverá aumento de preço para as inscrições.
V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), de 21 a 24 de novembro de 2013
Assista ao trailer do II UFOZ 2013 abaixo:
Visite o site oficial do II UFOZ 2013 clicando aqui.
Visite o site oficial da agência Frontur Eventos clicando aqui.
Conheça a comunidade II UFOZ 2013 no Facebook clicando aqui.
Físico nuclear canadense garante ter a resposta para as visitas de UFOs.
Conheça os DVDs do IV Fórum Mundial de Ufologia, de 2012, clicando abaixo:
Saiba mais:
Livro: Projeto Contato
DVD: I UFOZ 2012 – Conferência de Stephen Bassett
O conferencista do IV Fórum Mundial de Ufologia pondera se, levando-se em consideração as previsões maias, não seria esta a data que marcaria uma nova era para a Ufologia Mundial, a partir da revelação em grande escala da realidade ufológica, que tanto esperamos? Stephen Bassett é ativista pela liberdade de informação ufológica e um dos criadores da Exopolítica, movimento que pretende dar tratamento político à questão ufológica, que há seis décadas vem sendo negligenciada ou ignorada pelo poder público mundial.